As cores afetam seu humor?

As-cores-podem-afetar-seu-humor-720x320

Há uma série de boatos que afirmam que as cores são capazes de alterar nosso humor. Será verdade?

Vários estudos científicos mostram que pessoas nos países ocidentais usam as cores como um meio de transmitir suas emoções. A primeira investigação a examinar formalmente esta ligação foi publicada em 1930, e um estudo recentemente publicado na revista Metodologia de Pesquisa Médica BMC descobriu que os achados ainda são verdadeiros: o vermelho representa a raiva e o azul é associado com calma. O amarelo provoca uma sensação geral de bem-estar, e o cinza é equiparado a depressão e ansiedade.

Outros estudos encontraram inúmeras correlações entre diferentes cores e o humor. Uma variedade de teorias tenta conectar cores com diversas vantagens evolutivas nos primeiros humanos e primatas. Uma reação ao vermelho pode basear-se em evitar que alguém com um rosto vermelho corado, um sinal de raiva. Outros estudos têm mostrado que o verde pode ser calmante e aumentar a criatividade. Alguns cientistas teorizam que os efeitos positivos do verde podem estar relacionados com paisagens verdes e terra fértil que é rica em alimentos.

Interessante, não?  Confira como nossa disposição afeta nossas escolhas de cores e das vestimentas:

cores-roupas

Humor

Você já deve ter ouvido aquele ditado “as roupas fazem a pessoa”. Pois bem, ele é praticamente imbatível. Para os mais atentos, as vestimentas podem dizer bastante sobre o estado emocional de um amigo, colega de trabalho ou sobre as intenções de alguém do sexo oposto durante um encontro.

Como? 

As roupas e, principalmente, as cores escolhidas revelam muitas coisas sobre o humor do indivíduo naquele dia e sobre a personalidade do ser humano.

Cores

Peças coloridas transmitem atitude e energia positiva, além de levantar o astral de quem as usa. As cores vibrantes como laranja vermelho, por exemplo, estimulam a alegria, chamam a atenção e são excelentes para transmitir autoconfiança e bom humor.

O branco, o azule o verde, por sua vez, são cores com efeito calmante, ideais para devolver a paz e retomar o equilíbrio após um dia de estresse.

Já cores como o cinza, o preto e até o bege passam a mensagem de introspecção, de uma pessoa fechada e, em certo ponto, melancólica. Passa o recado de “não chegue perto!” Evite usá-las quando estiver se sentindo triste ou de mau humor. Essas cores só irão piorar seu estado. 

Roupa favorita

Por outro lado, independente da cor, nada melhor e mais gostoso do que usar aquela infalível camiseta favorita ou a “roupa da sorte”. Todos nós temos uma! Por mais velha e surrada que seja, sempre guardamos essa “roupa especial” para um grande dia ou um momento ímpar. E até evitamos de usá-la muito para não estragar a peça. 

O uso da “roupa favorita” também foi alvo da pesquisa da Universidade de Hertfordshire. Ela apontou que 62% das mulheres optam por suas peças de estimação quando estão felizes, enquanto somente 6% dela o fazem quando estão tristes.  

Tipo de roupa

O estado emocional também influencia na escolha do tipo de roupa a vestir. De mau humor, jamais iremos optar por algo quente ou apertado. O estudo realizado pela equipe da Dra. Karen Pine, da Universidade de Hertfordshire, demonstra isso. Apenas 22% das mulheres entrevistadas escolheriam um top mais justinho para um dia não lá muito alegre. Contra 57%, que optariam por algo mais folgado.

Está mais do que provado e é nítido na maioria das pessoas que o humor está diretamente relacionado com a peça de roupa escolhida para sair de casa em um determinado dia ou para uma dada ocasião. E a escolha da peça certa pode fazer toda a diferença tanto para quem a veste como para as pessoas ao redor.

As peças de roupas têm, sim, o poder de mudar o humor da pessoas! Confie e aposte nessa relação!

Existem cores que têm um impacto emocional muito forte em você? Não deixe de comentar!

Pitaco: Cor define nosso mundo e dá definição a todos os objetos ao nosso redor.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

46 respostas para As cores afetam seu humor?

  1. crjestudante disse:

    Olá gostei do seu post.
    Espero chegar neste nível um dia.
    Ansioso para ler mais.
    Estou começando meu blog, gostaria que vc me acompanhasse tb.
    Espero seus comentários lá.
    Vamosestudar.wordpress.com
    Abraços

  2. Chassidy disse:

    I’m really enjoying the design and layout of your website.

    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to
    come here and visit more often. Did you hire
    out a designer to create your theme? Outstanding work!

  3. vileite disse:

    Afetam um pouco .

  4. drikaum disse:

    Que matéria maravilhosa!
    Meu tcc é um livro que utiliza cores e formas para afastar a tristeza, então adorei a matéria.

  5. Atraídos pela leitura disse:

    Não gosto de bege, nem amarelo pois sou muito branca e essas cores não realçam devido ao meu tom de pele.

  6. Gustavo Roubert disse:

    Coitado de quem é daltônico…

  7. Carol Pinheiro disse:

    Sim, as cores afetam. Eu aprendi isso nas aulas de teoria da cor em design, e temos que ter cuidado na hora de produzir uma ambiente, para que a cor não afete a pessoa. Sua postagem ficou muito interessante, amei!

  8. É verdade que o vermelho me acelera. Sou prova disso!

  9. Paco disse:

    Para mim afetam sim, tem cores que não posso vestir. Muito bom post.

  10. Zezinha disse:

    Fico super nervosa com a cor amarela e vermelha… ui, nem pensar.

  11. Criss Araújo disse:

    Percebi que quando estou triste a tendência é ir para o preto. É inconsciente, mas é como se a mensagem do “quero estar só” fosse necessária ali… Ótimo post, obrigada! *-* Beijos!

  12. Vou observar mais as cores que ando usando!!!
    Obriga pelo convite!!! Visite meu blog http://www.patricinhaid.com

    Beijos, beijos

  13. Poxa que interessante. Eu gosto muito do estudo de cores, até porque foi uma das cadeiras que eu cursei, então acho super legal quando vejo post falando sobre o assunto. Bom texto 😉

  14. Dexaketo disse:

    Republicou isso em DEXAKETO.

  15. Adoro as cores verde e azul! Me sinto bem com elas! Beijos!

  16. Oie!
    Particularmente eu odeio verde, é uma cor que não combina comigo e sempre que possivel eu faço de tudo pra fugir dela. Também não gosto de rosa (pink quero dizer).
    Minhas cores favoritas são o Roxo, Preto, vermelho e azul.

  17. Gustavo Roubert disse:

    A cor fria das lâmpadas “azuis” é deprimente se comparada à alegria “amarela” das lâmpadas incandescentes, que estão saindo das linhas de montagem.

  18. Fadabela disse:

    AI, preciso rever meu armário, só tem peças pretas, brancas, beges, cinzas… Tem alguma coisa errada ou eu estou enganada?!

  19. Alex Minho disse:

    Como um bom designer,
    Sei o quanto as cores podem afetar o humor de uma pessoa ou “falar” sobre a personalidade de alguem (através das roupas) 🙂

    Excelente matéria.

  20. Saltibum disse:

    Gostei de saber. Meu guarda roupa é hiper colorido….

  21. Sempre Alerta disse:

    Afetam o meu sim, não gosto da cor verde e laranja.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.