10 sugadores de energia que diminuem o nosso potencial

PessoasNegativas-700x314

A paz de espírito e serenidade são dois ingredientes importantes para mim. No entanto, no nosso dia a dia também enfrentamos e nos deparamos com ladrões de energia que roubam a nossa paz de espírito. A identificação desses focos é o primeiro passo para superar esses obstáculos. 

Abaixo os dez sugadores de energia vital que diminuem o nosso potencial:

1 – O pensamento negativo que se alimenta do medo é aquele que chega e que nos faz fechar as portas em busca de segurança. E conviver com o pensamento negativo e revertê-lo é o caminho que pode nos conduzir a outros horizontes. Os pensamentos negativos são peculiares a cada pessoa. Chega sem avisar, insiste em ficar, e só vai embora se o expulsarmos com firmeza. Todos temos emoções altas, sublimes e também os pensamentos rasteiros que andam de marcha ré. O que mais nos afeta são os pensamentos negativos recorrentes. Aqueles que se instalam em nossa vida a ponto de se tornar um hábito inconveniente e mau.

2 – A pressa rouba as energias do sossego e nos enfia na louca roda que gira o mundo. O preço que pagamos por este ritmo de vida alucinada é o estresse, a frustração e a impaciência com tudo e todos. Existem pessoas que vivem apressadas sem compreenderam o dito popular que ensina: “a pressa é inimiga da perfeição”. Eu já diria que: “a pressa é inimiga da felicidade”. Uma solução ao problema é planejar o que vai fazer e estabelecer um plano de ação com horário, assunto e o final do dia para relaxar. 

3 – A insegurança leva a uma dúvida quase que eterna. E nos faz pensar apenas em teses que dificilmente nos levam a um método para vencê-la. A pessoa insegura duvida da sua própria capacidade ou da capacidade do outro. Portanto, a dúvida é a mãe da insegurança.  O equilíbrio emocional é a barreira natural contra as energias sugadoras da confiança.

4 – A síndrome do sempre ocupado conduz as pessoas a que se sintam angustiados diante da falta de tempo. Então, é comum a gente ouvir: “Eu trabalho demais, não tenho tempo para mais nada”. A realidade é que perdemos muito tempo com tarefas inúteis que, somadas ao final do dia, representam um tempo perdido considerável. A maneira de evitar que a energia do tempo útil seja roubada é definir o que prioritário. A outra maneira simples é pensar antes de assumir novas tarefas. A síndrome do “estou sempre ocupado” impede de dar mais atenção a você e à sua família.   

5 – A preguiça recorrente é uma ladra de energia a provocar sofrimento por tudo aquilo que se planeja e não acontece por preguiça. Primeiro precisamos saber a causa do problema que suga essa energia da inércia. É hábito, desânimo emocional ou doença? Qualquer que seja o motivo deve se livrar dele porque a preguiça leva á preguiça sistemática. Outra forma para evitar que a preguiça tome posse é fragmentar a tarefa que temos de realizar. Faça assim: tarefa por tarefa, ponto por ponto até o fim.

6 – O perfeccionismo nos faz acreditar que nada é suficientemente bom e que o projeto nunca ficará pronto para ser apresentado porque precisa ser conferido um a um. O perfeccionista nunca erra.  E, por essa razão, a ideia de perfeição é a sua muleta.  Outra característica do perfeccionista é a falta de humildade.

sugadores de energia

7 – A busca de aprovação é uma necessidade da própria autoafirmação pessoal. Nessa linha muitos vivem a necessidade constante de receber um elogio, uma homenagem ou uma medalha pelos seus méritos. A necessidade de reconhecimento surge quando você está inseguro.  Mas isso abre um canal por onde sai a energia da humildade. De um modo geral, todos nós dependemos um do outro. Mas muitos carecem de que alguém lhes diga que é muito bom e competente no que faz.  Viver para agradar aos outros é uma atitude que lhe tira a energia de que precisa para levar em frente a sua tarefa.

8 – A incapacidade para decidir denota insegurança que produz uma parcela de sofrimento que pode ser evitado com uma postura mais confiante. A construção do indivíduo passa pelo seu poder de escolha e ação. Muitas vezes isso ocorre de forma inconsciente. E quando acerta o alvo se deve ao fato de que o subconsciente recorreu ao saber apreendido em outras ocasiões.

A dúvida que sempre martela nossa mente na hora da decisão: “E se eu decidir errado?”. Avalie três coisas antes da decisão: a circunstância, o seu conhecimento sobre o assunto e, por último, a consequência se não decidir. Ponha tudo na balança e aí, então, decida! Mesmo quando resolver NÃO DECIDIR será motivos de segurança houve uma DECISÃO. Pois, não decidir de afogadilho também é uma decisão sábia.

9 – O tédio instiga a criatividade? Com a palavra os artistas, poetas e cientistas. David Robson, da BBC garante que “Sem a capacidade de se entediar, o homem talvez nunca tivesse feito conquistas artísticas e tecnológicas”. Contudo, quando o tédio acontece de um modo frequente em nossas vidas, nos impede de refletir a respeito das mudanças necessárias. 

10 – O Celular suga a energia devido a necessidade inventada pelas redes sociais de estar sempre conectado e disponível. E esta atitude nos absorve em boa parte do dia. O celular é o veículo da ligação indesejada. Muitas vezes recebemos a ligação de uma pessoa inconveniente com um assunto desinteressante. Há três tipos de mensagens que sugam a nossa calma até perdermos a ‘estribeira’, no dizer do modo popular.

Vamos a eles: o primeiro tipo é aquele que liga sem pensar. Liga a partir da vontade de ligar ou para vender um serviço, cobrar uma dívida ou simplesmente para falar. Em segundo lugar os que pensam para ligar. Eles pensam antes de ligar para falar dos outros. São os mais numerosos. Em terceiro lugar há os que pensaram antes de teclar os números, são os amigos.  Ligaram para conservar os laços de amizade. Estes ligaram porque pensaram. São raros.

Pitaco: A vitalidade de uma pessoa negativa é gasta ou desperdiçada com pensamentos e sentimentos destrutivos, precisando desesperadamente, mesmo que inconsciente, obter novas energias porque a natureza do corpo físico e vital trabalha pela sua defesa. E de onde você acha que ela vai tirar a energia para repor as energias que o corpo dela precisa? Ele vai tirar energia das pessoas sadias que estão a sua volta. Quem não gosta de estar ao lado de pessoas felizes, otimistas, prósperas? Mas, e quando as pessoas em volta dela são iguais ou semelhantes a ela, o que acontece? Elas se alimentam de negatividade cada vez mais, como isso, seus corpos adoecem, gera-se distúrbios psicológicos nos indivíduos e alcançam a sua morte com mais rapidez. Portanto, mantenha-se distante de pessoas negativas.

Fonte: guioteca    

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

42 respostas para 10 sugadores de energia que diminuem o nosso potencial

  1. Pingback: Nunca se arrependa de ser uma boa pessoa | Blog Pitacos e Achados

  2. Pingback: 9 grandes dicas para transformar a sua vida | Blog Pitacos e Achados

  3. Pingback: 9 coisas para serem eliminadas da sua casa conforme o Feng Shui | Blog Pitacos e Achados

  4. Pingback: 10 sugadores de energia que diminuem o nosso potencial — Blog Pitacos e Achados – O PODER DA LEITURA

  5. luaguiarblog disse:

    Wow! Texto maravilhoso!

  6. Muito bacana, temos sempre que prestar atenção em nossas atitudes !!!

  7. vileite disse:

    Ótimas dicas !

  8. Eu reconheci os números 1,2, 3 e 6 faz pouco tempo e já vejo os resultados na minha expressão.
    Às vezes ainda fico meio perturbado pela sensação de culpa por não estar sendo tão perfeccionista em certas coisas, mas não me rendo aos velhos hábitos, não tanto quanto antes.

    Adorei o texto, muito inspirador.

  9. LisLand disse:

    Amei a postagem!

  10. Taís Santana disse:

    Post muito interessante! Parabéns.

  11. MUITO BOM! Me fez enxergar um defeito entre esses 10 que eu tenho…
    ”7 – A busca de aprovação é uma necessidade da própria autoafirmação pessoal.”
    Vou pensar nisso sempre ao dormir e antes de sair de cada, para não buscar aprovação e sim levar em frente as tarefas. Eu sou muito fã dos seus posts por isso, vem me ajudando cada vez mais. Abraços.

  12. Camille Siray disse:

    Sempre com postagens perfeitas :3 adorei demais esse

  13. Junior disse:

    Ótimo, obrigado por compartilhar!

  14. Pingback: 10 sugadores de energia que diminuem o nosso potencial | O Bem Viver

  15. Cadu disse:

    Olá! Passando para agradecer ao meu blog, mas sinceramente não esperava achar um texto tão bacana. Parabéns pela postagem.

    Um amigo me dizia que vivemos em uma sociedade neo pagã, obsecada pelo consumo do inútil. Acho que ele tem razão. Penso que é tempo de deixar passar o que passa e focar no que de fato é essencial. Sem isso o mundo caminha beirando o caos.

    Abração do Cadú.

    Ps.: Curti o layout. 😉

  16. Pingback: ZeusPandora

  17. Arte Liberta! disse:

    Isto realmente é importante. Todos deveriam ler!!

    D.

  18. Dani Valle disse:

    Sabe este post me fez pensar em várias coisas que andam sugando a minha energia.
    Obrigada pelo alerta!

  19. poesiasdatarde disse:

    Muito bom!!
    Infelizmente, ultimamente as pessoas nem param para pensar nisso…

  20. Criss Araújo disse:

    Essas coisas tão presentes na contemporaneidade… :s

  21. Concordo com você plenamente. Eu acrescentaria a falta de fé, que independente da religião, ela pode nos conduzir à méditacão e consequentemente à uma melhor estabilização de nossas emoções e energias, nem que seja por um momento rápido.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.