Cuidado! 11 produtos que não devem ser compartilhados

Woman things

Você nunca compartilharia sua escova de dente ou esponja de banho, mas o que dizer de um batom ou uma toalha? É…esse simples gesto de generosidade pode parecer inocente, mas só parece mesmo. De acordo com um estudo feito na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, existem mais de 300 mil bactérias na mão humana, que pertencem a quase 5 mil espécies diferentes. Diante disso, faz-se necessário investir na proteção da pele e da saúde. Por isso, segue algumas dicas infalíveis para garantir sua segurança.

1. Loções ou cremes em pote
Se você precisa mergulhar os dedos no produto, não compartilhe. Prefira cremes armazenados em embalagem de bisnaga para não haver contato da mão com o produto.

2. Máscaras de cílios
Seus olhos estão mais propensos a infecções do que outras partes do corpo por não terem o mesmo nível de proteção que a pele, por exemplo. Ao compartilhar a máscara de cílios com alguém que sofre de algum problema, os riscos aumentam consideravelmente. Portanto, mergulhe o pincel do produto no álcool após emprestá-lo para a amiga.

3. Pó compacto
Este tipo de make mantém as bactérias no produto. Por isso, alguns maquiadores pulverizam a superfície com um spray de maquiagem antibactericida. É seguro usar base líquida com aplicador ou em bisnaga.

4. Gloss e batom
Muitas pessoas possuem herpes oral mesmo sem apresentar sintomas nos lábios. Como o bastonete deste tipo de batom não é limpo com frequência, o risco de ser contaminado é, também, grande. Os lápis labiais são uma opção mais segura. Assim como delineador, você pode limpa-lo ou apontá-lo.

5. Sombra cremosa
Usar os dedos para aplicar a sombra cremosa permite que as bactérias se desenvolvam. Escolha a versão em pó.

6. Pincéis
Os pinceis que você usa para passar o blush, a base, a sombra e até mesmo o batom devem ser de uso único. Nada de compartilhar seu pincel com as amigas. Lembre-se de limpá-los de tempos em tempo.

 7. Lâminas para depilação
Lâminas podem tirar sangue ou fluidos que deixam as bactérias sobre as lâminas mesmo após a lavagem, diz a dermatologista Deborah Sarnoff. Por meio de cortes ou abrasões você está vulnerável a uma infecção por estafilococos, hepatite e até mesmo – embora altamente improvável – HIV. 

8. Escova de limpeza facial
Depois da limpeza, as cerdas estão repletas de células mortas e sebo, que podem favorecer a multiplicação de bactérias. Imagina-se esfregando germes de outras pessoas em seus poros? É um convite para problemas — e até mesmo infecções. Vá em frente e compartilhe uma unidade, mas troque a cabeça da escova (e lave depois de cada uso), além de trocá-la depois de três meses de uso.

9. Desodorantes
Só é “permitido” compartilhar o de aerossol. As demais formas são pessoais. As axilas são uma zona do corpo onde se acumulam muitas bactérias devido ao suor, seja porque há penugem ou porque costumam estar “cobertas” com roupa e pela dobradura do braço. Os desodorantes que vem em gel ou em barra entram em contato direto com a pele e acumulam milhões de germes. Antes de usá-los seria bom limpar a área. E por nada deste mundo o empreste! Nem para uma emergência sequer!

10. Cortador de unhas
Quando cortamos as unhas, introduzimos o elemento cortante bem fundo. Ali se escondem não só bactérias, mas sim também a sujeira que logo é arrastada aos demais dedos (próprios ou alheios). Evite compartilhar cortador de unhas ou alicates para não se contagiar com fungos ou infecções. Como se fosse pouco, às vezes as unhas estão muito encaixadas nos dedos e ao cortá-las sangram.

11. Lixa de unha
Outro dos elementos que não é recomendável compartilhar. Debaixo das unhas das mãos se acumula uma grande quantidade de bactérias que produzem todo tipo de doenças. Assegure-se de se lavar e se secar bem antes de usar a lixa de unhas e, obviamente, não empreste a ninguém.

Pitacos: Pode parecer frescura, mas compartilhar roupas e objetos pessoais como, toalha, roupa íntima, alicate de cutícula, maquiagem etc. com outras pessoas oferece alguns riscos para a saúde. Caso não haja saída e você precise se submeter ao make, pincéis e esponjas de outras pessoas, remova assim que possível a pintura do rosto com demaquilante. Outra dica é passar álcool gel nos pinceis antes de aplicá-los. Lábios secos e ressecados são mais suscetíveis a infecções, por isso, mantenha-os hidratados. Quanto aos olhos, o mau hábito de coçá-los diminui sua resistência natural. Assim, ao invés de usar as mãos, opte por um lenço e com a máxima delicadeza.

Quem costuma frequentar salões de beleza para fazer maquiagem com maquiadores profissionais também deve verificar a higiene do local, confirmando se os pincéis e esponjas são limpos periodicamente e se as pinças são esterilizadas. Alguns produtos, como batom, lápis de olho e máscara para cílios, podem ser passados direto da embalagem original, mas só se você for a única usuária. Caso contrário, use pincéis tradicionais ou aplicadores descartáveis.

Acompanhe o blog pelas redes sociais!!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Cuidado! 11 produtos que não devem ser compartilhados

  1. Eu nunca empresto nada de maquiagens ou acessórios… Não adianta pedir. Se me socorro de um profissional, eu mesma levo o que precisa.

    Gostei do seu post. Parece muito óbvio, mas as pessoas precisam se conscientizar e ter o hábito de se preocupar, sim, com situações que possam parecer bobas ou exageradas.

    É só pensar na quantidade de mulheres que contraíram Hepatite C em manicures.

    Bjão!

  2. Republicou isso em e comentado:
    Olá galera! Achei muito interessante este post. Ainda mais porque muita gente acha que pode sair emprestando tudo por aí, pra todo mundo e que não tem problema nenhum. Então, fiquem de olho!!!!

  3. sialvesss disse:

    Trabalho com Mary Kay e sempre uso materiais descartáveis nas sessões, mas não sabia de tudo isso, fazia por orientação da empresa e pela higiene, Que bom que estou no caminho certo!!!

  4. Juju Bela disse:

    Estou chocada! Quem diria, não sabia de tudo isso. Obrigada Pitaquinha pelas dicas. Bjusss

  5. Ruiva disse:

    E eu sou tachada de chata quando não quero emprestar!! Vou compartilhar esse post com as amigas!! Dica super válida e importante!!

  6. A Aleatória disse:

    Eu tenho pavvvooorrr de makes de demonstração nas lojas… as vendedoras costumam falar: “pode testar, tem um aberto aqui!” Eu corrroooooo kkk

  7. Nossa e a maioria dessas coisas a gente acaba compartilhando. Especialmente se é uma casa com muitas mulheres (meu caso)

  8. sablinasilva disse:

    Não sabia de algumas coisas como, mascara de cílios. Incrível como estamos sempre expostos a tantos meios de transmissão de doenças.

  9. Pro seu dia ficar melhor disse:

    Pitaquinha isso significa que se for emprestar deve-se primeiro lavar? Porque coitado dos brechós que vendem todo tipo de coisa usada. Ahahaha abraço!

  10. Mônica Torres disse:

    Penso que pente, também é contra-indicado..
    Ótimas dicas. Bjs!

  11. Isabella Cas disse:

    Nossa, algumas coisas não sabia que não devia compartilhar! Aprendi rsrsrs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.