Tudo que você precisa saber antes de começar a pedalar

dicas para pedalar 1 - pitacos e achados

Seja por motivos de saúde, economia ou por desejo de levar uma vida mais sustentável, o número de ciclistas em nosso país está crescendo a cada dia. Hoje há mais de 70 milhões de bicicletas circulando pelas ruas no Brasil.

Adotar a bike para locomoção ou nos momentos de lazer traz inúmeros benefícios. Pedalar melhora o condicionamento físico, ajuda a perder peso, equilibrar a pressão arterial e os níveis de triglicérides, além de diminuir o stress.

Se ficou animado(a) e decidiu usufruir de mais qualidade de vida levando a vida sobre duas rodas, confira algumas dicas para pedalar com conforto e segurança:

Acessórios de segurança são indispensáveis

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso de alguns equipamentos como espelho retrovisor, buzina e adesivo refletivo é obrigatório. Ver e ser visto por motoristas e pedestres reduz e muito as chances de acidentes.

Itens recomendados para todo ciclista

  • Farol: fica localizado na parte da frente da bicicleta. A luz branca é obrigatória.
  • Lanterna: deve ficar na parte de trás da bike. A iluminação na cor vermelha é exigida por lei.
  • Retrovisor: precisa ser colocado nos dois guidões para garantir uma boa visão do que ocorre atrás de você.
  • Pedais: para cada tipo de bicicleta há um pedal adequado. A dica é pesquisar antes de comprar a sua.
  • Campainha: outra forma eficaz de alertar sua presença no trânsito.

bike_detalhe

Quem costuma pedalar à noite deve investir em luzes potentes. Para garantir ainda mais segurança, o ciclista pode recorrer à Ciclovia Laser, um sinalizador especial que cria um efeito traçado, marcando uma área de proteção em volta da bike. Quem só anda de bicicleta durante o dia não está dispensando de usar sinalizadores. Afinal, eles reduzem bastante as chances de ocorrer acidentes.

  • Refletores de rodas: lateral
  • Refletores de pedais: na frente ou atrás
  • Refletor traseiro: deve ser parafusado na gancheira esquerda na parte de trás do quadro da bicicleta
  • Adesivos: cole-os próximos à roda (perto do eixo). Assim servirão de sinalização lateral.

Velocímetro

Esse não é um acessório obrigatório, mas é bom para quem encara a bicicleta como uma atividade física. O velocímetro é um aparelho capaz de medir a velocidade da pedalada e também as distâncias percorridas. Dessa forma, é possível se superar a cada dia.

Como escolher a bike ideal

Andar de bike é uma atividade prazerosa e saudável. Muitas pessoas optam pela bicicleta para se locomover pela cidade visando adotar um estilo de vida ecologicamente correto (já que trata-se de veículo não poluente). Outras pessoas encontram na bike uma forma de superar desafios e até mesmo manter a forma.

O primeiro passo para acertar na compra da bicicleta é ter em mente qual o objetivo prático dela em sua vida. Após definir esse ponto de partida, é só pesquisar sobre qual o melhor modelo para sua necessidade. Boa pedalada!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Tudo que você precisa saber antes de começar a pedalar

  1. Ótimo texto/tema a ser abordado! Há mais de um ano vou trabalhar de bicicleta – questão de saúde ao praticar exercício físico, poluir menos o ambiente e também economizar. Infelizmente ainda vivemos competindo com os carros e com a falta de respeito destes motoristas. O jeito é se proteger e prevenir – pedalar por você e sempre observando ao redor!

    • Concordo! Eu adoro pedalar, mas ainda não tenho confiança para andar junto com os carros… Faço a pedalada noturna em grupos e acompanhamento da viatura da PM. A falta de respeito ainda é grande. Obrigada, bjs

  2. Saltibum disse:

    Primeiro preciso aprender a andar de bicicleta, aí vou seguir as dicas certinho. Valeu,

  3. Fadabela disse:

    Pedalar é tudo de bom, boas dicas.

  4. Paco disse:

    Pedalar é uma terapia para mim. Ótimo post com boas dicas. Repassando

  5. fulvialuna1 disse:

    Da ragazza mi spostavo spesso in bicicletta e non c’erano ancora le piste ciclabili…ora meno, vivo in un luogo disagiato per questo sport, ma una pedalata ancora la faccio. Questo inverno non sono riuscita mai, speriamo che arrivi la bella stagione (è in ritardo, piove sempre…) possa ricomnciare a pedalare.
    Grazie per questi consigli.
    Buona giornata.

  6. Edvaldo Leite disse:

    Pagando R$ 4,40 na gasolina aqui onde moro no Pará, a bicicleta pra mim ajuda na minha saúde física e financeira rsrs

  7. Acho que poderia também mencionar um capacete. Está mais relacionado àquele que usa a bicicleta, mas também faz parte dos equipamentos necessários, dependendo do lugar… abraços

  8. Eu não sei andar de bicicleta… 😦

  9. viciolicito disse:

    Oi, adorei o texto – super completo e com ótimas dicas – gosto de tudo o que envolva uma vida mais saudável – ótima semana, beijos!

  10. A única coisa que não temos é um planejamento urbano adequado, políticas que incentivem (embora vejo muita gente que acaba motivando a outra a outros), e ciclovia com uma boa infraestrutura. Se nossas estradas já são uma vergonha. Infelizmente nem precisaria de muito. Ai muitos acabam arriscando a vida pedalando. Não sei andar de bicicleta rsrs, mas não existe transporte melhor pra se exercitar que bicicleta. Lá fora é tão comum essa prática :/
    O povo ai do trabalho direto pra balada pedalando, ou pra um happy hour, ou simplesmente voltar pra casa depois de um longo dia de trabalho. Minimiza tantas coisas não depender de transporte público ineficiente. Em SP não li muito a respeito, mas acho que o Haddad (não lembro se foi no governo dele e se saiu do papel), um projeto de ciclovia,não?!
    Nem nos bairros mais nobres ou de classe média alta tem uma ciclovia de fato, tem ruas mais asfaltadas e tals e que dá pra pedalar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.