6 plantas que vão purificar o ar da sua casa

49641477

Olá pessoal!!

Já conversamos anteriormente sobre uso de plantas naturais na decoração da sua casa e não pense você que é apenas porque elas são bonitas e trazem frescor com suas cores. Há outra razão muito boa para trazermos as plantinhas para dentro das nossas casas: elas purificam o ar!

Segundo o site “Why don´t you try this”, estudos têm demonstrado que o uso deste tipo de vegetação dentro de casa pode, ainda, reduzir os níveis de estresse, aliviar a tensão, e até mesmo ajudar a ter uma boa noite de sono.

E por que não trazer esses benefícios para dentro de casa ao mesmo tempo que deixa sua casa mais bonita? Qualquer uma que você tenha já faz com que certas toxinas deixem de estar presentes no ar. Então, separei 6 plantas que podem te ajudar nessa tarefa e ainda são muito bonitas!

1. Aloe Vera –  Suas propriedades benéficas vão além de aliviar queimaduras, picadas ou cortes. A planta também é ótima para purificar o ar, pois ajuda na limpeza de poluentes encontrados em produtos químicos de limpeza. Um detalhe curioso é que, quando a quantidade de substâncias nocivas no ar torna-se excessiva, as folhas da planta apresentam manchas em tom castanho.

babosa

foto: Lori Gilder

foto: Lori Gilder

2. Hera  – É a planta número 1 para se ter dentro de casa devido às suas incríveis capacidades de filtragem de ar, sendo a mais eficaz de todas na absorção de produtos químicos. Trata-se de um tipo adaptável, que pode crescer na parede ou ser colocada no chão, e é perfeita para temperaturas moderadas e luz solar média.

hera-inglesa

foto: Jeff King & Company

foto: Jeff King & Company

3. Espada-de-são-jorge ou língua de sogra – A espada-de-são-jorge tem vários nomes e também funções, como deixar os ambientes mais bonitos e purificar o ar. É o tipo de planta que pode crescer sem muita luz ou água. Também é eficiente na absorção de dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite (enquanto a maioria das plantas faz este processo durante o dia), portanto, ter uma espada-de-são-jorge no quarto pode ajudá-lo a ter um sono melhor.

espada-de-sao-jorge

foto: Jordan Parnass Digital Architecture

foto: Jordan Parnass Digital Architecture

4. Lírio-da-paz – Minha preferida!! Esta flor, além de uma beleza singular, é ótima para se ter dentro de casa, visto que não exige muita manutenção e que pode reduzir os níveis de uma série de toxinas no ar. Os lírios-da-paz são ideais para locais com sombra e temperaturas mais baixas.

lirio-da-paz

foto: Kyzlink

foto: Kyzlink

5. Clorofito – Também é uma das minhas preferidas. Tenho vários vasinhos que se adaptam em qualquer lugar. Eficaz no combate a poluentes (incluindo benzeno, formaldeído, monóxido de carbono e xileno), elas são decorativas e estão na lista das melhores plantas de purificação de ar. 

clorofito

foto: Avenue

foto: Avenue

6. Jiboia –  A jiboia é uma ótima opção para filtrar formaldeídos, assim como monóxido de carbono e benzeno do ar. Multiplica-se facilmente por estacas. Costuma ser cultivada apoiada em suportes de xaxim, a pleno sol ou a meia-sombra. Também como forração em locais sombreados. Nessa última situação, mantém as folhas pequenas. É pouco tolerante a baixas temperaturas. Dado o seu crescimento impetuoso, quando nos jardins, apoiá-las em palmeiras ou árvores pode sufocá-las. 
jiboia

foto: Design Plataform

foto: Design Plataform

Fontes de pesquisa: limaonagua, oglobo, bbc

Pitaquinha

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Criar cartão de visita

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

42 respostas para 6 plantas que vão purificar o ar da sua casa

  1. Republicou isso em Flor da Consciência | by Ana Terra Oliveirae comentado:
    Para termos um ar mais puro em casa: plantas purificadoras!

  2. Pingback: Plantas que purificam o ar da sua casa – Victor Thauan

  3. Pingback: Plantas que purificam o ar de casa – Victor Thauan

  4. Republicou isso em JujueGigi Ateliee comentado:
    demais!!!

  5. Pingback: Plantas que são purificadores de ar naturais – modo$ moda$ e mania$

  6. vileite disse:

    Ótimas dicas !

  7. Gosto de ler outros blogs dia de Segunda e Sexta, mas a correria está me deixando doidinha, saiba que senti saudade dos seus posts ❤ aos poucos vou me reorganizando, parabéns pela dica e post. Abraços

  8. Juju Bela disse:

    Eu sou louca por estas folhagens, tenho e recomendo. Beijos

  9. Tatiane Lima disse:

    Adorei! Eu sou mais de flor, mas já venho há um tempo com desejo de ter uma planta na sala. Vou usar suas dicas, com certeza. Gosto de várias espécies, mas nunca sei qual o ambiente ideal para elas. Muito bom!

  10. CaatarinaC. disse:

    Adorei o post! Moro em apartamento e é bem complicado ter plantas, mas a ideia de colocar estas em pequenas vasos (como mostra nas imagens) é excelente! Mas tenho uma dúvida: tenho gatos em casa, alguma dessas plantas é venenosa para eles?

    • Olá!! Que bom que gostou! Fico feliz. Até onde eu sei elas não são venenosas. Eu a minha mãe sempre tivemos essas plantas junto com cachorros, e nunca ocorrei nada. No meu apartamento tenho duas delas e a minha lindinha caninha vive fuçando na terra dos meus vasos. Quanto a gato não tenho certeza. Bjs 😉

  11. Adorei!!!!
    Sempre tenho plantinhas dentro de casa… só cuido para que não sejam venenosas para minha ajudante canina!!!!
    Beijinho

  12. lumenezes40 disse:

    Menina, não tenho o dedo verde, viu? Mas deu até vontade de tentar…

  13. Adorei! A casa com um verde fica muito mais bonita. Tenho 3 das que você citou e fiquei feliz por saber que purificam o ar. Beijos!

  14. Que legal, é sempre bom ter estas plantinhas né..
    no meu apto não tem, mas na minha casa terá..
    Beijos!

  15. viciolicito disse:

    …oi, adorei o post..
    …beijos, ótima quarta!
    https://viciolicito.wordpress.com/

  16. terapiameblog disse:

    Amo plantinhas, e que bom saber que elas não servem somente para enfeitar o nosso lar! Adorei o post! Bjs

  17. fulvialuna1 disse:

    Io in casa ho una Espada-de-são-jorge ou língua de sogra (che da noi viene chiamata ironicamente “lingua di suocera”) e una Lírio-da-paz che è in piena fioritura, bellissima.

    • São lindas! A minha preferida é o lírio-da-paz que este ano deu várias, o vaso ficou lindo!! Tenho também clorofito, que já espalhei várias mudinhas. Obrigada linda, beijos

  18. Renata Soares disse:

    Eu adoro essas plantas..Muito bom o post..Bjuss
    http://www.petitluxo.com

  19. Cibele Porto disse:

    Adorei seu post.
    Cresci em casas com plantas. Minha mãe gosta e minhas avós tem quase um jardim botânico no quintal. hhahaaha Hoje morando em apartamento sinto muita falta de tê-las por perto.
    Acho que quero umas…

  20. roselystudio disse:

    Coincidentemente, ontem tive informações a este respeito e a lista de plantas para interior que ajudam a despoluir nossos lares é bastante extensa! Abraços.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.