Conheça os benefícios da alfarroba

Alfarroba-em-pó

O chocolate é uma das guloseimas mais apreciadas no mundo, mas também uma das mais calóricas. Para satisfazer o desejo dos chocólatras que estão de dieta, a dica é substituir o doce feito com cacau, por alimentos com alfarroba. Típica da região do mediterrâneo, a alfarroba é uma espécie de vagem, com sabor bastante similar ao do chocolate, que oferece diversos benefícios à saúde

Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por quem tem alergia ao leite.

O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.

Rica em vitaminas B1 e B2, ela ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. “Ela ainda é fonte de vitamina A (protege a pele e a visão), além de cálcio e magnésio – minerais que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos, o que faz com que seja uma opção interessante principalmente para quem malha”, diz Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio de Janeiro. E, assim como o cacau, não é fraca em polifenóis. “Esses antioxidantes combatem os radicais livres, desacelerando o envelhecimento das células, o que ajuda na prevenção de doenças, inclusive as mais graves, como o câncer”, diz Luciana Milek, nutricionista de Curitiba.

Seus benefícios:

  • Auxilia na diabetes por ter baixo índice glicêmico.
  • Ajuda metabolizar gordura, proteína e carboidrato pela presença rica das vitaminas B1 e B2.
  • Rica em Vitamina A, cálcio e magnésio.
  • Combate os radicais livres e envelhecimento pela presença dos antioxidantes polifenóis (o mesmo presente no cacau).
  • Não contém glúten, lactose e cafeína.
  • Melhora a digestão e reduz colesterol.
  • Pode ser consumido por pessoas com hipertensão.

Alfarroba X Cacau

A alfarroba tem 7% de gordura e o cacau 23%. Veja outras diferenças nutricionais entre esses dois alimentos, em 20 gramas (2 colheres de sopa) da versão em pó

  • Calorias:  180 do chocolate X 80 da alfarroba
  • Carboidratos:  5,6 g do chocolate X 17,8 g da alfarroba
  • Proteínas:  5 g do chocolate X 0 g da alfarroba
  • Gorduras:  2,2 g do chocolate X 0 g da alfarroba
  • Fibras:  0 g do chocolate X 1,2 g da alfarroba
  • Sódio:  12 mg do chocolate X 0 g da alfarroba

Na nossa alimentação, os derivados da alfarroba são introduzidos em forma de barras de chocolate, chocolate em pó, bombons, tabletes e até ovos de Páscoa. No Brasil é mais fácil encontrar os produtos com alfarroba da marca Carob House em lojas de produtos naturais e até em alguns comércios normais.

Pitacos:

Alguns profissionais acham a alfarroba mais um modismo. Não vejo necessidade de abolir o cacau (tarefa impossível para mim) se a pessoa não tiver restrições alimentares. Consumido com moderação, o chocolate é um excelente alimento, em especial as versões com mais de 50% de cacau: são ricas em antioxidantes e dão energia rápido, sendo uma boa opção para antes e depois do exercício. De qualquer maneira, os benefícios prometidos pela alfarroba são animadores. Aliás, a alternância dela com o chocolate intenso é um ótimo treino para as chocólatras vencerem o vício do chocolate ao leite e, aos poucos, consumir apenas os 30 gramas diários recomendados. Estou quase lá!

A textura é a mesma e o gosto parecido. A alfarroba deixa um gosto de queimadinho na boca. Para quem procura mais saúde, é uma ótima opção.

Embora ofereça muitos benefícios para o organismo, alfarroba deve ser consumida com moderação, devido ao seu alto conteúdo de taninos. Apesar de serem benéficos ao coração e às artérias, são substâncias que em excesso podem dificultar e até inibir a absorção de proteínas e alguns minerais essenciais ao nosso organismo.

Experimente trocar o chocolate pela alfarroba!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

48 respostas para Conheça os benefícios da alfarroba

  1. Fadabela disse:

    Adorei, muito bom! Beijão

  2. Paco disse:

    Dizem que é bom mesmo. Artigo completo e cheio de vontade de experimentar. Repassando

  3. Bruna disse:

    Uau!! Adoreei a dica para as chocólatras, como eu! rs Bjs

    http://www.bdebeleza.net

  4. Juro que já tentei. Mas não rolou. Achei péssimo o gosto. Sou super chocolotra e na gravidez tentei dar uma maneirada, pq cafeina é bem ruim pro bebe… mas te falar que tem jeito não. Optei por cortar outras coisas da minha alimentação e deixar o chocolatinho lá, com moderação, rs.

    • Entendo você! Chocolate e chocolate e não em jeito. Eu estou cada vez mais gostando dos chocolates amargos, estão o alfarroba cai bem… Com o tempo se acostuma. Mas não deixo de comer meu cacauzinho.. rsrs Bjs

  5. Muito bom post
    Beijo

  6. Adorei! Sou doida para experimentar!

  7. Flávia Moreira disse:

    Gente! Nunca me informei tanto em apenas um post. haha
    Muito obrigada e parabéns pelo post bem escrito!
    jafuijovem.wordpress.com

  8. fulvialuna1 disse:

    Non credo che sostituirò il ciccolato con la carruba, lo amo troppo anche se non ne abuso, lo mangio in media due volte a settimana.
    Oggi ad esempio, crostata di cioccolata e zucchero a velo, dopo aver camminato per tre ore.

  9. Designer Eliz disse:

    ótimo assunto!

  10. Atraídos pela leitura disse:

    Nunca tive a oportunidade de experimentar. Acredito que não irei substituir o chocolate. kkkk
    atraidospelaleitura.wordpress.com

  11. Que legal!!!!
    Eu não conhecia os benefícios e os usos dela *O*

  12. Nossa já provei mas não sabia que era tão mara assim, so acho difícil de encontrar. Depois dessa super dica vou trocar o choco por Alfa! Kkkkk beijos😘

  13. anabrocker disse:

    Realmente é maravilhoso! Eu amo.. ainda mais quando bate aquela vontade de chocolate, para mim é uma ótima opção. Adorei o post!

  14. Victoria. disse:

    Nossa, nunca imaginei isso da alfarroba 😉

  15. Pingback: Conheça os benefícios da alfarroba – Turbonauta – Rede de Informações

  16. Juju Bela disse:

    Minha nutricionista recomendou a alfarroba, estou amando. Post bem informativo. Beijos

  17. Denise disse:

    Muito legal saber mais sobre a alfarroba. Além de ser saborosa, traz benefícios! Bjoo!!

  18. Cass disse:

    Realmente surgem muitas “modinhas” de alimento mas eu acho que não custa nada experimentar né? Sempre bom conhecer coisas novas

  19. Adoro blogs informativos, tão bom aprender algo novo!
    Te indiquei o Prêmio Dardos!!! beijão :*

  20. Oiiii, indiquei seu blog ao Prêmio Dardos! Adoro suas postagens! 😉 Bjão!

  21. Barbara Reccanello disse:

    Menina, não sabia desse!!! Que legal! Já vou procurar!! Será que na minha cidade, interior de minas, vende??! E será que é muito caro?!
    http://divinamaravilhosa.wordpress.com

    • Plá, fico feliz que tenha gostado. Procure primeiro em casa de produtos naturais, com certeza vai achar, hoje em dia está sendo bem vendido. Em último caso procure em lojas virtuais. Quanto ao preço, é questão de custo e benefício. Eu costumo comparar o preço com um bom chocolate 30%. Bjs linda

  22. Dexaketo disse:

    Republicou isso em DEXAKETO.

  23. Lena Rico disse:

    Nossa que interessante! Não tinha conhecimento desse alimento…

  24. Petitluxo disse:

    Nossa nem conhecia adorei a dica, muito bom hein..Bjuss
    http://www.petitluxo.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.