Dicas práticas para lavar e guardar roupas de lã

 19-clothes

Com as baixas temperaturas dos últimos dias todo mundo recorre as roupas quentinhas como as de lã. Aproveito o momento para compartilhar com vocês algumas dicas de como conservar essas roupas.

A primeira coisa a saber é que essas peças devem ser guardadas limpas. Com o tempo as manchas ficam mais difíceis de remover e podem se espalhar por outras peças. Além disso, a limpeza evita a proliferação de bactérias. As roupas devem ser guardadas sem passar, isso evita o amarelado. Prefira dobrar as peças.

Falta de espaço

Se você tem muitas peças de lã e falta espaço no armário para guardar todas elas, use o Space Bag,  um saco americano de compressão a vácuo que reduz até 5x o volume das roupas, além de proteger contra mofo, ácaros e umidade. 

Travel_spacebags_step1and2_pg20_x
 

Lavagem

A peça é virada pelo avesso para lavar, com sabão neutro e água fria. A água quente ou morna, pode encolher a peça. A máquina de lavar também pode ser usada. Mas coloque a peça dentro de protetores de roupas delicadas antes de lavar. Tentar usar sempre as mesmas tonalidades de cores na hora que for colocar na máquina e fazer a regulagem da máquina para fazer a lavagem só no processo mais delicado da máquina. Processo mais violento pode danificar a peça. Pode centrifugar, mas também no processo mais delicado. 

Secagem

Lembre que o tricô molhado não pode ser torcido para não deformar. O ideal é colocar sobre uma toalha e depois ir enrolando para ir tirando o excesso de água que fica absorvido pela toalha. O melhor é secar a peça deitada sobre um varal, sempre na sombra. Quem não tem espaço, tem que ter cuidado. Assim não se deve secar o tricô porque como a água pesa, então acaba deformando a peça. Então sempre pelo meio. De preferência não coloque prendedor, pois pode marcar.

 
shutterstock_684428472

Passar

Na hora de passar, o ferro não deve encostar na lã. O próprio vapor já faz com que o calor do ferro, faz com que a peça vá alisando e tire o amassado. Quem não tem ferro a vapor, usa o paninho. Usa o ferro com um paninho e do lado do avesso. Outra opção é proteger a roupa com telas especiais anti-brilho. 

Bolinhas

Quem já não teve uma roupa cheia de bolinhas? Estica a peça, deixa a lâmina bem firme, e puxa bem forte, pressiona bem no fio e vai puxando. Se ela não for usada corretamente pode romper a peça e acabar furando, então tem que cuidar muito na hora de usar a lâmina. Nunca faça isso em roupas trabalhadas. 

Guardar

Evite pendurar em um cabide, que pode deformar a roupa. Se for passar de uma estação para outra, guarda em um saco de TNT ou até mesmo Space Bag.

 
como-cuidar-la-inverno 

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Dicas práticas para lavar e guardar roupas de lã

  1. Pingback: Dicas práticas para lavar e guardar roupas de lã | Mude Seu Estilo de Viver

  2. diaddicas disse:

    Republicou isso em Dia D Dicase comentado:
    Aaaaaaah as roupas de lã….
    Lindas, fofinhas, e que ocupam um espaço gigante no armário! rs
    Tá precisando de dica de como fazer da melhor forma??
    Se liga nesse post que tem bastante coisa legal 😉

  3. vileite disse:

    Ótimas dicas !

  4. Ótima dica, elas tem muito volume e esta dica do space bag é ótima!
    Eu guardo dobrada mesmo pra não marcar..
    Adorei o post.. Beijos!

    http://www.roseamazingfashion.com

  5. Adorei as dicas, vou utiliza-las com ctz!!

    Bjss

    http://www.adrianequaresma.com.br

  6. Juju Bela disse:

    Adorei, estava precisando de dicas para guardar minhas roupas. Valeu, sempre com ótimas dicas. Bjsss

  7. Saltibum disse:

    Nossa, eu faço tudo errado… Obrigada pelas dicas. Bjinhos

  8. Lariis disse:

    Adorei o post , muito útil.Beijos!!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.