Rotinas diárias para aumentar a qualidade de vida de diabéticos

rotina-saudavel-para-diabeticos

De fato, caminhar é a única atividade a qual todos os especialistas médicos coincidem ser ideal para os pacientes diabéticos. O paciente diabético Tipo II em média tem acima de 50 anos, está acima do peso, e é pouco ativo. Para estes indivíduos, caminhar é uma atividade mais suave, mais moderada. No entanto, lembre que os efeitos positivos do exercício somente duram um dia ou dois, assim, sua meta deve ser fazer exercício pelo menos um dia sim um dia não.

Porém, essa é uma das muitas atitudes que um diabético pode agregar em seu dia a dia. Abaixo separamos algumas outras rotinas diárias interessantes para aumentar a qualidade de vida das pessoas que apresentam diabetes:

Vigie sua boca

Os diabéticos devem ser super cuidadosos a respeito de seus dentes. A boa higiene dental é importante para todo o mundo. Pelo fato de correrem mais riscos de infecção, os diabéticos devem ser super cautelosos para evitar as cáries e as doenças das gengivas. Mantenha uma reserva de escovas de dente novas, Assim não terá que usar escovas velhas e gastas. Escove e passe fio dental sempre depois de cada refeição e antes de deitar. Consulte seu dentista regularmente para fazer seus exames e limpezas.

Revise sua dentadura postiça

As dentaduras postiças e as pontes dentais mal ajustadas causam frustração a qualquer um que tenha que viver com elas. Para uni diabético, as consequências são muito mais que um incômodo. As dentaduras postiças que se movimentam na boca podem causar danos que não se curam. É uma pena sofrer desse problema, especialmente quando pode ser remediado tão facilmente por um dentista. Se você nota pontos sensíveis na boca ou acha que a dentadura postiça se mexe ou escorrega, consulte seu dentista para que corrija o problema.

Coloque-se no comando

Como você se anima para um jogo que não tem períodos de descanso e que nunca termina? Essa é a pergunta que os diabéticos enfrentam todos os dias. Uma maneira de lidar com isso, é aprender tudo o que puder sobre sua doença, para assim saber como controlá-la melhor.

Os diabéticos constantemente estão aprendendo e voltando a aprender mudanças no seu estilo de vida e ajustes em seu comportamento. É como estudar para um grau de mestrado em diabete e, neste caso, não há graduação nem férias.

É verdade que, mesmo para um diabético ao qual lhe parece que sua doença está totalmente sob controle, vai ter mudanças ocasionais rápidas ou mesmo violentas nos níveis de açúcar do sangue, provocadas por tensão emocional ou física, comidas, remédios, ou inclusive a hora do dia. Mas se eles esperam as mudanças com antecipação e resignação, esses episódios podem ser vistos como uma simples queda no caminho ao invés de uma mudança de rota importante.

diabetes-mellitus

Faça algo de bom para você mesmo

Mesmo sendo importante aprender o mais que puder sobre sua diabete e manter seu regime de tratamento, você também precisa colocar as coisas em perspectiva. É raro o indivíduo que perde tempo para ‘deter-se e cheirar as rosas’ por assim dize. Isto é especialmente certo em relação aos diabéticos, que frequentemente se envolvem tanto com sua doença que para eles é difícil dirigir sua atenção a outros aspectos mais positivos da vida. Faça uma lista de todas as coisas que gostaria de fazer se tivesse tempo e depois arrume o tempo para fazer pelo menos algumas delas.

Obviamente, acabar com uma caixa de chocolates não deverá aparecer nesta lista. enquanto contemplar a vista pode ser o ideal para levantar o ânimo de uma pessoa, e tomar uma sesta durante toda a tarde pode produzir o mesmo para outra; arrumar o guarda-roupa, pode ser o que levanta o ânimo de uma terceira pessoa.

Faça algo de bom à outra pessoa

É difícil pensar em seus próprios problemas quanto mais se dedicar a tornar mais agradável a vida de outra pessoa. Em qualquer cidade ou país, estão aqueles que não estão tão bem como você, que tem problemas mais sérios. Você pode verificar se no hospital ou biblioteca local precisam de voluntários. Ou pode ir bater à porta de algum vizinho idoso que não pode sair de casa, que com certeza apreciará sua visita. 

Colaboração: Saúde Descomplicada

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para Rotinas diárias para aumentar a qualidade de vida de diabéticos

  1. Pingback: Confira 13 alimentos que ajudam a controlar a diabetes | Luíz Müller Blog

  2. Pingback: Os principais benefícios de ter um hobby | Blog Pitacos e Achados

  3. Jaci Maria disse:

    gostei muito do texto e gostaria de usa seu link dentro do meu blogger dica sobre saúde e beleza

  4. Oliveirawa disse:

    Parabéns pelo conteúdo, você sempre nos surpreende com matérias de grande relevância e Responsabilidade Social. Abraço

  5. Paco disse:

    Sensacional as dicas, repassando.

  6. Zezinha disse:

    Adorei, precisamos nos cuidar. Bjuss

  7. Juju Bela disse:

    Post muito importante. Beijos

  8. Pingback: O Contador de Causos

  9. Republicou isso em Blog de Mônica Ribeiroe comentado:
    Gostei do texto e das ideias direcionadas as pessoas portadoras da Diabetes que são surpreendidos quando descobrem a doença. Boa direção para mudança de vida e hábitos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.