5 dicas para lavar o cabelo corretamente

Geralmente o foco na hora de lavar o cabelo está nos produtos utilizados: todo mundo tem uma marca de shampoo favorita e até um condicionador que não vive sem, mas a verdade é que não adianta nada usar as marcas mais incríveis do mundo se a lavagem não for feita direitinho.

Quer saber mais sobre o assunto e talvez descobrir algumas mudanças que você pode aplicar já no próximo banho? Confira as dicas abaixo!

1 – Temperatura – A ideia de um banho bem quentinho no fim do dia pode parecer relaxante, mas para cuidar do seu cabelo, quanto mais fria a água estiver, melhor! Ninguém precisa se obrigar a tomar banho gelado no inverno, é claro, mas a água quente sensibiliza o couro cabeludo e pode causar escamações ou oleosidade excessiva na raiz dos fios. 

2 – Quantidade – Muita gente pensa que pra um cabelo ficar bem limpo é necessário usar um monte de shampoo, fazer bastante espuma! Mas isso é um mito: shampoo e condicionador em excesso podem até fazer mal para o cabelo, já que podem ficar resíduos no enxágue. Se você tiver bastante cabelo e sentir dificuldade em espalhar os produtos, alguns cabeleireiros indicam diluir o shampoo em um pouco d’água ao invés de aplicar uma grande quantidade por todo o comprimento. Além de facilitar a aplicação, ainda evita desperdícios! 

3 – Aplicação – Na hora de passar o shampoo no cabelo, comece pelo couro cabeludo e, só depois que essa região estiver limpa, espalhe o produto para as pontas. Já o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento dos fios, evitando sempre o couro cabeludo, pois o acúmulo de produto nessa região pode aumentar a oleosidade dos fios e até causar caspa. 

4 – Massagem – Para que os produtos se espalhem por todos os fios é muito importante que você massageie o couro cabeludo (no caso do shampoo) ou o comprimento do cabelo (no caso do condicionador). Um erro comum é friccionar as unhas no couro na hora de fazer essa massagem, pois isso machuca muito a pele e pode causar escamações. Evite também esfregar os fios uns nos outros porque, como a água quente e o shampoo abrem as cerdas do cabelo, ele fica mais frágil durante a lavagem e pode quebrar com mais facilidade.  

5 – Enxágue – Tão importante quanto aplicar corretamente o shampoo e o condicionador é tirá-los do cabelo. Um enxágue mal feito deixa os fios sem brilho, sem vida, com excesso de oleosidade e, com o tempo, pode causar problemas maiores, como a proliferação de fungos geradores de doenças do couro cabeludo. Portanto, tenha cuidado e separe o cabelo em mechas para ter certeza de que todas estão limpinhas e livres de resíduos antes de finalizar a lavagem.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

29 respostas para 5 dicas para lavar o cabelo corretamente

  1. vileite disse:

    Excelente dicas !

  2. Muito boas as dicas, é exatamente o que devemos fazer e que infelizmente erramos algumas vezes….😮😮😮
    Amei o post! Bjuuus!

  3. Bruna Lorena disse:

    Adorei as dicas e o blog!!!

  4. Paulo Vasco disse:

    Boas dicas. Obrigado.

  5. tamiresbranu disse:

    Oi, tudo bem?
    Passando para te avisar que indiquei teu blog para responder a #TAG Complete a frase. Aguardando as suas respostas.
    Beijinhos!
    https://tamiresbranu.wordpress.com/2015/08/13/tag-complete-a-frase/

  6. patytorrao disse:

    Depois que passei a diluir o shampoo nunca mais fiquei com aspecto de cabelo “pesado”. Muito boa essas dicas!! 🙂

  7. Zezinha disse:

    Boas dicas como sempre. Bjinhos

  8. Juju Bela disse:

    Muito bom, pois sempre cometemos alguns errinhos. Bjinhos

  9. Lariis disse:

    Adorei , vamos arrasar com as madeixas !

  10. Petitluxo disse:

    Adorei temos que fazer isso mesmo..
    Mas as vezes esquecemos, ta bom relembrar haha.. bjuss
    https://petitluxo.wordpress.com/

  11. Fadabela disse:

    Há muito tempo eu realmente aprendi a lavar os cabelos, e com certeza faz total diferença. ótimo post.

  12. Andressa disse:

    Adorei as dicas 😘

  13. Saltibum disse:

    Eu cometi muitos erros, agora não mais, ótimas dicas.

  14. Sempre Alerta disse:

    Dicas simples e tão valiosas! Valeu.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.