5 dicas para ser mais inteligente

ser inteligente

Não basta apenas estudo, dedicação e horas de leitura para que seu cérebro associe todo o conhecimento adquirido. Momentos de lazer e a prática de atividades mais lúdicas também favorecem outras regiões do cérebro, tornando-o mais capaz de ter boas ideias, ser criativo e também prático. Veja algumas dicas:

1. Toque um instrumento

Aprender a linguagem musical ajuda na criatividade e desenvolve habilidades analíticas, de linguagem e matemática, por exemplo. A atividade ajuda a reforçar a parte que liga os hemisférios do cérebro, criando novas conexões e ajuda a melhorar a memória e na solução de problemas, independentemente de quantos anos você tem. Seja qual for o instrumento escolhido, a diversão também é garantida.

2. Leitura e estudos

Os benefícios da leitura são os mesmos se você lê Game of Thrones, Harry Potter ou a última edição do Wall Street Journal. Ler reduz o estresse, faz você se sentir melhor e aumenta os três tipos de inteligência, ajudando na solução de problemas. Vale também aprender uma nova língua, algo que  ajuda o cérebro a executar melhor qualquer tarefa, desde um planejamento a solução de problemas.

3. Exercícios

Além de aumentar o nível de hormônios do bem-estar, fazer bem para o corpo e a mente, fazer exercícios regularmente aumentar os níveis da BDNF (Brain-derived neurotrophic factor, em inglês, algo como Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro), uma proteína que ajuda na aprendizagem, memória, foco e concentração. Exercícios dão literalmente um chacoalhada no cérebro, o que pode ser muito produtivo.

4. Passatempos

Exercite seu cérebro de maneira lúdica e divertida: cubo-mágico, sudoku, quebra-cabeça, enigmas, jogos de cartas e outras atividades semelhantes ajudam a aumentar a neuroplasticidade, que é a capacidade do sistema nervoso mudar, reorganizar. É um processo que ajuda a pessoa a continuamente aprender. Aproveite e jogue com seus filhos, a atividade vai ser ainda mais divertida.

5. Meditação

Além de ser uma atividade que garante qualidade de vida por meio da diminuição dos níveis de estresse, ansiedade, nervosismo e outras síndromes modernas, a meditação promove um bem-estar generalizado no corpo, aumentando a flexibilidade e melhorando a postura corporal. O processo meditativo estimula o apaziguamento, a reflexão profunda e o desenvolvimento do auto-conhecimento e da inteligência emocional, fundamental nos dias de hoje.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para 5 dicas para ser mais inteligente

  1. Pingback: Amimais e nossa personalidade! – Um canceriano sem lar.

  2. Memórias ao Vento disse:

    Republicou isso em Memórias ao Vento.

  3. Estante LZ disse:

    Maravilha! Só não faço o último 😦 hahaha

  4. Marilene Marques disse:

    E quem não quer amigos?

  5. Gustavo Roubert disse:

    Dica no. 6: ler sempre o Pitacos e Achados!

  6. Rolf Cruz disse:

    Dicas preciosas. Amo meditar todas os dias. 🙂

  7. Juju Bela disse:

    Preciso exercitar mais a minha mente, adorei o post. Bjuusss

  8. kellicarine disse:

    Preciso melhorar no quesito exercícios, mas adoro passatempos, além de exercitar a memória são divertidos.

  9. Muito bom o texto. Pratico quase todos os cinco passos!
    E, realmente, há efeitos notórios.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.