Inteligência Emocional no ambiente de trabalho

 inteligencia_emocional

Já falei aqui no blog duas vezes sobre a Maturidade Emocional/Inteligência Emocional: A conquista da maturidade emocional e Teste sua maturidade emocional. Agora vou falar um pouco sobre como utilizá-lo no trabalho, na carreira profissional.

A inteligência Emocional está estritamente ligada a Maturidade Emocional. A Inteligência Emocional no trabalho é o uso inteligente das emoções, ou seja, fazer intencionalmente com que suas emoções trabalhem a seu favor, usando-as como uma ajuda para ditar seu comportamento e seu raciocínio de maneira a aperfeiçoar seus resultados.

Na prática, o trabalho em equipe, canais de comunicação abertos, cooperação, persuasão, persistência, motivação, liderança, empatia, saber escutar e dizer o que pensa são a base da Inteligência Emocional como competência profissional. O desenvolvimento das aptidões emocionais básicas proporcionam estar em sintonia com os sentimentos daqueles com quem tratamos, saber lidar com discordâncias para que não cresçam, saber mediar conflitos, ter a habilidade de fluir criativamente quando fazemos nosso trabalho e liderar convencendo as pessoas a trabalhar por um objetivo comum.

Quem demonstra controle emocional, autoestima elevada e autoconfiança têm capacidade para identificar muitas soluções para os problemas enfrentados no dia a dia. É notório, por exemplo, que administrar conflitos é uma das competências que mais exige o uso da habilidade ou capacidade emocional, uma vez que no ato de uma negociação a pessoa demonstra ou não equilíbrio entre razão e emoção. As duas se complementam, pois técnica, experiência e visão são fundamentais, porém tudo isso se torna poderoso quando aliados à Inteligência Emocional.

As cinco áreas de habilidades da Inteligência Emocional

Daniel Goleman, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:

* Autopercepção – que é a capacidade da pessoa conhecer a si própria, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.

* Autocontrole – que é a capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor. É saber lidar com os sentimentos e desenvolver a capacidade de confortar-se, controlar a frustração, a ansiedade, a tristeza ou a irritabilidade.

* Automotivação – que é a capacidade de motivar a si mesmo e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.

* Empatia – que é a habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas. As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais sociais, com os indicativos de que os outros precisam ou o que querem.

* Aptidão social – que é a capacidade de relacionamento interpessoal. A arte de relacionar-se passa, em grande parte, pela aptidão em lidar com as emoções dos outros. É essa aptidão que reforça a popularidade, a liderança e a eficiência do trabalho em equipe.

O  vídeo abaixo explica as cinco áreas de uma maneira bem simples. Vejam!

Pitaco: Tendo conhecimento destas cinco habilidades, o mais importante é saber que todos nós temos a possibilidade de melhorar em qualquer uma destas áreas mediante a aquisição de novos hábitos e de novas formas de reagir. Se o conseguirmos fazer, isso beneficiará não só as nossas relações pessoais como, também, tudo o que diz respeito ao nosso trabalho e vida social.

“Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa não é fácil”. Aristóteles

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

36 respostas para Inteligência Emocional no ambiente de trabalho

  1. Pingback: Conheça os 5 tipos de procrastinação e saiba como evitá-la | Blog Pitacos e Achados

  2. Pingback: 5 dicas para administrar a frustração | Blog Pitacos e Achados

  3. Junior disse:

    Excelente!
    Parabéns pelo post!

  4. Paula Paixão disse:

    Adorei esse post! Me fez refletir sobre meu comportamento. Às vezes a gente acha que está fazendo a coisa errada, mas na verdade não. Muito bom.

  5. Ok, obrigada pela indicação!! Bjs

  6. Paco disse:

    Sensacional! Enfrentar o mundo corporativo não é fácil. Abs
    Repassando

  7. Oii, te marquei em uma TAG lá no blog. Dá uma olhadinha lá http://www.tutorialtogirls.wordpress.com Se você responder, me marque nos comentários para ver as respostas. Beijos.

  8. Jamile disse:

    Tenho tentado continuamente ter mais inteligência emocinal, mas não somente no trabalho, e sim também na vida fora dele. Tenho a mania de acabar descontando a raiva em quem não tem nada a ver com a história 😦 mas estou tentando mudar, e vou conseguir. Bjs, flor, adorei tema desse pitaco 🙂

  9. Saltibum disse:

    Adorei o post. Bjocas

  10. Sempre Alerta disse:

    Eu tenho muito que aprender ainda. Preciso melhorar nas cinco áreas de habilidade. Nossa!
    Valeu Pitaquinha

  11. Pingback: Inteligência Emocional no ambiente de trabalho | @xykosanto

  12. Preciso melhor em muitos pontos. Abs

  13. patytorrao disse:

    Justamente sobre o tema que queria tanto saber!! Tenho muuuuito coisa para aprender ainda. Recentemente fui a uma entrevista de emprego e na hora que a entrevistadora perguntou sobre mim eu simplesmente travei. Nossa como é difícil falar de nós mesmos, aí já é um bom tema kk
    Bjoss Pitaquinha

  14. Gustavo Roubert disse:

    Num teste de inteligência emocional, fui reprovado por burrice racional.

  15. fabianadalcol disse:

    Importantíssimo amore. Como sempre, muito bom o seu post! Beijinhos!

  16. Juju Bela disse:

    Oi Pitaquinha. Muito bom você abordar este assunto.
    Está sendo muito importante para mim.
    Beijos e boa semana.

  17. Pro seu dia ficar melhor disse:

    Muito bom, mas infelizmente precisamos mudar muito ainda. Somos muito complexos, não é verdade? Eu admiro empresas familiares onde os membros são unidos e não misturam as coisas. Acho isso incrível. Parabéns pelo pitaco.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.