10 dicas para uma vida mais saudável

 healthy-life

Com a correria do dia a dia, muitas vezes é impossível manter uma alimentação balanceada, dormir todas as horas necessárias, praticar alguma atividade física ou mesmo relaxar e tirar alguns minutos do dia para não fazer nada. Resumindo, falta tempo para cuidar de si mesma. Mas você sabe o que fazer para manter a saúde em dia? Para tudo tem um jeito.

Confira algumas dicas simples e eficazes:

1 – Evite refrigerantes e atenção aos sucos prontos. O consumo de refrigerantes normais está relacionado a diabetes e obesidade, enquanto o de não adoçados (como light, diet e zero) causa piora do funcionamento dos rins. Já a frutose proveniente das frutas e que adoça os sucos prontos, quando consumida em excesso pode provocar aumento da pressão arterial.

2 – Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições (principalmente à noite). Além disso, evite que o corpo entre na chamada “reserva de energia”, que é quando o organismo entende que, pelo jejum prolongado, precisa armazenar calorias, dificultando a perda de peso.

3 – Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água. A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a atividade das células corporais e o funcionamento do intestino. Não espere a sede. Se ela chegar, é sinal de que o corpo já está desidratado.

4 – Prefira alimentos integrais em substituição aos carboidratos refinados. Os integrais levam mais tempo para serem digeridos, promovendo maior tempo de saciedade e melhor funcionamento do intestino.

5 – Não consuma alimentos muito calóricos no jantar, isso pode prejudicar o sono. Além disso, como o metabolismo fica mais lento à noite, o gasto de calorias nesse período será menor, podendo gerar ganho de peso.

10 dicas para uma vida mais saudável!  https://pitacoseachados.com

6 – Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse. Para quem tem mais de 35 anos, exercícios físicos ajudam a manter a massa muscular. A prática é importante porque parte do metabolismo depende da massa muscular.

7 – Só consuma medicamentos sob orientação médica. Sem o acompanhamento profissional, as pessoas tendem a tomar medicação em excesso ou a deixar de tomar medicamentos que realmente precisam.

8 – Durma bem. Para um sono mais tranquilo, evite: refeições pesadas à noite, cafeína depois das 17 horas e exercícios físicos extenuantes no período noturno.

9 – Tenha um hobbie ou faça atividades de que goste bastante, saindo da rotina. É uma ótima maneira de escapar do círculo de pensamentos preocupantes e de manter a motivação.

10 – Procure informação e ajuda para parar de fumar ou de consumir álcool em excesso. O cigarro é fator de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório. Já o álcool, além de trazer problemas comportamentais, é bastante nocivo ao fígado e ao pâncreas, que são fundamentais para o nosso metabolismo. 

Pitaco: Nosso corpo sempre reage de acordo com o tratamento que recebe. Existem alguns hábitos saudáveis simples que devemos cultivar. Seu corpo e sua mente agradecem!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

27 respostas para 10 dicas para uma vida mais saudável

  1. Pingback: 10 dicas para uma vida mais saudável | Mude Seu Estilo de Viver

  2. Thaisa Maia disse:

    Até a dica numero 5 totalmente ok, status do momento: criando coragem para começar a praticar exercícios kkk
    https://lostinbeautyland.wordpress.com/

  3. Jonara disse:

    Adorei as dicas! Eu tinha a imunidade baixa e volta e meia estava gripada, indisposta e tal. Nos últimos meses passei (aos poucos) a melhorar a minha alimentação, cuidar mais o horário de descanso e fazer atividades físicas. Impressionante como eu fiquei muito melhor. Nunca mais tive gripe, sendo que vivia espirrando, mal. E o melhor é que quase nunca preciso de medicação. Acho que vale a pena demais seguir esses passos. 🙂

    http://desapegomental.com/

  4. Sempre Alerta disse:

    Eba, estou no caminho certo, como é bom. Obrigada pelas informações. Bjinhos

  5. Cassyanna disse:

    Eu bebo bastante água durante o dia, e quanto ao hobby, considero o meu blog como um. Fico muito feliz quando entro nele, atualizo e tudo o mais, é algo diferente no meu dia-dia. Adorei o post! Beijoss

  6. Saltibum disse:

    Alimentação adequada e pratica de esporte são essenciais. Pena que na correria deixamos de lado principalmente o esporte. Precisamos dedicar mais tempo para a nossa saúde. Eu pratico esporte e regulo muito minha alimentação e estou a procura de mais tempo para a minha saúde. Boas dicas. Bjinhos

    • Quando realmente queremos encontramos tempo para tudo não é mesmo?! Isso não é mais desculpa! Fico feliz que você esteja levando uma vida saudável. Parabéns e um bom feriado! BJs

  7. Andressa disse:

    Adorei as dicas!

  8. Fadabela disse:

    Estou no caminho certo. Sempre procure seguir estas orientações. Muito bom post. 🙂

  9. Sensacional as dicas. Vamos viver com saúde. Abs

  10. Zezinha disse:

    Preciso praticar mais a 5 e a 6. Valeu *.*

  11. Silvia Souza disse:

    Eu acrescentaria uma coisa: meditação.
    Uma vez li o comentário de alguém na Internet falando que as pessoas que trabalham não têm tempo de meditar. Meditação não exige muito tempo… 5 minutos, 10 minutos… E tentar tornar isso um hábito.
    Um ótimo feriado!

  12. Juju Bela disse:

    Sempre com ótimas dicas. Vamos cuidar no corpo e a mente sempre. Valeu

  13. Criss Araújo disse:

    Eu faço certinho todos os dez itens. Estou sempre pesquisando maneiras de ter uma vida mais saudável e leve. *-*

    Obrigada pelas dicas de sempre! 😉

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.