Benefícios da gelatina de ágar-ágar

raspagar_crop

Vocês conhecem a gelatina de ágar-ágar? Ela é também conhecida como agar, ágar ou agarose. O agar-agar é usado na culinária asiática há centenas de anos. O ágar-ágar é uma boa fonte de cálcio e ferro, além de ser rico em fibras. Não contém açúcar, além de ser isento de gordura e carboidratos.

O que é agar-agar?

O ágar-ágar é um hidrocolóide retirado de vários gêneros e espécies algas marinhas vermelhas, sendo que essas algas são uma mistura heterogênea formada por dois polissacarídeos, a agarose e a agaropectina. O ágar-ágar é um bom substituto para a gelatina tradicional, vez que é de origem vegetal, tornando-o adequado para dietas vegetarianas ou com restrições dietéticas. O ágar-ágar não possui sabor, odor e cor e se define com mais firmeza do que gelatina de origem animal e permanece firme mesmo quando ocorre elevação de temperatura.

Benefícios da gelatina de ágar-ágar

O ágar-ágar é conhecido por sua capacidade de ajudar na digestão e perda de peso. Atua como um supressor do apetite, tornando-se gelatinoso quando molhado. Quando consumido, causa sensação de saciedade, reduzindo o apetite e auxiliando no emagrecimento.

O ágar-ágar é uma rica fonte de minerais. É um produto com alto teor de fibras, com um efeito laxante que ajuda a regular e limpar o intestino. Em algumas partes do mundo, é também utilizado para o tratamento de hemorroidas. Outros benefícios associados com ágar-ágar incluem sua capacidade para reduzir a inflamação, acalmar o fígado, e proporcionar alívio para os pulmões. O ágar-ágar absorve glicose no estômago, que passa rapidamente através do sistema digestivo e inibe que o corpo retenha e armazene gordura em excesso. Suas propriedades de absorção de água também ajudam na eliminação de resíduos tóxicos do corpo.agar-agar

10 motivos para você escolher a gelatina vegetal 

1. Livre de crueldade. Sua produção não envolve a morte de animais.
2. Ajuda a regular o intestino.
3. Ajuda a emagrecer.
4. Não altera o sabor dos alimentos.
5. Tem melhor custo-benefício (rende muito mais).
6. Não derrete à temperatura ambiente.
7. Poder gelificante dez vezes maior.
8. Quase totalmente composta de fibras alimentares (94,8%).
9. Livre de corantes e aditivos químicos.
10. Versátil, serve tanto para doces quanto para salgados.

Como tomar este suplemento

Existem três formas de consumir ágar-ágar genericamente recomendadas, a saber:
Pó: esta modalidade deve ser ingerida com um volume considerável de líquidos (1 a 2 copos de água, suco ou chá). Deve repartir-se a ingestão duas vezes por dia, antes das refeições principais, sendo que a quantidade recomendada por vez varia entre os 0,5 gramas e 1 grama. Muitas culturas contam com a rotina de agregar diariamente proteínas do mar à sua alimentação. Será por isso que eles demoram a envelhecer?

Cápsulas: as cápsulas devem ser ingeridas uma a duas vezes por dia, de acordo com a prescrição do médico que acompanha o usuário. É importante lembrar que se deve tomar atenção à qualidade do produto adquirido, principalmente sua procedência, já que a alga de qualidade é aquela retirada das águas profundas do mar, sendo livre de impurezas. Este cuidado se aplica a todas as versões da alga, seja pó ou cápsula.

♦ Alimentação: O ágar-ágar forma um gel no organismo criando uma sensação de saciedade, e por isso inibe a fome, além de combater celulite e flacidez, sendo assim, altamente recomendada em dietas de emagrecimento. Com essa proteína você não precisa preocupar se irá emagrecer e ficar posteriormente flácida, já que ela atua nestas duas frentes ao mesmo tempo. Sua característica gelatinosa favorece seu uso em diversas receitas, nomeadamente pudins, compotas, tortas, sorvetes, molhos e recheios, substituindo com superioridade a gelatina industrial, já que soma diversas vitaminas, proteína e sais minerais.

Como fazer sua primeira receita com ágar

Faça uma xícara do seu suco de fruta favorito. Coloque em uma panela e misture uma colher de chá de ágar. Acenda o fogo e mexa até levantar fervura. Coloque em um recipiente e espere esfriar. Se achar necessário, leve à geladeira por 2 horas. Você pode variar a receita, com mais ou menos ágar e pode também acrescentar pedaços de frutas.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

31 respostas para Benefícios da gelatina de ágar-ágar

  1. Pingback: 9 erros na nossa rotina ao cuidar da pele | Blog Pitacos e Achados

  2. laynnecris disse:

    Vai pra minha lista de compras desse mês. Que máximo!

  3. Thaisa Maia disse:

    Tenho visto em varios lugares recentemente sobre isso, fiquei muito interessada, vou procurar para comprar!
    https://lostinbeautyland.wordpress.com/

  4. Rafaela Cardeal disse:

    Oie linnda, te indiquei numa Tag.
    beijinhos 💙

  5. Paco disse:

    Eu já experimentei balinhas de pinga feitas com ágar-ágar. Muito boa.

  6. Sempre Alerta disse:

    Eu não conhecia seus benefícios, muito boa matéria. Parabéns! 🙂

  7. Saltibum disse:

    A minha sogra só usa essa gelatina, é maravilhosa, não perde nada para a outra, muito pelo contrario. Bjinhos

  8. Fadabela disse:

    Eu não era muito gelatina até descobrir a vegetal. Só de saber que não é industrializada já me deixe feliz. Adorei a matéria. Bjs *.*

  9. Zezinha disse:

    Que legal, desconhecia. Vou procurar na minha cidade para comprar. Obrigada pelas dicas. Bjuuusss

  10. Juju Bela disse:

    Minha mãe fazia balinhas de goma com ágar-ágar. Que saudade!! Amei o post e vou comprar para fazer, minha filha vai adorar! Bjs Conselheira

  11. Petitluxo disse:

    Que delicia..além de gostosa é boa, adorei, vou tomar mais agora..
    Adorei a dica..Bjusss

    http://petitluxo.com/

  12. VIVIMETALIUN disse:

    Quantas delicias 😀

  13. Ellen Marques disse:

    Oi,

    Achei super interessante essa gelatina. Onde a gente acha para comprar?

    Beijos!

    http://segredodediva.com.br

  14. belezadesextablog disse:

    Nossa legal saber, vou tentar fazer. bjs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.