Benefícios das frutas desidratadas

 

As frutas secas, ou desidratadas como muitos conhecem, são muito populares em épocas de Natal e Ano Novo, mas podem ser encontradas o ano todo em mercados que costumam oferecê-las.

Na verdade, esses alimentos tão saborosos, são também muito ricos nutricionalmente. A grande diferença das frutas desidratadas, quando comparadas às frutas frescas é o fato destas  passarem pelo processo para eliminar a água, ou seja, reduz a poder de hidratação, mas preservam-se as fibras, vitaminas e minerais.

É importante saber que existe diferença entre fruta desidratada (ou fruta seca) e fruta cristalizada, pois essa última tem adição de açúcar, diferente das desidratadas, que apenas concentram o açúcar da própria fruta, sendo mais saudáveis.

As frutas desidratadas podem ser adicionadas em preparações salgadas, como arroz a grega ou em pratos doces, como sobremesas em geral e ainda excelentes para os lanches intermediários às refeições principais, inclusive associadas às oleaginosas. A vantagem delas é o fato de estarem prontas para consumo, sem necessidade de higienização, nem processamento (descascar, picar…), facilitando assim o consumo, no dia-a-dia.

A quantidade diária varia de pessoa para pessoa, mas por se tratar de um alimento natural e muito saudável, podem ser consumidas por crianças, adultos e idosos.

Para aquelas pessoas que tem por hábito consumir doce após as refeições, as frutas desidratadas são boas opções de sobremesa, facilitando a absorção de alguns minerais e a manutenção do peso saudável, evitando assim o consumo de açúcar em excesso.

Frutas desidratadas e altos níveis de fibra

Frutas desidratadas geralmente contém mais fibra do que o mesmo tamanho de porção das frescas. As fibras ajudam a manter o seu sistema digestivo funcionando sem problemas, ajudando também a dar a sensação de satisfação ao comer. Damascos secos, por exemplo, contêm 6,5 gramas de fibras por xícara, enquanto damascos frescos contêm apenas 3,1 gramas. Uma xícara de passas contém 5,4 gramas de fibra contra apenas 1,4 gramas de uvas sem sementes. Fibra não só ajuda o seu sistema digestivo, mas também ajuda a prevenir a obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Densidade dos nutrientes em frutas desidratadas

Como a maior parte da água é extraída dos frutos secos, os seus nutrientes são condensados num pequeno volume. Frutas secas como damascos, passas, ameixas e figos contêm grandes quantidades de beta caroteno, vitamina E, niacina, ferro, magnésio, potássio e cálcio.

Gorduras e calorias das frutas desidratadas

Frutos secos contém pouca ou nenhuma gordura. Eles também contêm mais calorias significativas por porção, tornando-os uma fonte natural de energia para os atletas. Eles também são um bom complemento para as pessoas que buscam ganhar peso saudavelmente. Se você está acompanhando o seu peso, você pode querer limitar a ingestão de frutas desidratadas devido ao teor de calorias.

desidratada

Confira os benefícios das 5 frutas desidratadas mais saudáveis:

Figo – É muito nutritivo e pode contribuir para o emagrecimento, já que traz saciedade rapidamente. O fruto é diurético, tem caráter alcalino, que pode neutralizar a acidez no estômago, quando um algo muito ácido é ingerido causando desconforto. Além de tudo, é um laxante natural e um poderoso expectorante.

Goji Berry – Uma nova moda é consumir essa fruta de cultivo milenar chamada goji bery. O fruto tem uma alta quantidade de vitamina C, o que previne o organismo de resfriados e gripes.  É ótimo para quem quer malhar porque a fruta enrijece os músculos e melhora a qualidade da pele, combatendo os sinais de expressão e as características de envelhecimento.

Ameixa – As propriedades antioxidantes da ameixa desidratada são superiores às propriedades da fruta fresca. Ela também reduz o mau colesterol, diminui o risco no de desenvolver osteoporose, combate a flacidez da pele, além de ajudar a prevenir o câncer de cólon.

Tâmara  É uma fruta rica em ferro e pode prevenir alguns problemas hepáticos e anemias. Ela pode regular a pressão arterial e o fluxo de sangue no corpo. É preciso tomar cuidado para não abusar porque na sua composição contêm muitos açucares complexos e podem desacelerar o metabolismo. Por outro lado, isso é ótimo para esportistas que fazem esforço físico prolongado.

Uva passa – A uva passa protege os dentes de cáries, apesar de ser bem adocicada. Ela também é uma forte aliada para combater anemia, por ser um dos alimentos desidratados muito ricos em ferro. E para completar, a fruta ajuda a tratar infecções no corpo e pode prevenir as distúrbios visuais.

A variedade delas é muito grande, procure a que satisfaça o seu paladar e confira os benefícios das frutas desidratadas, consumindo-as frequentemente!

Pitaco: Algumas frutas desidratadas até recebem adição de açúcar para aumentar a validade do produto, então, é fundamental ler o rótulo.

Aproveite os benefícios das frutas desidratadas, elas contribuem para a sua saúde e tem um sabor irresistível!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

33 respostas para Benefícios das frutas desidratadas

  1. Pingback: O que você sabe sobre frutas desidratadas? – Leia estas deliciosas informações! | O Bem Viver

  2. Sempre Alerta disse:

    Que delícia! Amo frutas desidratadas. Beijos

  3. Renata Ayub disse:

    Tenho curiosidade pra provar essa tal de tâmara… Agora, uva passa? Ecaaaaa kkkk Na comida então, nem pensar kkkkk Odeioooo…

  4. Post esclarecedor. Amooo frutas desidratadas, são saborosas e nos socorrem quando a fome aperta.
    Grata pela post!!! Abraços flor!!!!

  5. Post esclarecedor. Amo frutas desidratadas, são super saborosas e benéficas mesmo!!! Grata pelo esclarecimento. Abraços querida!!!

  6. Nete Lago disse:

    Muito bom. Eu amo uva passa!!!! Adorei saber os benefícios.
    Beijossss

  7. Fadabela disse:

    Nossa, eu nem dava valor para elas. Vou ver se encontro morango e kiwi que adoro. Obrigada pelo alerta. Bjão

  8. Simone disse:

    Eu não sabia de todos esses benefícios, diferente da maioria das pessoas eu amo uva passa, e gosto muito de ameixa também. Meu pai come bastante ameixa, mas nunca perguntei porque, minha irmã só fala que é bom rs, beijos

  9. Paco disse:

    Muito interessante. Repassando

  10. Zezinha disse:

    Sou apaixonada por frutas desidratadas. Moro perto do mercado municipal e estou sempre comprando. Gostei do post, está super delicioso. Bjinhos

  11. Muito bom, aprender a comer.

  12. Gustavo Roubert disse:

    Pergunta inconveniente de pleonasmo, ou seja, intelectual chato:

    – As frutas desidratadas não precisam de soro fisiológico, não?

  13. fabianadalcol disse:

    Que dica gostosa…rs… É sempre bom ter algo assim na bolsa, quando der aquela fominha na rua né?

  14. Bom dia, tudo bem? Te indiquei para o prêmio Dardos veja meu post e entenda https://msgoncalvesadvogados.wordpress.com/

  15. Pingback: LINKS PARA UMA VIDA MELHOR | Pensei que nunca amaria novamente até te encontrar e perceber que nunca havia amado antes!

  16. kikanacozinha disse:

    Republicou isso em Kika na cozinhae comentado:
    Nessa época do ano as pessoas usam muito mais fritas secas, desidratadas e secas, e achei bem interessante dividir este post com quem acompanha a Kika na cozinha.

  17. Que delícia! Eu adoro frutas secas e desidratadas… porém é importante cuidar com a porção diária já que algumas recebem adição de açúcar! Beijos =)

    http://www.robertazanatta.com.br

  18. Rodízio disse:

    Ótimo post, vou aprender a comer aquele arroz de ano novo com passas sem fazer cara feia kkk

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.