20 utilidades do óleo de coco para a beleza e saúde

coconut-oil (1)

Ultimamente estou utilizando bastante o óleo de coco e estou gostando dos resultados. Sendo assim, vou compartilhar com vocês algumas das utilidades (adoro) tanto para a saúde como para a beleza.

As propriedades do óleo de coco são inacreditáveis. O óleo de coco na saúde ativa o sistema imunológico do corpo, combate o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom do organismo, protege o coração e ainda consegue prevenir a osteoporose. Mas, seus atributos não param por aí. O óleo de coco pode ser utilizado nos cabelos, na pele e até mesmo no ato sexual. Uma maravilha da natureza!

1 –  Óleo corporal – Em temperatura ambiente, o óleo de coco é cremoso, proporcionando uma textura perfeita para hidratar a pele. Após o banho, aplique o óleo em todo o corpo, dando atenção especial às partes mais ressecadas, como os cotovelos. Para criar novos aromas, experimente misturar algumas gotas de óleo de lavanda.

2 –  Máscara capilar – O óleo de coco é ótimo para fazer a umectação do cabelo, devolvendo a saúde e o brilho dos fios. Derreta uma colher do óleo em banho-maria e espere esfriar. Com o cabelo seco, aplique o óleo mecha a mecha, até cobrir todo o cabelo. Aproveite para massagear o couro cabeludo, para que os minerais penetrem no bulbo capilar. Faça um coque e se o cheiro for muito forte, cubra a cabeça com uma touca. Após duas horas, lave o cabelo normalmente.

3 – Hidratante labial – Lábios rachados perdem a briga contra o ultra hidratante óleo de coco. Para usá-lo durante o dia, coloque um pouco de óleo em uma embalagem vazia de lentes de contato, ou crie você mesmo uma embalagem para carregá-lo na bolsa.

4 – Fungicida – Uma outra propriedade interessante do óleo de coco é o seu efeito anti-fúngico, ajudando no combate a micoses e cândidas, por exemplo. O ácido cáprico, ácido caprílico e o ácido láurico, presentes na cadeia média de ácidos gordos saturados do óleo de coco, trabalham em conjunto e asseguram mais rápida eliminação da infecção. Você pode simplesmente aplicar um pouco de óleo de coco no local da infecção com mão, suavemente. Isto deve ser feito de 3 a 4 vezes por dia para obter os melhores resultados. Ele funciona muito bem em acalmar a coceira ou sensação de ardor causada pela infecção.

5 – Tratamento de herpes labial – Se você foi bom aluno em Ciências, vai lembrar que, enquanto as bactérias podem ser expulsas do corpo, um vírus não pode, permanecendo ali, latente. Então, como o óleo de coco pode ajudar? Novamente recorremos ao ácido láurico que, combinado com a glicerina, cria uma substância chamada monolaurin, que impede o vírus de se reproduzir normalmente. Para tratar a herpes, basta aplicar um pouco de óleo de coco diretamente na ferida, várias vezes ao dia.

6 – Amaciador de cutículas – O clima seco do inverno e o uso constante de detergentes deixam as cutículas ásperas e levantadas. Aplique um pouco de óleo de coco em cima das cutículas, massageie delicadamente, deixe atuar durante 5 minutos e limpe o excesso com um lenço de papel. Faça este tratamento antes de dormir, então acorde com as cutículas suaves, nutridas e com unhas mais fortes.

7 – Esfoliante corporal – O óleo de coco é uma ótima base para criar esfoliantes faciais ou corporais. Basta derretê-lo, acrescentar um pouco de açúcar e pronto! Caso queira criar seu próprio sabonete esfoliante, coloque o óleo derretido em uma fôrma e acrescente o açúcar (branco ou mascavo). Coloque a fôrma na geladeira até solidificar. Daí, basta cortar o pedaço desejado e usá-lo durante o banho.

8 – Removedor de maquiagem – Para proteger o rosto, ao invés de utilizar produtos artificiais, use o óleo para remover o make. Aplique-o em movimentos circulares até retirar toda a maquiagem, e enxague. Para remover o excesso de oleosidade, utilize um sabão com PH neutro ou shampoo de bebê.

9 – Creme para assaduras – Como o óleo de coco possui ação antibactericida, fungicida e antiviral, ele é ideal para aliviar e hidratar inclusive o bumbum dos bebês. Para potencializar ainda mais a ação, experimente misturá-lo a manteiga de karité.

10 – Creme de barbear – Não tem nada mais chato do que passar creme de barbear, entrar no chuveiro e ver toda a espuma escorrer pelo ralo. Com o óleo de coco, isso não acontece, pois água e óleo não se misturam (olha a aula de Ciências aí de novo!). Ele é garantia de que a lâmina vai deslizar sem problemas, e ainda vai deixar sua pele macia e hidratada.

coconutoilvscoconutmilk2

11 – Desodorante – O suor, por si só, não tem cheiro. O cheiro familiar de odor do corpo vem de bactérias normais da pele que se decompõe nas secreções do suor liberado pelas glândulas sudoríparas. Especialmente nas axilas, um ambiente quente e úmido, que libera um suor espesso e oleoso, as bactérias fazem a festa. O óleo de coco funciona como um desodorante de farmácia, ajudando a diminuir o número de bactérias que causam o odor. Para fazer o desodorante natural, misture em um frasco uma colher de sopa de araruta em pó a 3 colheres de sopa de óleo de coco. Para dar mais consistência, adicione cera de abelha à mistura.

12 – Creme dental – Cientistas irlandeses já afirmam que o óleo de coco será o ingrediente principal nas futuras pastas de dente, por suas propriedades antibactericidas. Que tal começar agora, e já garantir um sorriso perfeito? Misture partes iguais de óleo de coco e bicarbonato de sódio com algumas gotas de óleo essencial de hortelã ou canela para um frescor extra.

13 –  Garganta – Tá difícil engolir? Pois saiba que o óleo de coco reveste a garganta e alivia as dores, quer venham do ar seco ou de algum resfriado ou alergia. Tome entre meia e uma colher de chá de óleo 3 vezes por dia, a última colherada logo antes de dormir. Para reforçar o remédio, derreta o óleo e adicione um pouco de mel. Deixe esfriar e, quando estiver na temperatura ambiente, mexa de novo e tome a dose recomendada.

14 – Lubrificante íntimo – Sim, o óleo de coco também pode ser usado na “hora H”! Ele é uma ótima alternativa aos lubrificantes de farmácia mas, infelizmente, não pode ser usado junto com camisinhas. Como o coco resseca, o látex perde sua elasticidade e rasga. Fora isso, curta noites e mais noites de prazer sem dor com a ajuda desse óleo multiuso!

15 – Quase um protetor solar – O óleo de coco, sozinho, não é suficiente para proteger dos raios UV, pois sua proteção tem fator entre 4 e 6. No entanto, experimente intercalar o óleo de coco com o protetor solar: a pele vai ficar mais hidratada, evitando coceiras e descamação.

16 – Creme anti-idade – São duas as proteínas estruturais responsáveis por manter a pele firme: o colágeno e a elastina. Enquanto o colágeno dá firmeza, a elastina é o que permite a pele esticar e voltar ao normal. A produção de colágeno diminui ao longo da vida, e aí as rugas aparecem. Já a produção de elastina para completamente com a idade – por isso que, quando esticada, a pele não volta ao normal. Os componentes do óleo do coco aumentam a produção de colágeno e, portanto, suavizam rugas e linhas de expressão. Aplique duas vezes por dia, usando o mínimo possível e espalhando bem o produto para obter melhores resultados.

17 – Cicatrizador de tatuagens – A sensação de ter uma tattoo nova é incrível, e queremos fazer de tudo para que ela cicatrize rápido e permaneça linda. Às vezes, somos recomendados a usar vaselina para mantê-la úmida, mas o produto pode fazer uma meleca enorme, especialmente em altas temperaturas. Experimente usar o óleo de coco, que não deixa a área abafada e ainda suaviza a coceira que sentimos quando a pele começa a cicatrizar.

18 – Alongador de cílios – Cílios longos e cheios são o desejo de 99 entre 100 mulheres (e alguns rapazes também) mas, infelizmente, não é uma coisa tão fácil assim de se conseguir. Para dar uma ajudinha na área, aplique um pouquinho de óleo de coco nos cílios todas as noites. As proteínas do óleo ajudam no crescimento e preservam a umidade dos cílios, prevenindo quebras e quedas.

19 – Tratamento para acne – Parece doida a ideia de que um óleo ajuda a combater a acne, mas é verdade. Se você leu tudinho até aqui, já sabe que o óleo de coco tem ácido láurico e ácido cáprico, que ajudam a proteger a pele da acne e outras infecções, destruindo bactérias e micróbios. Outro componente importante é a vitamina E, necessária para manter pele e cabelo saudáveis. Esta vitamina vital pode regular a produção de sebo, e desobstruir os poros da pele para evitar o surgimento de acne e espinhas.

Com a pele limpa, aplique uma fina camada de óleo em seu rosto e em seguida, massageie suavemente. Deixe agir cerca de 20 minutos, de modo que possa ser absorvido pela pele. Em seguida, lave o rosto novamente para remover o excesso de óleo. Além de desobstruir e purificar os poros e eliminar os resíduos de produtos da pele, o óleo de coco ainda ajuda a diminuir as cicatrizes e manchas deixadas pelas espinhas e acne.

20 – Condicionador/hidratante – Algumas gotinhas também fazem milagre junto com o condicionador e a máscara semanal. Você pode misturar na hora de usar ou já acrescentar no próprio pote do produto. Só fique de olho na data de validade do óleo e, novamente, use só algumas gotinhas!

Pitaco: Consulte um profissional antes de usar o óleo de coco para tratar ou prevenir qualquer doença. A eficácia do produto pode variar de indivíduo para indivíduo.

A maior parte dos usos listados têm estudos que suportam a eficácia do óleo de coco. No entanto, há um punhado de aplicações  que vêm de fóruns de saúde e bem-estar, e são baseados em experiências pessoais e não de pesquisa documentada.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Utilidade e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

57 respostas para 20 utilidades do óleo de coco para a beleza e saúde

  1. sherazade disse:

    Thank you so much for remembering me and My blood !
    All my best
    shera💃💃💃

  2. sherazade disse:

    Informazioni utilissime Grazie grazie grazie.

    Shera 🐬🦈🐠

  3. SELMA Davies disse:

    Eu tenho manchinhas brancas nas pernas (micose de praia) e tenho passado óleo de coco em todo o corpo. Estou notando que essas manchinhas estão sumindo!!!

  4. Pingback: Dicas para lábios ressecados |

  5. Pingback: 20 utilidades do óleo de coco para a beleza e saúde – Turbonauta – Rede de Informações

  6. Amanda disse:

    Eu sou Super fã de óleo de coco, eu utilizo de quase todas a formas possíveis kkk, eu uso no meu cabelo e na alimentação. parabéns pelo Blog e pelo artigo super completo.

  7. Muito útil, gostei muito

  8. vileite disse:

    POST BASTANTE ÚTIL !

  9. patytorrao disse:

    Nossa, quanta coisa!!
    Anotei uns itens pra testar 🙂
    Adorei saber que é um ótimo hidratante
    bjooos

  10. Sempre Alerta disse:

    Sensacional!
    Eu não conhecia tudo isso, quantas utilidades bacanas.
    Vou comprar e aproveitar.
    Bjinhos *.*

  11. Maira Santos disse:

    Amei as dicas sobre o óleo de côco. Sabia uma coisa ou outra mas nunca tomei a iniciativa de começar a usar, mas depois de tantas informações juntas fiquei empolgada, óleo de côco já!! rs! Super beijo

  12. Paco disse:

    Muito bem Pitaquinha, aprendi mais com você, Não tinha noção que esse óleo era tão bom e com várias utilidades. Abs

  13. Cris Campos disse:

    Esse óleo é simplesmente a sensacional. É o único que uso no preparo dos alimentos em minha cozinha. Adorei descobrir mais maneiras de usá-lo. Obrigada pelas dicas Renata! Bjo!

  14. Mirian Karine disse:

    Show, amei o post !

  15. Oii, passando aqui pra avisar que mudei de endereço! Agora estou em http://www.viajenomake.com! Beijos :*

  16. Vivi disse:

    Nossaaaaaaaaa, eu nunca iria imaginar que o Óleo de Coco tem todas essas utilidades.
    Amei descobrir tudo.
    Vou super usar…

    Beijo

  17. Eu confesso que não conhecia as utilidades do óleo de coco.
    Achava que era somente para alimentação.
    Abs

  18. nandahmiranda disse:

    Boa Tarde BlgMiga! Eu uso no cabelo e gosto muito para hidratar e tenho uma amiga que usa como bronzeador e consegue uma cor incrível. Olho de coco é maravilhoso mesmo bjo:*

  19. Pretinha Básica Blog disse:

    Geeeeeente, esse óleo é babado, menina! Olha como são as coisas, as vezes compramos o produto e nem sabemos de todos os benefícios!

  20. Louise Carneiro disse:

    Adorei as dicas! Fiquei com uma dúvida, ele amarela os fios? Tenho o cabelo cinza e já não uso vários produtos porque acabam deixando meu cabelo amarelo. bjs

  21. Dizem que, se usado regularmente, pode auxiliar e muito no processo de emagrecimento, principalmente quando NÃO usado por meio de cápsulas. Fica uma delícia espalhar óleo de coco na torrada ou mesmo na salada. Eu usei e adorei, pena que não usei regularmente.

    E que sintonia, hein… estava pensando esses dias no óleo de coco rsrsrs. Bjão!

    • Olá. Eu uso bastante na alimentação também. Estudos mostram que sim e que os resultados são bons. Vou experimentar na torrada, ainda não comi assim. Obrigada pelas sugestões.
      E vamos usar regularmente, também preciso usar mais. Bjs

  22. fabianadalcol disse:

    Oi Pitaquinha, não conhecia todos esses benefícios do óleo de coco, vou comprar, amei as dicas. Bjs linda!

  23. Eder Oelinton disse:

    As vezes eu fico me perguntando: “Caramba, de onde ela tira tudo isso”. Sensacional

  24. Zezinha disse:

    Muito bom, já conhecia algumas.
    Passar nos cílios será a minha primeira.
    Bjocas

  25. Jeh♥ disse:

    Eu ameiii o post e o assunto que ele esta abordando. Nunca imaginava que o óleo de coco tem tantas utilidades maravilhosas. Com certeza vou querer usar pra cabelo, hidratante corporal e quem sabe os dentes rsrsr. Esse produto é fácil de achar? Parabéns amei as informações.

  26. Quantas utilidades tem o óleo de coco,confesso que não imaginava que ele servia para tudo isso. Bom que é multiuso. 🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.