Saindo da zona de conforto

zona de conforto 1

Considerar uma grande mudança e deixar a zona de conforto não é fácil. Ir além do que já é conhecido e confortável exige coragem e determinação. Porém, as recompensas são gratificantes. Você cresce, amplia o leque de experiências, se torna mais segura e melhor preparada para atingir seus objetivos. Situações que antes lhe causavam calafrios se tornam mais simples e te ajudam a reconhecer melhor seu potencial.

Com base na matéria feita pelo Business Insider sobre este tema, listei uma série de dicas que podem ser úteis para que você deixe a zona de conforto, confira.

1. Avalie sua vida

O primeiro passo para sair da zona de conforto é fazer uma avaliação sincera de sua vida. Veja o que não a agrada mais, o que não faz mais sentido e a deixa insatisfeita. Analise como pode mudar a situação e aja. Se você está infeliz no mesmo emprego há anos e não faz nada para mudar, não espere uma nova vaga cair do céu. Arregace as mangas, corra atrás e esteja aberta a aceitar desafios. Uma vaga bem diferente pode aparecer e você terá que decidir se continua na mesma situação ou encara a nova oportunidade.

2. Fale em público

Muitas pessoas morrem de pavor só de pensar em falar em público. Porém, vez ou outra isso é necessário e não há como fugir – você pode ter que fazer uma apresentação no trabalho, por exemplo. Enfrente o medo e aproveite todas as oportunidades que tiver para falar em público. Para se aprimorar, você pode fazer um curso de teatro ou oratória. Quem fala bem em público se destaca e pode ter mais oportunidades na carreira.

3. Medite

Diminuir o ritmo, ficar em silêncio e buscar a calma dentro de si mesma pode ser particularmente difícil para quem vive agitada e ansiosa. A meditação, nesses caso, é uma ótima maneira de sair da zona de conforto, principalmente por favorecer o autoconhecimento. Quando você começa a se conhecer, compreende melhor suas reações diante dos desafios da vida e descobre forças que nem imaginava ter.

4. Faça trabalho voluntário

Com o trabalho voluntário, você ajuda os outros e a si mesma. Você tem contato com realidades diferentes da sua, conhece gente nova e faz coisas que não havia feito antes, o que aumenta a versatilidade. Você se sente satisfeita e descobre que é mais capaz do que imaginava quando auxilia os outros.

5. Estabeleça uma meta desafiadora para algo que você já faz

Dê um passo além em atividades que já são familiares para você. Se você participa de corridas de curta distância, por exemplo, desafie-se a fazer uma de longa distância. Defina um prazo realista para ter tempo de se preparar bem. Se inicialmente a ideia de correr vários quilômetros a mais a assustava, você se sentirá realizada ao ver que consegue conquistar muito mais do que pensava.

6. Faça caminhos diferentes

Experimente trajetos diferentes para ir ao trabalho, para a faculdade ou um curso. Você pode se surpreender com uma paisagem diferente e descobrir rotas mais rápidas.

7. Viaje

Não importa quanta grana você tem. Viaje para a cidade vizinha ou pelo mundo inteiro. Viajar é uma das melhores maneiras de sair da sua zona de conforto. Você conhecerá novas pessoas, novos hábitos, outras culturas, novos alimentos. Viajar, certamente, deixará sua criatividade mais aguçada.

8. Experimente novos sabores

Se nas refeições fora de casa você pede sempre o mesmo sabor de suco e raramente experimenta pratos novos, está perdendo um jeito delicioso de sair da zona de conforto. Explore melhor o cardápio. Que tal pedir aquele prato mexicano de nome esquisito, mas que parece saboroso? Experimente! Você pode encontrar novos sabores favoritos e explorar diferentes tipos de culinária.

9. Desenvolva suas habilidades de sedução

Ser sedutor está diretamente relacionado com uma autoconfiança inabalável. Aprenda mais sobre o sexo oposto, saiba como se comportar na hora da conquista. Desenvolver as suas habilidades de sedução vai deixa-lo mais seguro de si mesmo e é uma excelente maneira de sair da zona de conforto.

10. Conheça pessoas novas

Converse com alguém da faculdade ou do trabalho com quem nunca falou antes. Puxe assunto com um desconhecido no ônibus ou no supermercado. Você verá que pode aprender um pouco com cada pessoa com quem conversa. Aos poucos, a timidez vai ficando de lado e se aproximar de pessoas que te interessam se torna mais fácil.

Pitaco: O que é zona de conforto? A zona de conforto pode ser entendida como uma série de comportamentos que adotamos por costume. Encontra-se na zona de conforto quem está perfeitamente acomodado à sua rotina, quem não se arrisca e aceita as coisas como elas estão. Tudo depende de você. Para chegar aonde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Dicas e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

36 respostas para Saindo da zona de conforto

  1. Pingback: Como exercitar o cérebro no dia a dia – Um canceriano sem lar.

  2. Pingback: 5 frases de Albert Einstein sobre o crescimento pessoal | Blog Pitacos e Achados

  3. Pingback: Hoje é o dia de voltar a ser feliz |

  4. Pingback: Perspectivas (e dicas) interessantes para você superar determinados MEDOS! | O Bem Viver

  5. Pingback: 3 medos que você precisa superar |

  6. Estante LZ disse:

    Vou imprimir isso para colocar no meu guarda roupa hahaha falta fazer algumas coisinhas ainda dessa lista. Abraços.

  7. vileite disse:

    Parabéns pelo ótimo artigo ! Continue postando artigos de grande utilidade pública .

  8. Paco disse:

    Importantíssimo para levarmos o nosso dia a dia. Abs e parabéns

  9. AVA DECORAÇÃO disse:

    Muito bom!!! Beijos muitos!! Adriana

  10. empreendedorlover disse:

    ótimas dicas, e tudo verdade, pois estou nesta fase, saindo da zona de conforto!

  11. Odilar Júnior disse:

    Ótimo post, parabéns! Se não tentarmos mudar o nosso caminho e nossas atitudes, chegaremos aos mesmos resultados que sempre obtivemos. Renovar é preciso! Se nos acomodarmos na zona de conforto, a nossa alma e nossa mente ficarão obesas e atrofiadas e isso não faz bem, muito pelo contário!
    Abraços!

  12. Miss Kitty disse:

    falou tudo. resiliencia é importante nesses momentos.

  13. Mônica Torres disse:

    Parabéns, amiga, muito boa postagem.
    Zona de Conforto é uma sedução difícil de se enfrentar, sobretudo porque além dela, fica a zona desconhecida.. rsrsrsssss. Abração!

  14. Jorge Philipe disse:

    Amei as dicas! ❤

  15. chriscfonseca disse:

    Nossa, muito legal!
    Escrevi um texto parecido com esse.
    Ficar acomodado parece bom, mas saindo da zona de conforto descobrimos o mundo!! Parabéns pelo post! Beijos!

  16. Pingback: Saindo da zona de conforto | Andréa Bertoncel LifeCoaching

  17. Ketlin Nunes disse:

    Adorei o post!!

    Beijo 🙂

  18. Pingback: A tal zona de conforto | Be Happy is The New Black?

  19. Oliveirawa disse:

    Esta de fato são excelentes dicas minha querida amiga, EXATAMENTE par se encontrar a zona de conforto…rsrsrsrsrrs abraço! #sucesso é a meta de todos..DESFRUTÁ-LO com sabedoria é o DESAFIO……abraço fraterno.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.