5 curiosidades sobre perfumes

perfume

O perfume é um acessório indispensável para qualquer pessoa e ocasião. Cada pessoa prefere uma família olfativa, cada pele combina com uma fragrância, além dos períodos do dia, que determinam algumas característica dessa importante poção.

Aplicar perfume nos pulsos é quase um ato instintivo. Mas há uma explicação: a circulação sanguínea da região ajuda a exalar o aroma. A forma como o produto é aplicado determina o tempo de duração da fragrância e pode influenciar, inclusive, a saúde da pele. A seguir, Cesar Antonio Veiga, especialista em avaliação de fragrâncias da Eudora, esclarece cinco dúvidas sobre uso líquido tão marcante.

1. Perfumes podem manchar a pele?

Algumas pessoas podem ter reação de fotossensibilidade ao se exporem ao sol. Por esse motivo, não é recomendável o uso de  perfume para ir à praia, piscina ou tomar sol. Na hora de escolher, dê preferência aos produtos testados dermatologicamente.

2. Existe uma maneira ou local corretos para aplicação de perfumes?

Perfumes podem e devem ser usados no corpo todo, porém há uma dica geral que funciona bem: use-o em partes do corpo pouco expostas ao sol, como punhos, atrás da orelha, entre os seios e na nuca. São regiões de grande circulação sanguínea cuja temperatura elevada ajuda a exalar o perfume.

3. É comum esfregar os pulsos para “transferir” o perfume de um para o outro. Essa prática é correta?

Quando esfregamos os pulsos, provocamos um aumento da temperatura no local. Dessa forma, as moléculas mais voláteis do perfume se desprendem rapidamente e a fragrância permanece menos tempo na sua pele. O ato de fricção também pode deixar sua pele mais sensível e sujeita a irritações.

4. Qual a distância ideal para aplicar o perfume na pele?

Para que o jato se pulverize na sua pele de forma mais adequada, o ideal é manter de 15 a 20 centímetros de distância. Aplicar muito próximo à pele pode fazer o produto escorrer.

5. Por que não é recomendando usar perfume diretamente na roupa?

Perfume é para ser utilizado no corpo. Aplicar perfume diretamente na roupa pode causar manchas devido às diferentes composições dos tecidos. Vale lembrar que o perfume é um óleo diluído em álcool.

Pitaco: Cada pessoa tem a sua própria química baseada nos genes, tipo de pele, cor de cabelo e até mesmo no estilo de vida que leva e no ambiente em que vive. Experimente o perfume em sua própria pele para ver como ele reage com a química do seu corpo.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

31 respostas para 5 curiosidades sobre perfumes

  1. Lara Carvalho disse:

    Se tem uma coisinha que eu amo de verdade é perfumes….. Tenho vários perfumes de múltiplas marcas, um para cada ocasião diferentes^^

  2. lougarcez disse:

    Amei o post! Nunca uso perfume nos pulsos! Independente de esfregar ou não, a gente encosta a região na mesa qdo vai escrever etc. Por isso o perfume some muito mais rápido. É importante dizer que uma pele bem hidratada ajuda e muito na fixação dos perfumes. A maioria dos q tenham duram pelo menos 12 horas. Bjs, linda!

  3. fernandavasconcellossite disse:

    Uma coisa sobre perfumes que sempre me intriga é como o aroma muda completamente conforme a pele de quem usar. Demorei muito tempo pra achar que eu realmente amaaasse!!
    Muito legal o post! 🙂

  4. Juju Bela disse:

    Não fico sem perfume, passo em exagero mesmo. Mas mesmo assim amei as dicas e vou tentar segui-lás. Beijosss

  5. E eu aqui esfregando os punhos a vida toda. Adorei o post, parabéns, vou seguir todas as dicas ❤

  6. patytorrao disse:

    Eita eu sempre apliquei nos pulsos e esfreguei!
    E tb aplicava no pescoço mas caia na roupa tb, vou testar passar na nuca pra ver como fica.
    Bjos Pitaquinha, de vez em quando eu sumo mas apareço assim que puder!!

  7. Lucas Lima disse:

    Assim, é claro que vou seguir essas dicas maravilhosas. Muita coisa que eu não sabia, agora vou usar perfume do modo correto. Valeu Pitacos, abraços!

  8. selmacantelli disse:

    Com os compostos químicos que são feitos hoje, é melhor colocar o perfume na roupa, só para garantir que não terá reações alérgicas. Dá uma olhada no que o vídeo fala. É polêmico! O Pior eu tenho todos os perfumes que ele cita, para não pagar pra ver, uso só na roupa.https://www.youtube.com/watch?v=bNiqotsTPLw

    • Independente do produto e da qualidade o teste de alergia é sempre importante e necessário. Sempre digo que o barato sai muito caro. Obrigada pela dica, vou assistir. Bjs 😉

  9. Clara Mendes disse:

    Amo perfumes florais ♥

  10. Olha que coisa mais interessante.
    Algumas coisas eu sabia. Nunca esfrego os pulsos, só encosto um no outro pra pegar o aroma! Perfume é importante demais, é a extensão do que somos, mas a minha sensação é que o meu perfume nunca dura o dia todo. Mas acho que com todo mundo é um pouco assim, né?

    Adorei o post. 🙂

  11. fulvialuna1 disse:

    Adoro il profumo, lo vario spesso, ora stò usando l’essenza di vaniglia che mi rilassa.
    Io lo meto sui polsi, sull’incavo delle braccia, sulla parte che va dal collo alle clavicole, sulle caviglie, mai lo suso in spiaggia o in piscina, nenache sugli abiti.
    L’inverno sulle sciarpe.

  12. Pingback: 5 curiosidades sobre perfumes | – Agro Mecanica Tatui

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.