Pensamentos e reflexões sobre a vida

trail-352284_1280-1024x682

Não importa o que você esteja vivendo no momento, uma boa reflexão sempre traz conhecimento, novas ideias e possibilidades. Confira alguns valiosos pensamentos e reflexões sobre a vida e motive-se:

Segue o teu coração

Lembrar-me que inevitavelmente terei que morrer é a mais importante ferramenta que encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas na vida. Porque praticamente todas as coisas — todas as nossas expectativas externas, todo o nosso orgulho, todo o nosso medo do embaraço ou fracasso — caem em face da morte, deixando apenas aquilo que é realmente importante. Lembrares-te que mais cedo ou mais tarde vais morrer é a melhor forma que conheço de evitar a armadilha de que temos alguma coisa a perder. Nós já estamos nús. Não existe nenhuma razão para não seguirmos o nosso coração.

 (Steve Jobs)

Ser feliz é uma responsabilidade muito grande

Ser feliz é uma responsabilidade muito grande. Pouca gente tem coragem. Tenho coragem, mas com um pouco de medo. Pessoa feliz é quem aceitou a morte. Quando estou feliz demais, sinto uma angústia amordaçante: assusto-me. Sou tão medrosa. Tenho medo de estar viva porque quem tem vida um dia morre. E o mundo me violenta. Os instintos exigentes, a alma cruel, a crueza dos que não têm pudor, as leis a obedecer, o assassinato — tudo isso me dá vertigem como há pessoas que desmaiam ao ver sangue: o estudante de medicina com o rosto pálido e os lábios brancos diante do primeiro cadáver a dissecar. Assusta-me quando num relance vejo as entranhas do espírito dos outros. Ou quando caio sem querer bem fundo dentro de mim e vejo o abismo interminável da eternidade, abismo através do qual me comunico fantasmagórica com Deus. 

(Clarice Lispector)

Cada dia é único

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.

Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.

Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.

Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. 

(Paulo Coelho)

A vida é um movimento sem fim

Eu acho que é sempre importante fazer perguntas fundamentais, mas quando fazemos uma pergunta fundamental, a maioria de nós está a procurar uma resposta, e desta forma a resposta será invariavelmente superficial, porque não existe resposta “sim ou não” para a vida.

A vida é um movimento, um movimento sem fim, e para investigar esta coisa extraordinária chamada vida, com todos os seus aspectos inumeráveis, devemos colocar perguntas fundamentais e nunca ficar satisfeito com as respostas, por mais satisfatórias que estas possam parecer, porque no momento em que obtiver uma resposta, a mente chega a uma conclusão, e uma conclusão não é vida – é meramente um estado estático.

Assim o que é importante é fazer as perguntas fundamentais mas nunca ficar satisfeito com as respostas, por mais inteligentes e por mais lógicas que sejam, porque a verdade da questão reside para além da conclusão, para além da resposta, para além da expressão verbal.

A mente que coloca uma questão e fica satisfeita com uma mera explicação, uma expressão verbal, permanece superficial. Apenas a mente que coloca uma questão fundamental e que é capaz de perseguir essa questão até ao fim – apenas uma mente desse tipo é que pode descobrir o que é a verdade. 

(Jiddu Krishnamurti)

A genética condiciona a felicidade

Uma era de felicidade simplesmente não é possível porque as pessoas querem apenas desejá-la, mas não possuí-la, e cada indivíduo aprende durante os seus bons tempos a de facto rezar por inquietações e desconforto. O destino do homem está projetado para momentos felizes — toda a vida os têm —, mas não para eras felizes. Estas, porém, permanecerão fixadas na imaginação humana como “o que está além das montanhas”, como um legado de nossos ancestrais: pois o conceito de uma era de felicidade foi sem dúvida adquirido nos tempos primordiais, a partir da condição em que, depois de um esforço violento na caça e na guerra, o homem se entrega ao repouso, estica os membros e sente as asas do sono roçando a sua pele. Será uma falsa conclusão se, na trilha dessa remota e familiar experiência, o homem imaginar que, após eras inteiras de labor e inquietação, ele poderá usufruir, de modo correspondente, daquela condição de felicidade intensa e prolongada.

(Friedrich Nietzsche)

Fonte: SBie

Gostou desses pensamentos e reflexões sobre a vida tão profundos? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Pitaco: Viva com paixão! Faça o que tens vontade.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

37 respostas para Pensamentos e reflexões sobre a vida

  1. Pingback: Pintura . Será uma Arte ou Terapia? – Criando uma vida sem frescura com Ana Braga

  2. Pingback: A pintura como terapia | Blog Pitacos e Achados

  3. senteblog disse:

    Republicou isso em sentebloge comentado:
    Tempo para refletir e sempre necessario

  4. Juju Bela disse:

    Sensacional, ótimas reflexões. Beijos

  5. Bia Perez disse:

    Viver aprendendo dia a dia… com positivismo faz toda a diferença! Gostei das suas reflexões.

  6. fulvialuna1 disse:

    Grazie per queste pillole di saggezza. Leggere è imparare e confrontarsi.

  7. Fadabela disse:

    Estava mesmo precisando desses pensamentos. Bjuuusss

  8. Paco disse:

    Outro post sensacional, repassando

  9. #Duda disse:

    Adorei!Linda Reflexão!

  10. Zezinha disse:

    Lindas reflexões! Beijos

  11. Muito legal seu post!
    As vezes eu paro e fico pensando também e no fim de tudo só consigo ter certeza de uma coisa: Não adianta nada ficar olhando para trás x.x

  12. Denise disse:

    Reflexões excelentes!

  13. Oi, tudo bem?
    Indiquei o seu blog para o Prêmio Dardos. Espero que não se importe!
    Um beijo 😊

  14. Lele Zucco disse:

    Adorei as reflexões! ❤ Abraços.

  15. Anna Abreu disse:

    Muito lindo! Parabéns!! Bjss

  16. Marina disse:

    Nossa, estava precisando ler essas reflexões hojem viu! Essa do Steve Jobs, segue seu coração, é a mais pura verdade. Frente a morte todas as coisas ficam diferentes. Beijo e boa semana! 🙂
    http://www.maridx.wordpress.com

  17. Simone disse:

    Adoro textos de reflexão, poemas e frases *.* Inspiram sabe?
    http://www.charme-se.com/

  18. Isabella Cas disse:

    Incrível! Uma reflexão mais profunda que a outra! *-*
    Gostei bastante *-* Principalmente das palavras de Clarice Lispector
    “Ser feliz é uma responsabilidade muito grande” suuper concordo!
    Ser feliz é uma escolha diária e destemida rs
    Bjs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.