Dicas para lábios ressecados

enhanced-17764-1453335948-5

Os lábios são muito sensíveis e uma série de fatores pode influenciar na aparência e na saúde desta parte da boca. Cuidar dos lábios é fundamental, já que nesta época do ano eles ficam especialmente mais vulneráveis. No entanto, para os manter sempre com uma aparência saudável, é imprescindível cuidar deles o ano todo, por isso, ter atenção a alguns hábitos diários é fundamental.

A pele dos lábios, assim como da boca em geral, é muito fininha, por isso fica bastante vulnerável. Além disto, usamos os lábios, e a boca como um todo, muito durante o dia, seja para falar, comer ou beber, por exemplo. A grande utilização dos lábios gera atritos entre eles, deixando a região exposta a bactérias. Outro problema é a exposição ao calor e ao frio, já que esta parte do corpo nunca está protegida por roupas ou outros acessórios, o que tira parte da sua hidratação natural.

Além de ressecados, os lábios podem ficar doloridos, rachados e até mesmo descamados. Com isto, eles acabam servindo de porta de entrada para uma série de condições, portanto, é preciso atenção. Geralmente, lábios ressecados vêm associados a feridas nos cantos da boca, o que pode agravar ainda mais a condição e as dores.

O que pode ser?

Lábios ressecados estão normalmente relacionados a uma não ou incorreta hidratação. Algumas pessoas são mais predispostas do que outras, assim como, dependendo do local em que se vive e dos hábitos diários, os lábios podem ficar mais ou menos desidratados.

Exposição ao calor e ao frio pode tirar a hidratação natural dos lábios, especialmente devido ao fato de esta parte do corpo estar quase sempre desprotegida. Reações alérgicas também podem estar relacionadas ao ressecamento dos lábios. Algumas vezes o uso de determinadas marcas de batom ou de cremes dentais, por exemplo, acabam levando ao desenvolvimento desta situação. Alergia a alimentos e a bebidas é outro fator que pode provocar ressecamento nos lábios.

Hidratação é fundamental

Manter os lábios hidratados é a melhor forma de protege-los do ressecamento e do surgimento de feridas. A solução mais conhecida é o uso de manteiga de cacau, extraída da semente do cacau quando do processo de fabricação de chocolates.

A manteiga de cacau realmente ajuda bastante neste sentido já que possui propriedades hidratantes e é rica em emolientes, que recuperam a oleosidade do tecido dos lábios. Por ser facilmente absorvida pela pele, a manteiga de cacau atinge camadas bem profundas, deixando os lábios hidratados e protegidos.

Outros produtos podem ser usados para a devida hidratação dos lábios como, por exemplo, batons a base de manteiga de gordura vegetal e batons a base de cera de abelha. No entanto, batons comuns podem favorecer ainda mais o ressecamento, por isso, para quem utiliza bastante, é fundamental escolher aqueles com algum produto hidratante, de forma a evitar complicações.

Por fim, vale a pena destacar que, para conseguir hidratação nos lábios, não é indicado o uso de saliva. Isto porque, apesar de ajudar a disfarçar o desconforto e a desidratação, em seguida o hábito leva a uma desidratação ainda maior. Entre outros motivos isto acontece devido ao fato de a saliva ter enzimas digestivas que podem agredir a pele dos lábios, portanto, é bom evitar.

Dicas para lábios ressecados

Cuidado com alergias

As alergias são alguns dos principais fatores que levam ao ressecamento dos lábios. Por isso, ter atenção ao desenvolvimento das mesmas pode ajudar a evitar a situação. Batons e cremes dentais são os produtos que lideram as listas com relação a alergias, portanto, variar as marcas e ficar de olho nos componentes pode ser uma medida efetiva para manter a saúde dos lábios.

Atualmente, existem batons hipoalergênicos nos mercados, assim como cremes dentais especiais para determinadas pessoas. Ter atenção a estes detalhes pode ser fundamental para evitar o ressecamento e o surgimento de desconfortos.

Receitas caseiras

No caso de lábios ressecados que estejam provocando ardência o uso de chá de camomila para fazer compressas pode ser bastante efetivo. Outra dica conhecida para o combate a lábios ressecados é passar uma mistura de água mineral e amido de milho e deixar agir no local por cerca de 10 a 15 minutos todos os dias. Esta mistura é capaz de hidratar, amaciar e acalmar a região, além de remover delicadamente as pelinhas que vão se soltando quando da descamação.

Umedecer os lábios com azeite de oliva regularmente ajuda a mantê-los hidratados e protegidos.  Outra dica e misturar uma colher (chá) de pasta de mel a uma colher (chá) de vaselina e aplique nos lábios. Deixe agir por 15 minutos e após esse período, remova com um chumaço de algodão embebido em água morna. Repita o procedimento por cinco dias seguidos. 

 

Fazer máscara noturna pode também ser uma interessante medida para evitar o ressecamento dos lábios, assim como aplicar pomadas hidratantes uma vez por dia na região, especialmente as que possuem vitamina B5 em suas fórmulas. Por fim, outra dica caseira que pode ajudar neste sentido é realizar breves massagens locais ao longo do dia, assim como espalhar um pouco de óleo de amêndoas na região, de forma a manter os lábios sempre bem hidratados e protegidos.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Dicas para lábios ressecados

  1. Olá! Parabéns pelo texto, as dicas são bem legais! Caso lhe interesse, dê uma olhadinha no lip balm natural que fabrico. À base de manteiga de cacau e óleo de amêndoas, ele mantém a hidratação dos lábios por horas e não contém nenhum produto químico (conservantes, aromatizantes ou outros), além de ser vegano.
    Segue o link do balm na loja virtual:
    https://m.facebook.com/commerce/products/1125169504172044/?rid=1699089660358540&rt=9&ref=page_internal
    Abraços!

  2. Juju Bela disse:

    Era tudo o que eu precisava. Valeu pelas dicas, bjuusss

  3. Zezinha disse:

    Amei as dicas, estava mesmo precisando. Beijos

  4. Itanamara Santarem disse:

    Às vezes eu uso o mel, além de ajudar na hidratação deixa os lábios com a aparência rosada. Obrigada pelas dicas. 🙂 Abraço!

  5. Oi. Boa tarde. Obrigado pelas dicas com os lábios ressecados, eu tenho problema com isso e não sabia muito bem como lidar. Mas mudando um pouco de asunto, voce teria algumas dicas para mãos despelando e ressecadas? Os cremes não estão ajudando muito. Algo caseiro ou algo tipo?

    Parabéns pelo blog. Ate mais.

  6. kellermake disse:

    Aqui onde moro e bem seco! Valeu as dicas😘

  7. Isabella Cas disse:

    Nossa, super preciso dessas dicas!
    Meus lábios ressecam se não cuidar rsrs
    Obrigada Pitaquinha ^^
    bjs

  8. Marilene Marques disse:

    Gostei das dicas e já li que falta de Vitamina C é a maior causadora do ressecamento e consequente rachaduras. Vale a pena conferir a informação.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.