A conquista da maturidade emocional

st0073

Você age conforme sua idade? O que você faz para conquistar a maturidade emocional?

Gosto muito do assunto e como ele é extenso, vou apenas pincelar para terem uma ideia.

Penso que a maturidade emocional se caracteriza pelo atingimento de um estado evolutivo no qual nos tornamos mais competentes para lidar com as dificuldades da vida e por isso mesmo com maior disponibilidade para usufruir de seus aspectos lúdicos e agradáveis.

A maturidade emocional é adquirida quando começamos a prestar mais atenção ao que sentimos e a desenvolver mais nossas competências emocionais. Aprender a nos conhecer e a reconhecer o que nos tira do sério, ou o que desperta em nós medos, pânico e desespero, nos dá a possibilidade de ter o controle da nossa vida em nossas mãos novamente.

A maturidade emocional tem muito a ver com o que, hoje em dia, se chama de inteligência emocional (I.E.): competência para se relacionar com pessoas em todos os ambientes, habilidade para evitar conflitos desnecessários e até mesmo tentar harmonizar interesses e agir sempre em prol da construção de um clima positivo e agradável nos ambientes que frequenta. Assim, a pessoa mais amadurecida busca também a evolução moral, condição que a leva a agir de modo equânime, atribuindo a si e aos outros direitos e deveres iguais.

Aqui estão algumas características das pessoas emocionalmente maduras.

1. Na sua vida, você busca um sentido que te dê um senso de pertinência e humanidade, e não somente de interesse próprio? Enriquecer sua vida e a vida de outras pessoas tem um profundo significado de retorno e gratificação que só está disponível na maturidade emocional.

2. Você sabe qual é sua missão de vida? Buscar sua missão de vida vai lhe ajudar a construir sua maturidade emocional e fazer valer a pena lutar pelos objetivos que você deseja alcançar.

3. Aprenda a entender seu funcionamento e pratique a autoaceitação. A autoaceitação não significa que você está de acordo com o que você é.  Mas só aceitando os aspectos negativos é que você pode iniciar uma mudança. A autoaceitação é o primeiro passo.

4. Peça a algum amigo(a) dar um feedback gentil de seu comportamento e suas atitudes. Tente se ver com eles lhe veem. Evite ser defensivo nesta hora. Encare a realidade e veja qual o proveito que você pode tirar disso.

5.  Em situações de conflito, procure achar uma solução que seja boa para ambos. Se a solução de um problema for boa só para um lado, não será uma boa solução para o relacionamento e nem para a sua vida. 

6.  Faça uma lista para avaliar seus contatos profissionais e pessoais. Pense sobre cada pessoa desta lista e escreva ao lado quais as pessoas que inspiram o melhor de você e o pior. Procure se relacionar mais com as pessoas que inspiram o melhor em você e tente resolver o pior de você. Aceite isso como uma tarefa de sua responsabilidade para fortalecer seu auto respeito.

7. Para finalizar, competências emocionais se aprendem e se aperfeiçoam em relacionamentos. Portanto, escolha um profissional que você confia para iniciar esta deliciosa aventura que é viver. Afinal, da vida se levam somente os relacionamentos.

 

Precisamos desenvolver nossa capacidade de rir de nós mesmos, num movimento de aceitação tanto de nossas características boas como das “não tão boas”, para que possamos ter a humildade de tentar superá-las.

Ser feliz, assim como amar, não depende do outro nem de condições externas, só depende de nosso próprio esforço e competência.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

61 respostas para A conquista da maturidade emocional

  1. Pingback: Conheça os 5 tipos de procrastinação e saiba como evitá-la | Blog Pitacos e Achados

  2. Pingback: “13 qualidades de quem é emocionalmente inteligente” | O Bem Viver

  3. Pingback: 13 qualidades de quem é emocionalmente inteligente

  4. “4. Peça a algum amigo(a) dar um feedback gentil de seu comportamento e suas atitudes. ”
    Ótima recomendação!

    /(.”)\(“,)
    ./♥\../♥\.
    _| |_| |_

  5. Pingback: “A conquista da maturidade emocional” – Texto traz dicas para a sua evolução! | O Bem Viver

  6. Pingback: Inteligência Emocional no ambiente de trabalho | Pitacos e Achados

  7. Pingback: Teste sua maturidade emocional | Pitacos e Achados

  8. Pingback: A conquista da maturidade emocional | Cosmopolitan Girl

  9. Creio que devemos responsabilizar-nos pelo nosso crescimento. É um trabalho diário e constante, pena que as vezes simplesmente se vive cada dia, e se chega ao fim dele sem crescimento. Mais triste ainda é chegar ao fim da vida sem ter amadurecido como se deveria. O compromisso é de cada um consigo. Para o nosso bem e para o bem dos que amamos.

    • Olá Claudina. É verdade, e muito triste as pessoas com o passar dos anos não amadurecerem mesmo com tantas aprovações. São somente elas as responsáveis por isso. Ótimo comentário, obrigada!! Bjs

  10. patytorrao disse:

    Amo esse tema sobre maturidade/inteligência emocional. Não sei se já tem aqui no blog algum tema relacionando a inteligência emocional e o ambiente de trabalho, seria bem legal esse tema!
    BJooos

  11. supp3risa disse:

    Adorei seu post, parabéns! Ansiosa pelo próximo texto sobre o assunto, bjos 💙

  12. Isso mesmo parceira. Parar para refletir sobre nossas ações. Abs

  13. Zezinha disse:

    Preciso aprimorar mais. Principalmente o número 5.
    Obrigada por compartilhar, ótimo texto.
    Bjocas

  14. Juju Bela disse:

    Que bom, preciso melhorar em muitas coisa, ótimo post. Bjinhos

  15. Taci Klein disse:

    Estou lendo um livro que se chama Inteligência Emocional, muito bom! Este assunto é bem importante mesmo, bjs!

  16. Texto maravilhoso! Adorei o post!

  17. Maravilhoso! Esse tema vai buscar lá no nosso fundo e nos faz refletir sobre nós mesmos!

    Incrível, Pitaquinha!

    Beijão

    http://www.vestidadeprimavera.wordpress.com

  18. fabianadalcol disse:

    Acertou em cheio com esse tema, o mundo de uma forma em geral está precisando fazer essa auto avaliação, acho que teríamos uma melhora nos relacionamentos.. Beijos linda!!

  19. Zena Ribeiro disse:

    Lindo texto! Acredito que maturidade emocional tem um pouco a ver com Altruísmo, tentar se colocar no lugar do outro, as vezes é difícil mas temos que seguir tentando. Bjs

  20. Sempre Alerta disse:

    Meu problema é que eu não vejo as coisas de forma realista, eu fantasio muito, saio do chão e mergulho num mundo cor de rosa que não existe. Amei o assunto, estava precisando disso. Bjinhos

  21. Gustavo Roubert disse:

    Quem não for emotivo precisa ter cuidado para não cair de maduro.

  22. Raphaella Cabral disse:

    Achei incrível você abordar esse tema. Acho que um dos pontos em que mais falhamos é na parte de aceitação e de ter piedade de nós mesmos, afinal sempre é mais fácil perdoar e entender o erro do outro do que aceitar nossa própria falha e nesse ponto falhamos, porque se não aceitamos o erro acabamos por não conseguir mudar nosso comportamento.
    kk me estendi muito, desculpa. Mas amei o post.
    ;*

    • Olá Raphaella, gostei muito do seu comentário e você tem razão. Precisamos nos aceitar e refletir sobre nosso comportamento antes de apontar o dedo. Obrigada por participar querida, bjs

  23. Alane Santana disse:

    Adorei o post! Muito útil, tenho pensado muito nisso.

  24. Camila França disse:

    Olá!
    Eu ainda tenho que trabalhar muito para alcançar a maturidade emocional, mas tenho observado certos aspectos da minha vida e iniciando esse trabalho. Um dia chego lá!
    Interessantíssimo post!

    Abraços!

  25. Rafael Alves disse:

    Texto poderoso, parabéns!

  26. Fui certa vez numa palestra acompanhando uma prima que cursa psicologia e esse foi um dos temas, é bem interessante, lembro que fiquei martelando o tema durante dias, enquanto lia tudo que achava para me aprofundar mais…
    Aprendi muitas coisas com isso, é por sorte sou de guardar o que aprendo rsrsrs…
    Ótimo tema Pitaquinha, tenha uma linda semana!

    Beijos!

  27. Paco disse:

    Eu não consegui ter a maturidade ainda em algumas coisas, tenho lutado. Gostei muito do post. Valeu

  28. najarasantos disse:

    Concordo com você , e também entendo que maturidade conseguimos através de experiência de vida ..
    Isso muita das vezes é bastante dolorido .
    Mas é assim …

  29. laynnecris disse:

    Excelente! Adorei o post! Vou compartilhar… Beijão

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.