Conheça os benefícios da pipoca para a saúde

Benefícios dda pipoca - pitacos e achados blog

Você pode não ter ouvido falar, mas a pipoca é um de grande aliado para a saúde. Não só porque é deliciosa, mas ela já foi recentemente apontada por ser realmente boa. Novos estudos sugerem que há tantos benefícios na pipoca que uma porção contém mais antioxidantes do que frutas e legumes, em geral.

Um novo estudo feito na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, verificou que esse alimento contém vários nutrientes, tais como fibras e antioxidantes, contribuindo para a prevenção de doenças no intestino e até mesmo retardando o envelhecimento celular. Muitas pessoas pensam que a pipoca só traz malefícios para a saúde e é rica em calorias, sal e gorduras, mas se for ingerida com moderação e certos cuidados no preparo, ela pode ter efeito contrário e trazer múltiplos benefícios à saúde. Mesmo quando o grão de milho estoura no calor da panela, os seus nutrientes continuam preservados e agem no nosso organismo, no entanto vale lembrar que para a pipoca ter efeito digestivo é importante ser consumida acompanhada de algum líquido, preferindo a água e sucos, evitando refrigerantes que só fazem mal para o nosso organismo.

A pipoca, se preparada e consumida da forma correta, pode trazer vários benefícios para nossa saúde, pois possui nutrientes importantes para o organismo. O problema está nos acompanhamentos utilizados no preparo. “A margarina e a manteiga não são indicadas, pois saturam mais rápido que o óleo. E quanto mais saturada, pior para nossa saúde, pois provocam aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom, HDL, além de aumentar a quantidade de calorias”, explica a nutricionista Paula Castilho.

O melhor modo de preparo é colocar em um recipiente o milho, um pouco de água e um pouco de sal. Leve ao fogo ou ao micro-ondas para estoura-las de uma forma mais saudável. Se quiser, ao finalizar o preparo, coloque ervas secas ou frescas como orégano, tomilho ou alecrim, pois a utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.

Os benefícios da pipoca para saúde são derivados principalmente de seu conteúdo impressionante de fibras, compostos polifenólicos, antioxidante, vitamina do complexo B, Manganês e teor de Magnésio. Vamos explorar como esses nutrientes importantes fazem da pipoca uma escolha saudável para os seus lanches! Então, confira os benefícios da pipoca para saúde.

beneficios da pipoca5 - pitacos e achados

» Digestão:  A pipoca é um grão inteiro natural, que contém todas as fibras do farelo, para não mencionar os minerais, vitaminas do complexo B e vitamina E que estão armazenados lá. Em termos de digestão, o alto teor de fibra mantém o seu corpo “regular”, o que significa que seus movimentos intestinais se movem suavemente e rapidamente através de seu aparelho digestivo, portanto tendo doenças como a constipação evitadas. A fibra estimula movimento peristáltico dos músculos intestinais suaves e induz a secreção dos sucos digestivos, ambos os quais ajudam a manter o seu sistema digestivo inteiro saudável.

» Redução do colesterol: As fibras são muito importantes para nosso corpo. E os cereais integrais contêm o tipo de fibra que pode retirar o excesso de colesterol das paredes dos vasos sanguíneos e artérias, reduzindo assim os seus níveis e diminuindo as chances de doenças cardiovasculares perigosas como a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Isso também reduz a pressão sobre o sistema cardíaco, uma vez que o coração não precisa trabalhar tão duro para mover o sangue através dos vasos e artérias obstruídas.

» Controle da Diabetes: O terceiro papel vital da fibra é o seu impacto sobre o açúcar no sangue no corpo. Quando o corpo tem uma ampla quantidade de fibras regula a liberação e gestão dos níveis de açúcar no sangue e insulina melhor do que as pessoas com baixos níveis de fibra. Reduzir estas flutuações de açúcar no sangue é um grande bônus para pacientes diabéticos, de modo a pipoca é sempre uma recomendação, se você sofre dessa doença difícil.

» Prevenção do Câncer: Estudos realizado nos últimos anos têm ficados chocados ao encontrar uma surpreendentemente quantidade de antioxidante dentro de pipoca. Ela costumava ser considerada um “comida sem qualidade”, mas agora parece que o grão da pipoca contém grandes quantidades de compostos polifenólicos, um dos mais poderosos tipos de antioxidantes que você pode colocar em seu corpo.

Na verdade, os estudos tem demonstrado que o consumo de pipoca pode fazer mais, devido ao seu potencial antioxidante em seu corpo do que uma dose diária de frutas e legumes! Os antioxidantes são os agentes poderosos da defesa que limpam e eliminar os radicais livres, estes subprodutos do metabolismo celular estão associados com uma variedade de doenças no corpo, em particular o câncer. Os radicais livres são conhecidos por mutação do ADN celular em células cancerosas saudável, que é um grande problema. 

 beneficios da pipoca - pitacos e achados

» Contra o envelhecimento Precoce: Os radicais livres fazem muito mais danos do que o câncer. Eles têm sido intimamente ligados à sintomas relacionados com a idade, como Rugas, manchas senis, degeneração e cegueira macular, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, perda de cabelo e uma grande variedade de outras coisas. A pipoca pode mantê-lo sentir-se saudável e feliz na sua velhice graças aos poderosos antioxidantes que combatem esses efeitos dos radicais livres.

» Para Perda de Peso: Um copo normal de pipoca contém apenas 30 calorias, o que é cerca de 5 vezes menos do que a mesma quantidade de batatas fritas gordurosas. Além disso, o teor de fibra na pipoca faz você se sentir completo e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina. Isso pode evitar excessos e manter as pessoas que estão lutando contra a protuberância, sem fazê-las sentir como se não tivesse comendo o suficiente. A  pipoca também é muito baixa em gorduras saturadas e seus óleos naturais são essencialmente saudáveis e essencial no organismo.

» Para Coração: Os polifenóis presentes, principalmente na casca do Milho de pipoca, são poderosos antioxidantes naturais. Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos radicais livres produzidos nas reações químicas do organismo impedindo que eles danifiquem células vitais. Níveis insuficientes de antioxidantes ou a má atuação destas enzimas causa oxidação nas células, o que pode levar a deformidade ou a morte de células saudáveis de órgãos vitais do corpo humano como o coração, cérebro, pele, pulmões, etc.

» Fonte de vitaminas do complexo B: A Pipoca não vai ser suficiente para cobrir todas as suas necessidades diárias de vitaminas B, mas certamente contribui. Ela contém Vitamina B6, Niacina, Tiamina, riboflavina e Ácido fólico. Estes são os nutrientes que desempenham muitas funções em seu corpo, incluindo manter as células vermelhas do sangue saudáveis e se desenvolvendo normalmente. Vitaminas do complexo B também ajudam a converter os alimentos que você consome em energia para o seu corpo usar.

Pitaco: O consumo de pipoca não substitui a necessidade de ingestão de frutas e vegetais. Para uma dieta saudável e balanceada é necessário consumir estes alimentos, pois eles contêm vitaminas e nutrientes fundamentais para a saúde e que não são encontrados em uma porção de pipoca.

Dica: Ao comprar pipoca para micro-ondas, ou qualquer variedade que já venha embalada, leia a tabela nutricional com cuidado e escolha as marcas com menos calorias, e sal.

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

41 respostas para Conheça os benefícios da pipoca para a saúde

  1. Pingback: 10 dicas de petiscos saudáveis para torcer pelo Brasil | Blog Pitacos e Achados

  2. Pingback: Festas Juninas: 11 dicas fantásticas para organizar com todos os detalhes | Blog Pitacos e Achados

  3. ninhabg83 disse:

    AMO PIPOCA

  4. Pingback: Review Pipoqueira Elétrica Cadence Pop Mais Branca

  5. Livros & Séries disse:

    Gostei muito da sua publicação
    por isso amoooo pipoca ❤
    Confira meu blog https://livroseseries2016.wordpress.com/ estou divulgado criei recentemente e se gostar
    Me ajuda a divulgar
    agradeço 😀

  6. Uhul! Eu AMO pipoca! Obrigada pelo post ❤

  7. Mari Dias disse:

    Adorei as dicas. Agora vou comer sem peso na consciência! rsrs..

  8. AVA DECORAÇÃO disse:

    Muito bom o post!!! Amo pipoca!!!

  9. KAMBAMI disse:

    Por isso os namorados adoram pipocas. Espertos eles! 😉

  10. Renata Soares disse:

    Nossa adorei esse post já vou fazer aquela pipoca hehe..Bjuss
    http://www.petitluxo.com

  11. Clara Mendes disse:

    Eu só sabia da perda de peso haha
    Só não sei lidar, com a casquinha que sempre fica entre os dentes :/

  12. Luana Pagel disse:

    Comer sem medo e nenhuma culpa. Amei saber de tudo isso, dos muitos benefícios. Bjus

  13. By Viectoria. disse:

    Eu sou apaixonada por pipoca!
    Ainda mais agora 😉
    Beijos!

  14. Léo Barreto disse:

    Gostei de saber! E como amante de filmes, melhor ainda. Muito bom!

  15. Super interessante!

  16. Taís Santana disse:

    Adoro pipoca, depois dessa vou comer mais ainda 🙂 haha.. beijo

  17. Oliveirawa disse:

    Pronto…agora só falta assistir um filme especial, com um enorme balde de pipoca nas mãos!..rsrsr

  18. Marina disse:

    Nossa, que legal! Não sabia que a pipoca podia fazer tão bem. Mesmo sem sal, sempre fico com um pouco de peso na consciência na hora de comer, haha. Agora não mais 🙂
    http://www.maridx.wordpress.com

  19. alemdatorre disse:

    Eu não sabia que tinha tanta coisa boa em consumir pipoca. Pra ser sincero eu estava deixando até de comer, mas vou repensar seriamente no assunto depois de ler esse seu ótimo texto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.