Como se manter hidratado e evitar complicações

foto 1

A cada ano que se passa a temperatura do planeta se eleva cada vez mais. A baixa umidade e o calor escaldante veem preocupando a todos, visto que a baixa temperatura causa incômodos desagradáveis. Neste tempo de calor, o nosso corpo tende a perder água por intermédio do suor.

O problema é que além do suor, há outros inúmeros meios de expelição de água corporal, o problema é que se não houver a recomposição desta água gasta, é provável que ocorra a desidratação. E como todos já sabem, a desidratação nada mais é do que a ausência de água em quantidades ideias no nosso corpo.

Só para termos ideia, em média o corpo de um adulto possui aproximadamente 65 por cento de água. Ou seja, a água é essencial para o nosso corpo, e se houver a escassez da mesma, uma série de complicações podem ser desencadeadas. A seguir estarei explicando como você pode se manter hidratado(a). Confira as dicas.

Como evitar a desidratação

Consumir bastante água: Como vimos, a água é essencial para mantermos o nosso corpo hidratado, e por esta razão, devemos consumir água em excesso. Como a temperatura está acima do normal, é comum que percamos água no suor, portanto devemos consumir bastante quantidade de água.

Beber água somente pode ser algo meio monótono e até mesmo enjoativo, por este motivo recomendo veementemente o consumo de outras bebidas, como é o caso dos chás, dos sucos e até mesmo das vitaminas. No casos dos sucos, prefira os naturais, e se você for adepto de alguma dieta, procure averiguar a quantidade calórica de cada alimento inserido nas bebidas citadas.

Evite bebidas alcoólicas: As bebidas alcoólicas são consumidas frequentemente pela maioria dos brasileiros, seja numa festa ou até mesmo num final de semana corriqueiro. Porém o consumo dessas bebidas é inviável neste tempo de calor.

Isso porque as bebidas alcoólicas são diuréticas, e caso haja o consumo excessivo das mesmas, a pessoa em questão terá vontade de urinar a todo instante, o que fará com que haja a eliminação exacerbada de água corporal. O problema é que perdemos água do corpo de diversas outras maneiras, portanto não é aconselhável o consumo excessivo desse tipo de bebida neste período de calor.

Apresentação1

Consumir alimentos ricos em água: Existem alguns alimentos ricos em água, tais como a melancia, a pera, o tomate  e a cenoura. Além de serem benéficos para a nossa saúde, tais alimentos possuem bastante água, ou seja, eles são extremamente indicados para o consumo no dia a dia.

Por mais que estes alimentos sejam indispensáveis para quem busca manter o corpo sempre hidratado, ainda sim devemos salientar que o consumo diário da água genuína é indispensável para mantermos a nosso corpo hidratado, neste caso, não basta apenas consumir os alimentos que contém líquido, e se esquecer de beber a água propriamente dita.

Evitar o sol: Para evitarmos a desidratação devemos passar bem longe do sol, visto que o mesmo desencadeia o suor excessivo, o que por sua vez pode provocar a desidratação imediata. Caso haja a necessidade de realizar alguma atividade ou tarefa no sol, o ideal é se expor antes das 10 ou depois das 16 horas.

Entre esses horários, a temperatura solar estar absolutamente acima da média, e se por ventura um indivíduo permanecer por muito tempo exposto ao sol, pode ser que a desidratação ocorra mais fugazmente do que o normal. Além de provocar o ressecamento na pele, o sol pode ainda de imediato, ocasionar lesões como manchas marcantes, e a longo prazo, a exposição pode antecipar o envelhecimento precoce da pele.

Texto do Colaborador  Vagner Antonio Carvalho
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

29 respostas para Como se manter hidratado e evitar complicações

  1. Pingback: Receitas para uma pele bronzeada e saudável no verão | Pitacos e Achados

  2. Eu adorooo a dica de colocar limão ou gengibre na água. Dá um gostinho e anima mais a beber a quantidade ideal de água por dia! 🙂

  3. Bebo muita água, porém também bebo bebidas alcoólicas, não sou de tomar sol também, odeio na verdade, sou uma criatura do frio e da noite kkkkkkkk mas acho que no quesito hidratação tô indo bem… Ao menos espero!

  4. laynnecris disse:

    Queria tanto gostar de melancia… rs mas, não consigo de jeito nenhum e sem falar que é forte pra mim. Posso dar uma sugestão… não sei se já tem aqui. Mas, podia fazer um post sobre como alguém que tem refluxo pode evitar certos alimentos…

    E outra coisa… queria te convidar se puder para participar de um projeto que esta rolando meio em off no meu blog, adoro o jeito que expões as coisas mais complicadas de uma maneira tão clara e compreensível. Se quiser, visite estes link para maiores informações ou mande e-mail para: myespacoliterario@gmail.com

    https://laynnecris.wordpress.com/espacoescritores/

    https://laynnecris.wordpress.com/projeto/

    ESPAÇOTECA

    Aqui os contos das crianças serão exibidos…

    CONTOS

  5. Juju Bela disse:

    Realmente, um alerta importantíssimo.
    Bjs Pitaquinha

  6. Zezinha disse:

    Muito, muito bom. Um alerta para todos.
    Bjinhos *.*

  7. patytorrao disse:

    Eu procuro fugir o máximo possível do sol mas no RJ até na sombra dá pra desidratar! Só bebendo muuuuita água mesmo, eu amo!
    Bjoos Pitaquinha

  8. Fadabela disse:

    Adorei.

  9. Saltibum disse:

    Vamos nos hidratar!!
    Onde moro o calor está insuportável também.
    Muita água e fruta. Bjocas

  10. Letícia disse:

    Adorei as dicas! Se hidratar eh fundamental 😀 to indo pegar uma agua agora mesmo hahhaa
    Beijo!

  11. Sempre Alerta disse:

    Com esse calor insuportável só muita água.
    Valeu pelas dicas.

  12. Diana disse:

    Boas dicas 🙂

  13. Paco disse:

    Muito interessante e importante. Repassando

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.