Como decorar uma árvore de Natal – Parte II

maxresdefault

A principal estrela da decoração de Natal, sem sombra de dúvidas, é a árvore de Natal. Decorando a árvore é o nosso tema de hoje. Quem não teve a oportunidade de ver a parte I, clique aqui.

Decorando a árvore

1 – Primeiro pendure as luzes

Colocar os fios de luzes pode ser a parte mais trabalhosa de enfeitar a árvore. Mas se for feito direito, vai fazer a sua árvore ficar mais mágica do que qualquer outra coisa que você faça. Siga estas dicas para ter sucesso máximo nessa tarefa:

  • Desenrole o fio de luzes na árvore, de cima para baixo, empurrando ligeiramente para dentro dos galhos para esconder o cabo.
  • Deixe espaço entre as luzes de maneira equilibrada. Se você não tem certeza se elas estão equilibradas, afaste-se uns 3 metros da árvore e aperte os olhos para ver. Cheque se existe algum espaço em particular que está brilhando demais ou muito escuro.

114671_Papel-de-Parede-Laco-na-Arvore-de-Natal--114671_1400x1050 (1)

2 – Coloque cordões ou laços

Uma vez que você tenha colocado as luzes, você pode colocar qualquer outro enfeite na árvore. A sua escolha vai depender do seu gosto pessoal, mas considere estes quatro pontos:

  • Evite festões muito fofos. Cordões de festão muito fofo eram essenciais nas árvores de Natal do meio do século, mas hoje em dia estão fora de moda. Se você adora o festão ou gosta do visual cintilante, tente guirlandas de arame menores que têm pequenas figuras metálicas, normalmente na forma de árvores ou estrelas.
  • Se você gosta de cordão de pipoca, as mantenha brancas. Isso significa: nada de usar pipoca que já vem com manteiga. Para um visual o mais elegante possível, estoure a pipoca você mesmo; assim, você terá um lindo cordão branca invernal, ao invés de tingida de amarelo.
  • É difícil errar utilizando-se cordões de miçangas plásticas ou de metal. Desde que você escolha uma cor que combine com o seu esquema de cores e um tamanho que seja delicado, cordões de estrelas ou miçangas metálicas provavelmente vão ficar ótimos na sua árvore. Faça uma distribuição equilibrada do cordão nos galhos mais para fora da árvore.
  • Use fita aramada. Se você quer colocar um laço de fita, escolha o tipo que segura a forma, ao invés de despencar. Escolha uma fita de largura média para que o laço ainda seja largo o suficiente para ser visto de longe, mas não largo demais que torne difícil passar ao redor da árvore. Adicione pequenos laços, distribuídos de maneira equilibrada ao longo do comprimento da fita, para ficar ainda mais bonito.

Como decorar uma Árvore de Natal2

3 – Coloque um enfeite no topo

Colocar uma ponteira de árvore “antes” dos outros enfeites pode parecer uma loucura, mas pense desta forma: se algo der errado, você não quer ter que gritar “madeeeira!” para uma árvore que está caindo cheia de enfeites preciosos de fibra de vidro. O tipo de ponteira que você vai escolher depende do tema e do visual da sua árvore, mas aqui estão algumas opções muito populares:

  • Estrela
  • Anjo
  • Um laço bonito
  • Imitação de folhas de azevinho e frutas vermelhas
  • Um grande floco de neve
  • Cruz cristã

Como decorar uma Árvore de Natal

4 – Deixe os enfeites por último

Já que os enfeites são a parte mais delicada e móvel da decoração, é melhor deixar para colocá-los depois que a sua árvore estiver pronta. Comece no topo e vá para baixo, tentando distribuí-los de maneira equilibrada. Lembre-se de colocá-los um pouco para dentro da árvore para dar profundidade.

  • Se você está misturando bolas de natal e outros enfeites especiais, coloque as bolas primeiro. Pense nelas como a sua base. Depois você pode escolher onde quer distribuir os enfeites que chamam mais atenção, assim todos podem ser vistos e ficam integrados ao resto da árvore.
  • Pense na parte de baixo da árvore. Se você tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa, você deve evitar colocar qualquer item muito especial nessa área onde pode ser facilmente arrancado. Ao invés disso, considere preencher a área com luzes ou guirlandas extras.
  • Enfeites maiores devem ficar do meio para baixo da árvore, para não pesar.
  • Você até pode usar coisas que não são feitas para a árvore. Balas em forma de bengala ou outras gostosuras são uma adição popular para as crianças. Tente, também, objetos da natureza, como frutas e pinhas.

Pitacos:

  • Monte a sua árvore perto da janela. Isso vai ajudar a deixar a parte de fora da sua casa com mais espírito natalino.
  • Durante a arrumação, faça pausas e dê um passo para trás para ver, de longe, como está ficando o conjunto e localizar os lugares que estão precisando ser mais preenchidos. Quanto mais cheia, mais bonita  árvore fica.
  • Na hora de escolher o pisca-pisca, prefira as lâmpadas LED que, além de mais bonitas, gastam menos energia e não esquentam.
  • Comece a colocar os enfeites com a árvore acesa. Assim, fica mais fácil identificar “buracos” onde é preciso colocar ornamentos maiores ou mais importantes.
  • Mantenha a árvore de Natal longe de lareiras, aquecedores e velas.
  • Se sua árvore ficou muito magrinha, uma boa dica é comprar o festão aramado, que imita o verde das folhas para deixá-la mais robusta e preenchida.
  • Chamar as crianças para participar da montagem da árvore é sempre uma boa pedida, mas para ficar ainda melhor, peça que elas escolham seu bichinho de pelúcia favorito para complementar a decoração da árvore.
  • Escolha uma árvore adequada ao tamanho da sua sala. Em cômodos pequenos, não exagere! Árvores pequenas como centro da mesa de jantar são um charme.
  • Para evitar que sua árvore antecipe o Carnaval, defina antes de começar a montagem as cores que irá usar e separe os enfeites adequados.
  • Guarde os enfeites especiais em caixas para que eles não se quebrem quando você guardá-los para o ano seguinte.
  • Lembre-se: você não precisa usar todos os itens de decoração que tem. Às vezes, menos é mais.
  • Compre enfeites para o ano seguinte logo depois do Natal, quando eles estão em promoção.

Aviso: 

  • Alguns enfeites podem quebrar facilmente. Não os pendure em galhos fracos, na parte mais baixa (principalmente se você tiver crianças ou animais) ou muito na ponta.

É muito divertido envolver toda a família nesse trabalho. Assim, a árvore acaba tendo um pouquinho da colaboração de cada um representada ali, já entrando no espírito de Natal.

Em breve terá um post de como desmontar a árvore de Natal. Dicas para guardar e utilizar em janeiro. 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

40 respostas para Como decorar uma árvore de Natal – Parte II

  1. Maria Luíza Campos disse:

    Perfeitas, amamos tudo, vou postar minha árvore
    assim que montar.
    Dia de hoje é o dia mundial da montagem das árvores
    De Natal, vou aproveitar tudo que aprendi aqui.
    Minha avó dizia que quem coloca a ponta perde a conta
    do tempo que passará a nosso lado
    Bóra convidar alguém que queremos em nossa vida
    pra sempre.

  2. Sempre Alerta disse:

    Ótimas dicas, Vou fazer certinho agora. Valeu Bjocas

  3. Pingback: Já montou sua árvore de natal? |

  4. Lari Reis disse:

    Já faz alguns anos que não montamos/decoramos árvore de Natal aqui em casa. As comemorações da família eram aqui e a gente enfeitava tudo para a festa ficar mais bonita, principalmente para as crianças. Com o tempo, foi todo mundo crescendo, a festa esvaziou… Meus pais (moro com eles) optaram por montar apenas o presépio, conforme a religião que seguem. É bem diferente de uma árvore, mas não deixa de dar um climinha natalino!
    Beijos


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    • Oi Lari. O presépio é o maior símbolo natalino. Agora eu fiz uma regressão. Todas as festas eram na casa dos meus país, sempre foi assim. Era uma delícia decorar a casa toda, principalmente no Natal. Depois, os filhos se casam, tem os netos, temos a casa da sogra… Tudo vai diminuindo, não é mesmo?! Minha mãe também diminui mais da metade a decoração e só faz por causa dos netos. Bjs 😉

  5. blogmeroreis disse:

    Ainda não montei a minha, vou segui essas dicas .

  6. blogmeroreis disse:

    Que lindo adorei 😍😍

  7. Gabo disse:

    Olá, te marquei em uma tag, não deixe de conferir posteriormente.Abraços! https://gabrielwillis.wordpress.com/2015/11/24/tag-descobrindo-novos-blogs/

  8. Zezinha disse:

    É meu segundo ano com a minha árvore de natal. Ano passado eu penei, e nem ficou como eu queria. Agora com as dicas eu e minha filha vamos armá-las certinho. Obrigada pelas dicas. Bjsssss

  9. amaletamagica disse:

    Ahhh preciso montar minha árvore ainda! Adorei as dicas,vou usar,com certeza! Beijão! Mari
    http://amaletamagica.com/

  10. Paco disse:

    Repassando

  11. Fadabela disse:

    Quando eu tiver um pinheiro de natal vou saber usar todas as dicas. Assim ficará fácil né?! Bjão

  12. Saltibum disse:

    Eu também sigo os mesmos passos. Fiquei feliz Pitaquinha. Bjinhos

  13. Mais um post cheio de dicas, heim! Quem diria que é tão complicado assim montar um árvore. kkkk

  14. Bete Fagundes disse:

    Eu colocava as luzes por último, vou lembras das dicas… ainda não decorei a minha kkk
    beijo

    Bete
    http://www.bem-me-quero.com

  15. Sempre com ótimas dicas né..
    Ameiii
    Beijos!

    Uau, vestidos maravilhosos!
    Eu amei suas escolhas..
    Beijos!

    http://roseamazingfashion.com/

  16. Dexaketo disse:

    Republicou isso em DEXAKETO.

  17. Jamile disse:

    Adorei as dicas, principalmente a de por as luzes antes de tudo hueheuhe Todo ano é a mesma coisa, eu começo a enfeitar, e só lembro das luzes quando acabei… É bem mais difícil de encaixá-la mais no centro da árvore 😦
    E essa do cordão de pipoca, juro, nunca tinha visto… Vi algumas imagens, e fica hiper diferente, adorei.
    Beijão.

  18. Thaisa Maia disse:

    Acredita que é assim mesmo que eu faço?! Sempre ponho as luzes primeiro e fico toda hora me afastando para achar os “buracos”. Também os primeiros enfeites que coloco são as bolinhas, alternando entre as cores, depois preencho o que faltar com os demais enfeites!
    https://lostinbeautyland.wordpress.com/

  19. Débora disse:

    A parte mais difícil pra mim são as luzinhas, sempre me atrapalho 😂 Queria ter uma árvore imensa, mas no meu apê, só cabe uma pequenina, então vou na dica do: menos é mais 😘 😘

  20. Juju Bela disse:

    Dicas sensacionais Pitaquinha, agora ficou mais fácil. Bjocas

  21. injepeças disse:

    Boas dicas!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.