3 dicas para encontrar motivação no dia a dia

Quantas vezes nos sentimos sem energia, sem vontade de ir para o trabalho, cuidar da casa, fazer atividades físicas? A falta de motivação é a principal causa de um momento de baixa como estes, embora não seja o único. E como é difícil fazer as coisas sem motivação, não é mesmo?

A palavra motivação vem do termo em latim ‘moveres’ que significa mover. Ou seja, motivação é o impulso que nos move para frente, para explorar novos desafios e enfrentar de peito aberto a dinâmica do dia a dia.

O problema é que muitas vezes esperamos que a motivação venha de fora, ou seja, que o companheiro nos incentive, que o chefe elogie, que o amigo reconheça. Mas todas estas formas estão muito baseadas em nossas expectativas e podem não acontecer como esperamos. Por outro lado, quando desenvolvemos este senso de auto-motivação e esta vontade passa do interno para o externo, compreendemos que a felicidade esta na nossa própria jornada, não exatamente em um ponto que atingimos ou no reconhecimento das pessoas lá fora. 

A motivação compõe de três principais características. Acompanhe:

  • A autonomia, ou seja, poder escolher a maneira com que se executa uma tarefa, é um fator básico para se manter a motivação em alta. Isso é comprovado especialmente no meio corporativo, onde empresas percebem maior motivação dos funcionários que tem liberdade de escolhas sobre como realizar suas tarefas, horários – desde que os resultados sejam alcançados.
  • O segundo ingrediente fundamental é o domínio: Quando podemos ampliar nosso domínio sobre a execução de uma tarefa também nos sentimos mais motivados, ou seja, desenvolver as habilidades necessárias para a realização de uma tarefa é algo que nos motiva. Este poder de aperfeiçoamento de algo que gostamos faz com que tenhamos sempre vontade de melhorar.
  • A última característica e talvez a mais importante é o propósito. Quando sentimos que nossa tarefa tem funções mais amplas do que apenas pagar as contas, nós nos conectamos com a missão e nos firmamos nela.

Pitaco: Pense positivo: Palavras e pensamentos têm poder. Por isso, tente colocar palavras de otimismo na sua cabeça. Pensar que você vai vencer, sim, e que isso depende exclusivamente de você! Encontre essa força dentro do seu interior. Se ame!

Agora é hora de se perguntar: “o que me motiva?”.  Encontrar dentro de você o propósito para continuar e, mesmo com todos os desafios, desfrutar a vida com fluidez, realizando suas metas e desenvolvendo satisfação interna. Compartilhe com a gente como foi este primeiro passo para você!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

46 respostas para 3 dicas para encontrar motivação no dia a dia

  1. Pingback: “10 erros que precisam ser evitados ao praticar caminhada”: fique de olho! | O Bem Viver

  2. Muito bom, vou começar a seguir! Abs.

  3. Pingback: 3 dicas para encontrar motivação no dia a dia | O Bem Viver

  4. Pingback: 3 dicas para encontrar motivação no dia a dia – Iaiá

  5. Te indiquei para o prêmios dardos ❤ Parabéns flor, seu blog super merece ❤
    Ps: O post sobre o prêmio só sair amanhã ❤

  6. Juju Bela disse:

    Exato!! Pensamento positivo sempre e vamos em frente! Amei o post, bjuussss

  7. Quem me dera… Tem dias que nem eu me aguento. Perco o controle muito facilmente e depois que isso acontece fico pra baixo o dia inteiro…

  8. Pensamento positivo sempre!
    O pensamento positivo é um dos hábitos fundamentais da vida!
    Amei o post!
    Um abraço,

  9. André Lee disse:

    Parabéns pelo blog, dicas muito pertinentes nesta postagem. Realmente nada melhor do que encontrar algo que nos motiva, foi o que encontrei ao montar o meu blog, que surgiu logo após eu terminar a faculdade e estar bem desanimado com o jornalismo que está a cada dia mais desvalorizado. Quando puder e quiser saber um pouquinho sobre música, dê uma olhada lá : http://mylolleepop.wordpress.com

    • Olá André! Fico feliz que tenha gostado e obrigada pelo carinho. O blog está me motivando muito ultimamente, o que é ótimo, já que minha profissão também está bem, bem desvalorizada. Estou indo conferir seu blog com certeza. Abs e sucesso

  10. Saltibum disse:

    Preciso de domínio e tentar encontrar dentro de mim está motivação. Obrigada pelo post. Beijão

  11. Paco disse:

    Muito bom, parabéns. Concordo plenamente que precisamos busca interior. Abs repassando

  12. Ritmodesmedido disse:

    Moça, te indiquei no prêmio Dardos!! passo sempre por aqui…então achei justo! =)

  13. Zezinha disse:

    Adorei o post, precisamos de motivação sempre, principalmente partindo de nos mesmo. Beijos

  14. Simone disse:

    Me fez lembrar das minhas aulas na faculdade de ADM, os professores falavam muito sobre motivação. Concordo perfeitamente
    http://www.charme-se.com/

  15. Dicas ótimas!
    Geralmente o que mais me motiva são meus pets e minhas aulas de dança ❤

  16. Fran Britto disse:

    O que eu estava precisando ler hoje. Obrigada por compartilhar! Sucesso!

  17. Adorei a dica extra de que o pensamento tem poder, meu último vídeo no canal é exatamente sobre isso =)

  18. fulvialuna1 disse:

    A volte mi accade di non avre “motivazione”, ma poi penso che c’è sempre uno spunto in me per ripartire.
    Mi interrogo e riparto.

  19. Ana Leticia Accorsi disse:

    Adorei!! 🙂

  20. cissytavares disse:

    Oi linda, muito interessante e importante suas palavras nesse post! Muitas das vezes nos esquecemos de que a motivação precisa fluir de dentro para fora e não ao contrário! Esperar que fatores externos nos motivem? Infelizmente é um de nossos maiores erros e motivo para frustrações…..

  21. Petitluxo disse:

    Boas dicas lindona..Sempre é bom lembrar aquilo que devemos fazer para ter motivação..Bjuss
    http://www.petitluxo.com

  22. Mundo da Lis disse:

    Adorei o post!
    Vou tentar seguir as dicas para me motivar mais e mais no dia a dia hehe
    Beijos!

  23. Pingback: 3 dicas para encontrar motivação no dia a dia – Turbonauta – Rede de Informações

  24. terapiameblog disse:

    Adorei o post, sempre gosto de ler sobre esse assunto. Motivação era uma coisa que me faltava muito para criar meu blog, mas hj graças a Deus criei e estou muito motivada! Parabéns por abordar este assunto.
    terapiameblog.wordpress.com

  25. Oliveirawa disse:

    Autonomia, domínio e propósito. Este conteúdo me fez lembrar a reflexão de Leslie Lipson (cientista político Americano) : “Entender as coisas é o princípio de Liberdade, pois nisto consiste o domínio sobre o meio” Estou sempre antenado nos artigos de seu blog. Parabéns!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.