Como evitar o amarelamento dos dentes?

 Como evitar o amarelamento dos dentes?

  

Olá pessoal!! 

Nem todas as pessoas conseguem ter os dentes naturalmente brancos. Mas ter o sorriso claro se transformou em uma demanda estética e, para muitos, uma necessidade psicológica. Muitos culpam o cigarro, o café ou até comidas com corantes fortes pelo amarelamento dos dentes. Para saber as reais causas, o site da BBC Mundo consultou um especialista para saber quais as causas e as possíveis soluções para o problema.

1- Causas genéticas

O presidente do Conselho Geral de Colégios de Odontologia da Espanha, Oscar Castro Reino, disse à BBC Mundo que ‘a cor dos dentes depende de cada pessoa’. ‘Há um condicionamento genético importante que define a coloração dos dentes desde quando nascemos’, completou.

Segundo Castro, também existem doenças congênitas “como a dentinogênese ou amelogênese imperfeita, que provocam problemas no esmalte ou na dentina, fazendo que estes adquiram uma cor amarelada ou até marrom”.

Além disso, “as alterações endócrinas de hormônios da tireoide também influem na cor dos dentes e podem provocar manchas e alterar sua cor”.

2- Seu dentes são o que você come 

Alguns alimentos e bebidas têm pigmentos que podem passar pelos poros de nosso dentes ou, como os dentistas os chamam, os canalículos dentinários, da dentina.

Os mais conhecidos são o café e o chá preto. Outros são menos óbvios: Castro cita também o chá verde, cuja pigmentação pode amarelar os dentes, o vinho tinto e os refrigerantes.

O mesmo acontece com os alimentos que têm caroteno (um pigmento natural antioxidante), como tomate e cenoura.

3. Medicamentos e tratamentos 

“Alguns tipos de antibióticos, como a tetraciclina, podem provocar uma alteração durante a formação do dente, fazendo com que este se desenvolva com uma cor parda estriada”, disse Castro.

Outros produtos que fazem com que os dentes fiquem amarelados, segundo o especialista, são os enxaguantes bucais. Dentes com obturações de prata também podem ter sua cor alterada, já que a obturação tem pigmentos que, segundo Castro, podem ser assimilados pelo dente e transformar sua cor.

4. O passar do tempo (e a falta de cuidados) 

Outro fator é o tempo. À medida que envelhecemos, os dentes vão amarelando. “É normal que, com a idade, os dentes amarelem, pois desde que nascemos até nossa morte os submetemos a uma série de condições que provocam mudanças neles”, disse Castro.

Mas também é fundamental a forma como cuidamos de nossos dentes. E, acima de tudo, como os higienizamos. “A higiene dental influi muito”, explicou Castro.

dentes amarelos 1

Prevenção

Não podemos evitar a passagem do tempo, mas podemos ter cuidado com a limpeza dos nossos dentes e também evitar o consumo excessivo de certos alimentos e bebidas. E, claro, manter distância do cigarro.

Mas se o que a pessoa quer é uma solução para o problema já existente, é melhor procurar um profissional.

“Muitos tratamentos caseiros de branqueamento não têm capacidade terapêutica, como alguns anunciados na televisão e que prometem um branqueamento em até oito tons – o que é impossível”, disse Castro. “É publicidade enganosa.”

“O ideal é ao dentista e ver o que se pode fazer para branqueá-los e, acima de tudo, descartar patologias prévias”, afirmou. E, em relação a remédios caseiros (bicarbonato com limão é um deles), Castro alerta que é preciso ter cuidado.

“É um ácido que causa erosão e cujo efeito seria o mesmo que esfregar uma lixa no dente.” Para o especialista, as pastas de dente branqueadoras também podem não cumprir o que prometem. Ele diz que elas “jogam com o truque das cores (o oposto do amarelo é o violeta); as partículas violetas que impregnam o dente provocam a sensação de falso branqueamento”.

(com informações do site BBC)Pitaquinha

 

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

27 respostas para Como evitar o amarelamento dos dentes?

  1. Republicou isso em .

  2. Paco disse:

    Ótimas dicas.

  3. Pingback: Como evitar o amarelamento dos dentes? | O Bem Viver

  4. Zezinha disse:

    Meu caso é genético mesmo, fiz duas vezes e volta amarelar. Gostei das dicas, bjuusss

  5. Adorei seu blog! Muito bem escrito! Parabéns!!!

  6. paraisoteenblog disse:

    Oi, aqui é o blog Paraíso Teen, obrigado por passar lá no blog!
    Estou vendo seu blog e tem ótimas matérias.

      • paraisoteenblog disse:

        Oi desculpa se estou te encomendando de mais!
        Mas eu gostaria de te perguntar se você poderia fazer um post dando dicas para blogueiras que estão começando agora.
        Como você deve ter percebido nosso blog está no início, e ainda estamos aprendendo, também ele é composto por três pessoas e assim também dificulta. Essas dicas por esses e outros motivos seriam muitos úteis para nós.
        Abraços
        Paraíso Teen

  7. Renata Soares disse:

    Nossa que dica boa..Adorei lindona..
    http://www.petitluxo.com

  8. Ótimo…posso replicar?

  9. Sei que não é o recomendado pelos dentistas, mais eu faço clareamento com Limão e Bicarbonato de sódio. Até agora funcionou hahaha. Beijos

  10. TC Zanini disse:

    Sempre com ótimas dicas e excelentes posts, fiz duas vezes clareamento e os dentes acabam amarelando novamente, mas aí basta umas duas sessões de clareamento para voltarem a ficar branquinhos novamente. Bjs…Cris.

  11. viciolicito disse:

    …muito bom o texto e realmente o melhor é procurar orientação do dentista pois cada caso é diferente do outro,né…
    …beijos e uma semana iluminada pra vc!!
    https://viciolicito.wordpress.com/

  12. JOSÉ CLOVIS B. DATTOLI disse:

    Muito boa a matéria. Bem esclarecedora. Vou replicar em O Bem Viver!
    Abraços.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.