Curiosidades do dia 1º de abril

dia da mentira2

Você já disse alguma mentirinha? Já surpreendeu alguém contando a maior lorota? Acha que mentir é a coisa mais horrível do mundo? Pois, no dia 1.º de abril, você vai poder soltar sua imaginação e rir com seus amigos contando mentiras grandes, pequenas, malucas ou cabeludas. Mas lembre-se de gritar “1.º de abril!” antes que alguém leve a sério sua brincadeira!

Muitos motivos são dados para tentar explicar porque o dia 1° de abril é considerado o dia da mentira. Uma delas surgiu na França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira. 

Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.

Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em “O Ilusionista”, Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

1º abril na mídia

árvore de macarrão

– Uma das peças mais antigas foi a do jornal The Boston Post, que há mais de um século e meio publicou que trabalhadores acharam um tesouro perdido de piratas enquanto tentavam extrair a raiz de uma árvore e que qualquer pessoa com uma picareta conseguiria ter acesso às preciosidades. Não demorou muito para o local estar cheio de moradores da cidade procurando pelo tesouro. No dia seguinte, o jornal saiu com a manchete: Bobos de Abril.

– Em 1957, o canal de televisão BBC, do Reino Unido, divulgou em seu programa mais conhecido na época, o Panorama, uma matéria sobre árvores de macarrão na Suíça. As imagens mostravam camponeses colhendo o “fruto” para convencer ainda mais os telespectadores de que aquilo era verdade.

– Outra pegadinha famosa é a do jornal britânico The Guardian, que em 1977 publicou um caderno especial de sete páginas sobre a República de San Serriffe, um arquipélago no Oceano Índico que se movimentava pelos mares. Segundo o material, a ilha teria surgido próxima ao Brasil, no Atlântico, e já havia chegado ao Índico

1º de abril no mundo virtual

– No Estados Unidos, em 1º de abril de 1998, uma lanchonete anunciou o lançamento de um sanduíche para canhotos? Era piada, mas muita gente caiu no trote e fez o pedido do lanche.

– Na linha do jornalismo científico, a rede de TV BBC mostrou pingüins voadores que saíram das Malvinas em direção à floresta amazônica, fugindo do frio. Pode?

A empresa Google, em 2007, anunciou um novo serviço. A partir daquele primeiro de abril, as pessoas poderiam pedir para o servidor Gmail a impressão de todos os seus e-mails – tanto recebidos quanto enviados. E a própria empresa se prontificava em imprimir e levar para o usuário. O portal mostrava vídeos das pessoas recebendo os caminhões cheios de e-mails impressos, depoimentos de usuários etc.

– Em 1º de abril de 2008, o alvo preferido da mídia inglesa foi o presidente da França, Nicolas Sarkozy. O tabloide The Sun anunciou que Sarkozy iria fazer uma cirurgia para esticar os ossos e ficar mais alto do que sua mulher, Carla Bruni.

O advento da internet como um meio de comunicação mundial serviu para facilitar os traquinas no seu trabalho.

Algumas verdades sobre as mentiras

* Na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira. – Essa frase foi tirada da fábula “O Menino e o Lobo”. Você conhece essa história? Ela fala de um garoto, pastor de ovelhas, que ganhou um apito para pedir ajuda se algum lobo atacasse seu rebanho. O menino começou a apitar todos os dias só para pregar peças e rir das pessoas, pois, cada vez que ele apitava, todos corriam desesperados para ajudá-lo. Mas um dia um lobo faminto atacou o rebanho e o menino apitou, apitou e ninguém apareceu para socorrê-lo. Todos achavam que era mais uma de suas brincadeiras. Depois disso, ele deve ter aprendido a lição!

* É possível enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo.

* Mentira tem perna curta. – Essa é a frase preferida da minha mãe. No Dia 1.º de Abril lembre-se disso, pois, para que esse dia seja legal e divertido, a mentira tem que ter a perna bem curtinha mesmo!

* Mentir faz crescer o nariz. – Essa todo mundo conhece!

dia da mentira3

Pitaco: Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

Mentir para os outros é a coisa mais feia, mas quando mentimos para nós mesmos e falta de decência.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Comportamento e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

33 respostas para Curiosidades do dia 1º de abril

  1. vileite disse:

    Quando criança preguei muitas peças nesse dia .

  2. Republicou isso em "Inovação é o que distingue um líder de um seguidor." {Steve Jobs}e comentado:
    Muito legal e descontraído post sobre o 1º de Abril pelo mundo.

  3. Fadabela disse:

    Interessante, bjuuusss

  4. Paco disse:

    Não fazia ideia, muito bom.

  5. Zezinha disse:

    Nossa, como o povo é criativo. Adorei o post. Beijos

  6. lumenezes40 disse:

    Adorei o post. E isso não é mentiraaaaaaa… risos

  7. Pingback: Curiosidades do dia 1º de abril – Turbonauta – Rede de Informações

  8. Pingback: Curiosidades do dia 1º de abril | Tem tudo e muito mais!!

  9. Petitluxo disse:

    Nossa nem lembrava que era dia da mentira aqui na Espanha eles não tem esse dia hehe..Adorei o post lindona, eu adorava contar mentira esse dia no Brasil hehe…Bjuss
    http://www.petitluxo.com

  10. Maravilhoso Pitaquinha, ótimo aritgo. Abraço

  11. mauroms disse:

    Eu ganhei meu primeiro carro, um Chevette 1980, no dia primeiro de abril. No dia 12/03/1980 fui sorteado com o carro e o recebi em mãos no dia dos bobos, mas fui um bobo feliz, pode apostar. Hoje 01/04, pra mim, é apenas um dia comum como tantos outros, este negócio de contar uma mentirinha e depois dizer “primeiro de abril” ficou no passado. Abraços.

  12. Republicou isso em e comentado:
    Vejam que bacana esse post que acabei de ler no Pitacos e Achados. Curiosidades sobre o dia 1º de abril. Gostei Pitaquinha!
    Pitacos e Achados tem muita coisa legal!

  13. Simone disse:

    Gostei das curiosidades, mas não curto muito esta data.
    http://www.charme-se.com/

  14. Novas Resenhas disse:

    Republicou isso em New Designe comentado:
    Adorei este post!!

  15. Jamile disse:

    Não conhecia essas famosas peças já pregadas no dia primeiro de abril. Super legal!

  16. Pingback: Curiosidades do dia 1º de abril | Resumo De Notícia

  17. viciolicito disse:

    Oi linda, que legal as curiosidades!!
    Beijos
    https://viciolicito.wordpress.com/

  18. Muito legal! O Dia da Mentira tem toda uma história por trás que eu não imaginava.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.