Confira dicas para manter uma pele bonita e saudável em cada fase da vida

Com o passar dos anos, a pele passa por mudanças devido à diminuição de alguns dos seus componentes primordiais, como o colágeno e a elastina, falta de hormônios e desgastes físicos. Alguns fatores como radiação ultravioleta, poluição, tabagismo, alimentação, álcool, doenças dermatológicas e estilo de vida, contribuem para o envelhecimento da pele. Com isso, a pele, aos poucos, perde propriedades importantes para se manter jovem e bonita. Resultado: sinais de envelhecimento, flacidez, fadiga cutânea, rugas e perda do contorno original do rosto. Entre os principais danos causados pelo tempo, está a redução de elastina e colágeno, fibras de sustentação que previnem a flacidez e a formação de rugas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia reforça que não existe idade ideal para começar a se tratar e que o importante é manter a pele saudável, independente da idade. Para isso, cuidados de rotina são imprescindíveis, como por exemplo: uso diário de filtro solar, manter a pele limpa, retirando sempre os resíduos, principalmente as maquiagens, e manter o rosto sempre hidratado.

Essas são medidas básicas para manter a beleza cutânea facial. “O tratamento ideal depende das necessidades especiais de cada pele e o ponto chave é sempre a prevenção. É imprescindível consultar seu dermatologista regularmente, prevenir-se do sol, alimentar-se bem e ingerir muito líquido”, explica a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Caroline Assed Saad.

Fique de olho nas dicas de cuidados específicos com a pele por faixa etária:

A partir dos 20 anos

Antes que surjam os primeiros sinais, que conhecemos como rugas e flacidez, a pele necessita de prevenção. Por isso, os cuidados com a pele devem começar desde a juventude: limpeza com produtos adequados, hidratação, proteção solar e antioxidante.

Para tanto, escolha produtos com benefícios específicos por tipo de pele, isto deixa a rotina de cuidado mais prazerosa e eficaz. Conte com o uso do sabonete, tônico, esfoliante, hidratante e protetor solar voltado para seu tipo de pele.

A partir dos 30 anos

Os sinais começam a ficar aparentes e, por isso, nesta faixa etária deve-se tratar a pele para estimular suas funções, minimizando os efeitos que se acentuarão com o passar dos anos.

Cremes antissinais voltados para esta faixa etária irão agir nas necessidades específicas da pele. Alguns hidratantes antissinais possuem antioxidantes e fator de proteção e substituem o uso do filtro solar se usado diariamente e sem exposição intensa ao sol.

Lembre-se sempre de seguir sua rotina diária de cuidados, com limpeza, tonificação, hidratação com antissinais, proteção solar e complemente com uso de esfoliantes, produtos intensivos e específicos.

A partir dos 40 anos

A pele atinge um grau de maturidade mais alto e, além dos sinais de envelhecimento se acentuarem, surgem a flacidez e o ressecamento provocados pela alteração hormonal.

Invista em tratamentos completos com uso de produtos de cuidados específicos, cosméticos noturnos, e itens à base de vitamina C que atuam nas manchas e sinais de envelhecimento, além da ação com efeito tensor que oferece um resultado imediato.

O protetor solar deve ter alta proteção UVA e UVB e componentes antioxidantes.

A partir dos 60 anos

Nesta fase o envelhecimento da pele se torna mais acentuado e com sinais evidentes que marcam a fase de maior maturidade da pele facial. A perda da elasticidade e da firmeza é muito mais perceptível, a barreira cutânea fica fragilizada e se torna mais desidratada e desprotegida. Nesta fase é necessário fortificar a pele.

Use produtos com alta ação nutritiva, desde a limpeza e tonificação até os hidratantes antissinais voltados para esta faixa etária, eles irão melhorar a textura fina e ressecada da pele. O uso de ácidos promove a renovação das células, melhorando a aparência e estimulando a produção de colágeno.

A partir dos 60 anos, cremes noturnos com ação antissinais e filtros solares com fator de proteção se tornam grandes aliados na recuperação da pele.

A partir dos 70 anos

A desidratação, a fragilidade e a sensibilidade são características marcantes da pele a partir dos 70. Nesta faixa há a intensificação da queda na função barreira, sendo necessário recuperar o fortalecimento da resistência.

Pitaco: Com os cuidados diários adequados, o uso de bons produtos e o acompanhamento de um especialista, é possível manter uma pele bonita e saudável em todas as fases da vida, inclusive na melhor idade. O processo de envelhecimento é inevitável, mas é perfeitamente viável ter uma pele sadia, tratada, com viço, sem manchas e com rugas minimizadas por muitos e muito anos.

Acompanhe o blog nas redes sociais!

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para Confira dicas para manter uma pele bonita e saudável em cada fase da vida

  1. fuscaderivadoseoutrascoisasantigas disse:

    Todas as fases da vida são lindas se bem vividas, mas um pouco de cuidado com a pele é sempre benéfico.

  2. Otimas dicas! adorei o post!

    Falateenblog.blogspot.com

  3. blogviveravida disse:

    Lindona! Vc sempre dando ótimas dicas, parabéns!!! Beijocas!😻😻😻

  4. Juju Bela disse:

    Preciso me cuidar mais, adorei as dicas. Bjuuussss

  5. lindaegraciosa disse:

    Adorei eu já que chego nos trinta hahaha, mas estou tentando me cuidar mais.
    Beijos e amei as dicas.
    https://lindaegraciosa.com/

  6. Saltibum disse:

    Adorei, eu tomo todos os cuidados da fase dos. Abraços

  7. Paco disse:

    Bom, repassando para as mulheres da minha vida….

  8. Zezinha disse:

    Ótimas dicas, vou me cuidar mais. Beijos

  9. Olá te indiquei a TAG: 7 Pecados capitais Literários

    TAG: 7 Pecados Capitais Literários

  10. fransantosmakeup disse:

    Bom dia pitaquinha tudo bem? adorei o post… estou chegando nos 31 anos, tem que se cuidar mesmo.
    ótimo final de semana para vc.
    bjs

  11. Ann Silva disse:

    Nem entrei na faixa dos vinte, mas já tem que se preocupar, não é? Obrigada pelas dicas ❤ tenho que comprar alguns produtos de cuidado com a pele mesmo…

    https://reclusidadesdiarias.wordpress.com/

  12. MariaLDário disse:

    Tenho estudado Jung para ACEITAR tantas mudanças em mim – meu psiquiatra tem me auxiliado bastante com isso. É difícílimo ACEITAR tanta decadência.

  13. MariaLDário disse:

    Ah, que saudade da aurora da minha vida…

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.