Especialistas alertam para os perigos de não tomar sol

Com a chegada do verão, muito se fala nos perigos do sol e da necessidade de usar filtro solar durante todo o dia, mesmo que o tempo esteja nublado, mas pouco se fala dos perigos de não tomar sol. Embora os protetores sejam ótimos para a pele, o uso exagerado desses produtos pode trazer riscos à saúde dos ossos. Isso porque eles diminuem em 90% a absorção da vitamina D, que é produzida pelo organismo por meio da exposição ao sol. Os raios ultravioletas do tipo B (UVB), emitidos pela luz solar, são capazes de ativar a síntese desta substância.

“A vitamina D é o mais potente hormônio que o corpo produz e o sol tem importância vital para a sua absorção, pois é o responsável por gerar de 80% a 90% da vitamina que o corpo recebe. Por isso os riscos de passar o filtro solar em todas as partes do corpo. Precisamos da vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio, principalmente as mulheres que têm maior incidência de osteopenia, já na meia idade, podendo agravar-se para a osteosporose”, relata o químico José Celso Guimarães, diretor técnico da Phosther Algamar.

A deficiência de vitamina D também influencia o aparecimento de síndromes do sistema imunológico, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, além de estar relacionada a processos inflamatórios, aumento da pressão arterial, obesidade e diabetes.

Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, a vitamina D – que na verdade é um hormônio esteroide lipossolúvel – controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. Também ajuda a manter o bom funcionamento do cérebro e do tecido ósseo, fortificando ossos, dentes e músculos.

Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos do cálcio proveniente da alimentação. A osteoporose, um dos males típicos da terceira idade, é uma das principais doenças que podem ser prevenidas por meio da vitamina D. Com a insuficiência dessa substância, o corpo não absorve o cálcio de maneira adequada, deixando assim os ossos fracos e vulneráveis.

“À medida que a pessoa envelhece, sua capacidade de produzir vitamina D diminui. Um idoso precisa ficar quatro vezes mais tempo no sol para obter a mesma concentração de vitamina D que um jovem de 20 anos. Com isso, há prejuízos na fixação de cálcio, aumentando os riscos de perda de massa óssea”, relata o geriatra Jorge Jamili, consultor da Phosther Algamar e especialista em medicina preventiva. “Deve-se tomar banho de sol por 15 a 20 minutos todos os dias, sem usar filtro solar nos braços e pernas, pois a quantidade de vitamina D que é absorvida é proporcional à extensão de pele que está exposta. Além disso, quanto mais idade, mais tempo de exposição é necessário. Por isso, muitas vezes, é preciso fazer uso de suplementação mineral para se chegar aos níveis recomendados de cálcio, principalmente a partir da meia idade”, completa.

Depois de tomar sua dose diária de sol, de preferência até as 10h, o ideal é mesmo proteger a pele dos raios solares usando protetores no restante do dia.

Uma alternativa para compensar essa queda na produção e absorção de minerais é fazer a suplementação com multiminerais à base de algas marinhas, que é uma fonte natural de cálcio, além de magnésio e zinco, que são essenciais às atividades bioquímicas da vitamina D.

“Nos multiminerais provenientes de algas todos os minerais agem de forma sinérgica, sem competição entre eles, uma vez que os elementos não atuam de forma isolada no organismo. Além disso, esse tipo de suplemento possui altíssimo grau de absorção (90%) e biodisponibilidade (capacidade de integração dos minerais ao sistema do corpo) no organismo humano, reduzindo ainda os riscos de problemas cardíacos ao não produzir resíduos ou depósitos nas artérias, como ocorre com suplementos de cálcio de má qualidade”, explica o José Celso.

summer holidays

Pitacos

  • Tomar sol com moderação não faz mal. A orientação para ter boas quantidades deste nutriente é expor no mínimo pernas e braços ao sol sem proteção solar por cerca de 15 a 20 minutos. 
  • É preciso evitar a exposição solar entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde.
  • Dose e sabedoria… Todo muito precisa tomar sol, mas exagerar na dose pode fazer muito mal. O sol pode ter efeito benéfico para os ossos como fonte de vitamina D, e ao mesmo tempo, ser um vilão tendo relação direta com a ocorrência de câncer de pele.
  • É importante que a necessidade do indivíduo seja analisada por um profissional da saúde a fim de saber se apenas o sol é o suficiente ou se é preciso uma alimentação rica na substância. 
  • Os suplementos só podem ser tomados após a constatação de deficiência de vitamina D e a orientação médica para o consumo dessas doses extras. É preciso muito cuidado com o excesso desta vitamina. 
  • É importante destacar que o excesso de vitamina D só ocorre por meio da suplementação.
  • As janelas impedem a absorção. Isto ocorre porque os raios ultravioletas do tipo B (UVB), capazes de ativar a síntese da vitamina D, não conseguem atravessar os vidros.

620x717-vitamina-d

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

39 respostas para Especialistas alertam para os perigos de não tomar sol

  1. uaíma disse:

    Grato pela visita ao Uaíma. Quanto às doses disso e daquilo, fico com a caipirinha…
    Que o ano de 2017 lhe seja leve.
    Um abraço.

    Darlan M Cunha
    (BH, MG)

  2. Pingback: 6 alimentos para turbinar o seu cérebro |

  3. Pingback: Especialistas alertam para os perigos de não tomar sol – Turbonauta – Rede de Informações

  4. Sempre Alerta disse:

    Preciso tomar mais sol. Valeu pelas dicas. Bjocas

  5. vileite disse:

    Ótima postagem !

  6. patytorrao disse:

    Aqui no Rio o sol de verão das 7 já lasca o couro kkk tento fugir dele mas depois dessa matéria vejo o quanto é importante!
    Bjoos Pitaquinha

  7. Paco disse:

    Não tinha parado para pensar nisso. Muito bom post. Repassando

  8. Posso falar? Acho brasileiros nunca vão ter problemas por não tomar sol. askdjhaskjdh


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    • Oi Bianca, eu não tenho dúvidas!! kkk Aqui no Sul, especialmente em Curitiba, este mês o sol só apareceu 4 dias. Conto 4 porque ontem fez 3 horas de sol entre nuvens. Pode?! Neste momento temos uma deliciosa chuvinha… Bjs linda

  9. Lari Reis disse:

    É como se tivesse sido escrito para mim, haha. Raramente tomo sol porque realmente não gosto. Quaaando tenho a chance de ir à praia, escolho os melhores horários para fazer uma caminhada e isso me ajuda um pouco, rs

  10. Pingback: LINKS PARA UMA VIDA MELHOR | Pensei que nunca amaria novamente até te encontrar e perceber que nunca havia amado antes!

  11. Pingback: Saiba porquê a Vitamina D é tão importante para a nossa saúde! | O Bem Viver

  12. Fadabela disse:

    Eu faço uso de suplementos, pois fico o dia inteiro trancada em um escritório. Amei o post. Valeu

  13. Pingback: Especialistas alertam para os perigos de não tomar sol | bomviverblog

  14. Zezinha disse:

    Adorei as dicas, são sensacionais e importantíssima. Bjinhos

  15. Diana disse:

    eu gosto muito da minha dose diária. Mas agora com o inverno na europa, é difícil 😦

  16. Petitluxo disse:

    Sol na hora certa é bom para a pele é vitamina D neh!!
    Adorei o post…Bjuss

    http://www.petitluxo.com

  17. Thaisa Maia disse:

    Matéria interessante, é sempre bom avaliar os dois lados de uma situação especialmente quando é um lado pouco falado!
    Fiquei curiosa, onde você mora que não tem tanto sol assim? Odeeeeio sol, aqui na minha cidade é quente demais rs

  18. Pamela Voos disse:

    Vish! Sou mais branca que palmito e odeio verão/praia/sol hahaha o que fazer?!?!?!
    Esse ano coloquei uma meta: pretendo pelo menos, pegar um bronzezinho, pois é sempre bom! Mas sempre com protetor solar!!

  19. JCDattoli disse:

    Excelente matéria! Muito útil!
    Eu mesmo tenho recomendação médica para fazer suplementação diária da tal Vitamina D, que na verdade é um hormônio.
    Replicarei no meu blog (obemviver.blog.br) nos próximos dias.
    Abraços e parabéns!

    • Que bom que gostou! É muito importante mesmo. Também estou tomando suplementação, pois onde moro, por exemplo, só neste mês tivemos apenas 3 dias de sol. Af! Obrigada querida, bjs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.