9 dicas para manter suas mãos sempre bonitas

asian female  with  beautiful fingernails near her face

As mãos merecem cuidados que não se restringem apenas a uma pele bonita e unhas bem feitas. Assim como a pele do rosto, elas absorvem grande parte da radiação solar, pois estão expostas o tempo todo e em contato com vários produtos e situações diversas.

Você sabia que o hidratante não é suficiente para manter as mãos impecáveis? Existem outros cuidados para ter mãos jovens e lindas. Vem conferir!

1. Higiene das mãos – Usamos as mãos para manusear dinheiro, abrir portas em locais públicos, inclusive banheiros, segurar as barras de apoio no transporte coletivo e entrar em contato com diversas superfícies, expostas a todo tipo de impurezas. Também as usamos para limpar os olhos, levar alimentos à boca, tocar outras pessoas e preparar refeições. Por tudo isso, manter mãos e unhas limpas e bem cuidadas é essencial. Para fazer a higiene das mãos, use um sabonete neutro que limpe sem ressecar. Há muitos sabonetes à base de hidratantes e óleos essenciais que limpam sem agredir, mantendo as mãos macias e hidratadas.

2. Utilize um creme hidratante – Este você já usa. Mas o truque não é apenas ter um bom creme, mas também fazer uma bela massagem nelas.  Aplique uma pequena quantidade de creme nas mãos e espalhe com movimentos circulares.  Carregue-o para onde você for e aplique de 3 a 4 vezes por dia. Especialmente após lavar as mãos para evitar ressecamento. Dê preferências ao cremes com filtro solar.

3. Luvas para trabalhos domésticos – Sempre que puder, use luvas para lavar pratos, roupas ou usar produtos químicos. A luva ajuda a proteger as mãos e a mantê-la longe desses agentes agressores. Se você não gosta de luvas, não  esqueça de aplicar o creme para mãos logo após terminar o trabalho.

4. Evite o uso de água quente – A temperatura da água também influencia na beleza das mãos. Água que está muito quente ou fria de mais não é boa para as mãos. A água quente desgasta os óleos naturais da pele, ressecando-a e tornando-a flácida.  Prefira lavar as mãos em água à temperatura ambiente.

5. Faça uma esfoliação regular – As células mortas acumuladas nas mãos aumentam os riscos de aparecerem manchas e áreas escuras. Para remover essas impurezas, recomenda-se usar um esfoliante, de preferência, natural. Esfoliantes também são ótimos para estimular a produção de colágeno e deixar a pele acetinada. O uso do esfoliante vai depender do poder de abrasão que possui. Ele deve ser utilizado uma a duas vezes por semana, e deve ter um poder abrasivo médio com partículas pequenas.

♦ Receita caseira de esfoliante

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 colher (sopa) de azeite

Preparação: num recipiente, misture o açúcar com o azeite. Após o banho, com a pele das mãos ainda molhada, aplique a pasta, fazendo movimentos circulares. Em seguida, enxague bem.

9 dicas para manter suas mãos sempre bonitas - pitacos e achados 1

6. Cuidados com as unhas – As unhas são muito valorizadas pelas mulheres, que adoram mil e uma cores de esmaltes para deixá-las mais bonitas. Mas você pode apenas limpar as unhas, cortá-las e lixá-las, se não quiser retirar as cutículas, que são uma proteção natural. Evite roer as unhas e deixe-as “descansar” do esmalte de tempos em tempos.

7. Máscara refrescante – Confira esta receita simples de máscara refrescante para as mãos: 

  • Faça um purê com uma batata cozida e misture com um pouco de azeite de oliva. Ainda morno, aplique sobre as mãos, deixe agir por 15 minutos e enxágue bem com água.

8. Receita para fortalecer mãos e unhas – Para reduzir o impacto dos radicais livres em suas mãos e unhas, fortaleça-as com este fácil tratamento natural:

Ingredientes:

  • 10 ml de óleo de rícino
  • 100 ml de azeite de oliva
  • Suco de limão

Preparação: Em um recipiente, misture o óleo e o azeite e leve ao fogo baixo. Deixe esfriar um pouco e junte o suco de limão. Coloque a mistura em um recipiente e mergulhe as mãos durante 10 ou 15 minutos. Realize esse tratamento à noite e enxágue cuidadosamente as mãos, pois o limão, em contato com o sol, pode queimar a pele, provocando manchas.

9. Receita para tonificar a pele das mãos (efeito lifting) – A clara de ovo é proteína pura e, quando combinada à maisena, oferece elasticidade à pele delicada das mãos. Confira a receita:

Ingredientes

  • 1 clara de ovo batida em ponto de neve
  • 1 colher de sopa de maisena
  • 1 colher e sopa de óleo de amêndoas (sem fragrância)

Preparação: Misture todos os ingredientes e aplique sobre a pele das mãos. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água morna e sabão neutro e use um bom hidratante com filtro solar para finalizar o tratamento. Repita, pelo menos duas vezes por semana.

Pitaco: Só lembrando que vale para homens e mulheres. Dizem que homens que cuidam das unhas e mãos demonstram que são cuidadosos com a aparência e com a higiene. Hum, concordo!!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

39 respostas para 9 dicas para manter suas mãos sempre bonitas

  1. Pingback: Cuide da sua beleza enquanto dorme | Pitacos e Achados

  2. patytorrao disse:

    Agora tô tendo o cuidado de repassar o filtro solar no dorso na mão, que é justamente a parte que sai quando lavamos as mãos depois de lavá-las após aplicar o filtro no corpo.
    Bjoos Pitaquinha

  3. Menina minhas mãos estão descamando, deve ser ácido úrico ☹

  4. Amei as dicas Pitaquinha 💛! E essas receitas? 😱 adorei hehe, ainda não conhecia e vou procurar para fazer :))
    Beijos 😘

  5. Tá bom, seu pedido é uma ordem. kkkk
    Abs

  6. Sempre Alerta disse:

    Adorei suas receitinhas. Não conhecia.
    Gostei muito das dicas! Beijos

  7. Soy tão relaxada com as minhas mãozinhas! 😦
    Vou ter que listar as tuas dicas e colocar no espelho do banheiro pra não esquecer ¬¬ HAHAH
    Boas dicas, todas simples mas que fazem uma GRANDE diferença né?
    Um beijão!

  8. Saltibum disse:

    Muito,muito bom! Estava mesmo precisando dar um jeito nas minhas mãos, andam ressecadas de mais.
    Valeu Pitaquinha *.*

  9. laynnecris disse:

    Adorei as dicas… como sempre seus posts são muito bem organizados e muito instrutivos. A esfoliação também para o rosto?

  10. Débora disse:

    Adorei a receitinha do esfoliante!! Vou fazer 😘 😘

  11. Vogue Addiction disse:

    Amei as dicasss! Tinha umas que eu nem conhecia! Beijinhosss ❤

  12. Preciso de dicas para manter minhas mãos feias kkkkkkk odeio quando dizem que tenho mãos macias demais kkkkkkkkkk

  13. Fadabela disse:

    Ótimas dicas. Cuido muito das minhas, mas nunca fiz com máscara e receitinhas caseira.
    Vou tentar. Bjocas

  14. Paco disse:

    Já que é assim, vamos cuidar. Abs
    Estou repassando

  15. Pamela Voos disse:

    Sempre esqueço de usar luvas ao lavar a louça, mas depois me arrependo pois o esmalte descasca todinho ):

  16. camilazaions disse:

    Adoreei as dicas Pitaquinha! As receitinhas são ótimas, eu ainda não conhecia! Amei! Beeeijão ❤

  17. Zezinha disse:

    Muito boas as dicas. Uma mão bonita é tudo.
    Vou fazer a receita da máscara. Bjinhos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.