5 TEDs sobre dinheiro

5 teds sobre dinheiro

“Ideias que valem a pena ser espalhadas”. O slogan do TED já suficiente para definir esta organização sem fins lucrativos que, desde quando surgiu em 1984 na Califórnia, recebe nomes importantes, famosos ou não, para falar dos mais diversos temas em palestras de até 18 minutos.

E já que o objetivo é justamente compartilhar conhecimento e experiências, as palestras que acontecem em TED Talks, como são conhecidos estes eventos, geralmente são disponibilizadas de forma gratuita em vídeos no Youtube.

Finanças Femininas indica 5 TEDs para entender como você se comporta com o dinheiro, e Pitacos e Achados compartilha para vocês. Afinal, dinheiro é um tema central em nossa vida, dependemos dele para tomar decisões e planejar o futuro.

Eles irão te ajudar a repensar sua relação com o dinheiro: 

1. “Saving for tomorrow, tomorrow” (Economizando para o amanhã, amanhã), por Shlomo Benartzi

Você sofre com procrastinação? O TED do economista Shlomo Benartzi, cofundador do Behavioral Finance Forum (fórum de finanças comportamentais), ajuda consumidores a tomarem melhores decisões financeiras, aborda porque é mais fácil pensar em economizar no futuro e não agora no presente, além de outras questões relacionadas às finanças comportamentais. Vale a pena ver como essa tendência de querer gastar em vez de economizar atrapalha a nossa vida. Segundo ele, esse é um dos principais obstáculos para que as pessoas não consigam economizar o suficiente para a aposentadoria.

2. “My year of living without money” (Meu ano vivendo sem dinheiro), por Carolien Hoogland 

Neste TED, Carolien Hoogland – que tem PhD em psicologia ambiental pela Vrije Universiteit Amsterdam e desde criança tinha o sonho de ajudar a salvar o planeta – fala sobre a experiência que viveu ao decidir ficar um ano sem emprego e, portanto, sem renda. Na apresentação, ela compartilha os aprendizados que a situação proporcionou em termos de economia, vida, trabalho e dinâmicas sociais.

3. “Por que é tão difícil falar de dinheiro?”, por Denise Damiani

A consultora e executiva Denise Damiani, especialista do programa de Mentoria do Itaú Mulher Empreendedora, fala sobre dificuldades para conversar sobre dinheiro com a família e problemas que as mulheres têm para investir. Ela também discorre sobre brigas de casais por causa de dinheiro e como os relacionamentos amorosos em que um depende do outro financeiramente podem ser prejudicados. Ela ainda dá dicas sobre como o tema dinheiro pode ser tratado no casamento e com a família.

4. “Does money make you mean?” (O dinheiro nos torna ruins?), por Paul Piff

Nesta palestra, o psicólogo social Paul Piff, que é professor assistente no Departamento de Psicologia e Comportamento Social da University of California, fala de suas pesquisas sobre como as pessoas se comportam quando se sentem ricas. Ele mostra o que uma partida manipulada do jogo Banco Imobiliário pode revelar sobre o comportamento das pessoas quando estão, por exemplo, com uma grande vantagem sobre outro jogador.

5. “Unconventional Ways to Save Money”, por Kerry Taylor

A blogueira Kerry Taylor, que escreve sobre finanças pessoais em seu blog Squawkfox.com e que já escreveu como freelancer para o jornal The Globe and Mail, conta como seu estilo de vida e sua relação com o dinheiro se transformaram depois que se mudou da cidade grande para uma fazenda. Ela conta como foi a experiência de ter uma renda menor e ficar sem frequentar lojas caras, por exemplo. Na palestra, ela fala sobre como aprendeu que sair dos padrões pode ajudar a economizar e dá dicas para que os ouvintes também poupem dinheiro.

Comente! Nos conte qual seu TED favorito!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Dicas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para 5 TEDs sobre dinheiro

  1. Zezinha disse:

    Muito útil, vou assistir todos. Bjuss

  2. amaletamagica disse:

    eu gosto mto desses TED talks.. dá para aprender bastante.. nenhum desses eu vi ainda, vou querer assistir um ou outro aí! hehe
    xoxo
    Cris

  3. Bia Perez disse:

    Vou assistir! Obrigada pelas dicas.

  4. brunosmoraes disse:

    Não necessariamente sobre dinheiro, mas sobre sucesso e bem-estar pessoal, vale esse TED sensacional do Larry Smith: https://www.youtube.com/watch?v=iKHTawgyKWQ

    Sucesso, Pitaquinha!

  5. Eva Camargo disse:

    Ual, vou assistir todas depois! Obrigada pelas dicas!

  6. Biaah Teodoro disse:

    Nossa amei, como dizem “sou pão duro”, por sempre ficar pensando no dia de amanhã e economizar sempre.

  7. palhao disse:

    Fantástico!
    Preciso ver todos 🙂

    Obrigado pelas dicas.
    Abração,
    Lucas Palhão

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.