Benefícios do azeite de oliva para saúde e beleza

azeite

Azeite de Oliva é extraído a partir das azeitonas.  O alimento é milenar e a árvore começou a ser plantada na Ásia Menor. No século 16 A.C, os fenícios levaram o azeite para Grécia e o cultivo da oliveira passou a ganhar importância a partir do século 4 A.C. Chamado de “ouro líquido” pelos mediterrâneos, o azeite está no ranking de alimentos essenciais ao cardápio de quem quer uma vida mais saudável.

Na dieta mediterrânea, cuja base é o azeite de oliva extravirgem, castanhas, peixes e vegetais, é capaz de reduzir em 30% o risco de doenças cardiovasculares. O azeite de oliva não só ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) como aumenta o bom colesterol (HDL). Isso ocorre graças a presença de antioxidantes, gorduras monoinsaturadas do azeite. Mas seus benefícios não ficam restritos a saúde cardiovascular, proteção do cérebro e dos ossos, combate do diabetes e até emagrecimento entram na sua lista de ganhos para a saúde. 

Ele é utilizado na culinária, em medicamentos, cosméticos, sabonetes e para outros fins variados. O Azeite de Oliva tem um excelente gosto e aroma, além de oferecer uma série de benefícios para a saúde e nutrientes. 

Vamos da uma olhada nos principais benefícios do azeite de oliva.

  • Câncer – Ajuda no combate do câncer de mama.
  • Doença cardíaca – Azeite de oliva ajuda a normalizar e abaixar o colesterol no sangue com isso você core menos risco de doenças cardíacas.
  • Estresse – O azeite de oliva é rico em antioxidantes, especialmente vitamina E. Entre os óleos vegetais, o azeite é o mais alto em gordura monoinsaturada, que não oxida no corpo, é pobre em gordura poli-insaturada.
  • Diminui a Pressão Arterial – Estudos recentes indicam que o consumo regular de azeite de oliva pode ajudar diminuir a pressão arterial.
  • Diabetes – Ele ajuda a reduzir os “maus” lipoproteínas de baixa densidade, enquanto melhora o controle de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina.
  • Obesidade – Apesar de ricos em calorias, o azeite tem se mostrado útil no combate a obesidade.
  • Artrite reumatoide – Embora as razões ainda não são totalmente claras, estudos recentes têm demonstrado que pessoas com dietas contendo altos níveis de azeite são menos propensos a desenvolver artrite reumatoide.
  • Osteoporose – Melhora a mineralização óssea e calcificação. Isso ajuda a absorção de cálcio e assim desempenha um papel importante no auxilia pessoas que sofrem e na prevenção do aparecimento de osteoporose.

O azeite de oliva contém ácidos graxos que auxiliam no controle do colesterol, e é o único tipo de azeite que mantém seus nutrientes durante o processo de refinação, já que os demais azeites recebem solventes químicos, e o azeite de oliva é prensado a frio, livre destes solventes, garantindo todos os nutrientes em benefício da saúde.

É calórico, devendo ter seu consumo controlado a pelo menos duas colheres de sopa por dia, no preparo de saladas, torradas ou carnes, possui efeito levemente laxante, permitindo um bom funcionamento do intestino e livrando possíveis problemas de prisão de ventre.

Tipos de azeite de oliva

O alimento só pode ser considerado azeite de oliva se for obtido exclusivamente a partir da azeitona, sem misturas de óleos de outras naturezas. As versões virgens são aquelas obtidas por meio de processos mecânicos ou físicos feitos em condições que não alterem o azeite e que em todo o processo ele não tenha sofrido tratamentos além da lavagem, decantação, centrifugação e filtração. Há três tipos de versões virgens próprias para o consumo. São elas:

  • Azeite extra virgem: Um óleo saboroso com acidez, demonstrada em ácido oleico, não superior a 1%. Ele é a melhor opção, pois possui mais fotoquímicos que têm propriedades antioxidantes.
  • Azeite virgem: O alimento possui sabor e aroma marcantes e tem acidez, demonstrada em ácido oleico, não superior a 2%.
  • Azeite virgem corrente: Tem um gosto bom e acidez, demonstrada em ácido oleico, não superior a 3,3%.

azeite2

Na área da estética e beleza

O azeite de oliva, além de ser utilizado na alimentação, tem grande serventia como remédio e produto de beleza. Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para a pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. A partir de então, criaram o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade. Foi comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.

O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A azeitona é uma fruta capaz de regenerar e auto proteger a pele.  Por todas as suas propriedades, este azeite se revelou como uma estrela da cosmética.

Aplicações:

  • Funciona como anti-rugas
  • Hidrata e suaviza peles secas
  • Purifica a pele
  • Acalma peles irritadas
  • Equilibra a oleosidade da pele
  • Melhora a elasticidade
  • Torna a pele mais luminosa e aumenta sua vitalidade
  • Dá brilho aos cabelos
  • É indicado para banhos relaxantes e massagens.

O azeite também é usado para fazer massagens. A dica não para ficar com cheiro de oliva no corpo é colocar algumas gotas de essência de lavanda e alecrim ou de limão siciliano e menta.

Pitaco: Misturar açúcar, mel e azeite podem ser usado como um esfoliante para o rosto, uma vez que ajuda a esfoliação da pele. As células mortas são removidas e ajuda a remover a obstrução dos poros. Sua pele ficará mais lisa e brilhante.

Quantidade recomendada de azeite

A quantidade recomendada de azeite de oliva são duas colheres de sopa por dia, o equivalente a 30 gramas. O melhor é que o azeite seja a sua fonte de gordura diária ao invés da margarina, manteiga ou maionese, pois esses alimentos não possuem as gorduras monossaturadas presentes no óleo das oliveiras e tão benéficas ao organismo.

Pitaco: Para um melhor entendimento, busque o nutricionista e converse a respeito da adição de azeite na dieta, substituindo determinados temperos, o mesmo irá avaliar as condições fisiológicas para considerar a permissão.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

35 respostas para Benefícios do azeite de oliva para saúde e beleza

  1. Leonardo Gomes Lima disse:

    É maravilhoso mesmo, junta isso com Cirurgia Plastica o resultado é GRITANTE!!

  2. Pingback: 10 dicas de petiscos saudáveis para torcer pelo Brasil | Blog Pitacos e Achados

  3. Pingback: Dicas para lábios ressecados |

  4. Pingback: Pão de azeitona - Amo Pão Caseiro

  5. Pingback: Pão de azeitona |

  6. Débora disse:

    O azeite de oliva é um aliado à nossa saúde!! Post perfeito! 😉

  7. Sempre Alerta disse:

    Vida saudável sempre. O azeite de oliva é muito bom, assim como o blog. Parabéns!

  8. patytorrao disse:

    Amei essa dica para esfoliação, vou tentar!! 😉

  9. Fadabela disse:

    Sensacional o post e o azeite de oliva.

  10. Esse não pode faltar na nossa alimentação. Santo remédio! Valeu

  11. Eu sabia que o azeite tinha alguns beneficios, principalmente para os cabelos, mas não sabia que eram tantooos assim. Adorei saber que faz bem para pele ahahahah
    muito bom esse post!
    Beijos :*

  12. Zezinha disse:

    Minha mãe sempre diz para comer azeite de oliva que é remédio, agora sei que é mesmo. Ótimo post. ❤

  13. Juju Bela disse:

    O azeite é maravilhoso além de super saudável, tem tantas opções hoje em dia… Gosto muito na salada e com peixe. Adorei o post. Bjinhos

  14. saborthesims disse:

    Menina eu fui em uma olivícola em Mendoza, que é um lugar onde produzem azeites e achei incrível que eles também faziam cremes e sabonetes com o azeite! Ótima descoberta! Bjos

  15. Maravilhoso post sobre o tbm maravilhoso azeite. Uso em tudo: Alimentação e beleza. *-*
    Por: Nathalia

  16. Gustavo Roubert disse:

    Pergunta ingênua masculina:

    — Quando à flor da pele “irritada”, uma mulher é só espinhos?

  17. 14916abcd disse:

    Que delicia, adoro azeite de oliva na torrada.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

  18. camilazaions disse:

    Eu já sabia que o azeite de oliva faz muito bem pra saúde, mas essa de que faz bem pra pele é novidade! Que bacanaa, adoreeei o post! Muito obrigada pelas dicas!
    Beeeijão ♥

  19. TC Zanini disse:

    Gosto muito de azeite, faz parte da minha alimentação diária. Muito informativo o post. Parabéns! Bjs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.