A importância das frutas vermelhas no inverno

fruta

A chegada da estação coincide com a época do morango! Mas nem só dessa delícia se vive na temporada. Há um arsenal de frutas de tons rubros como ela que, embora às vezes menos cortejadas à mesa, são igualmente abastecidas de vitamina C. Para acertar em cheio nas compras, vá pela cor da casca das parentas do morango: quanto mais intensa, mais poderosa é. Os pigmentos não só tingem esses alimentos da fruteira, como reforçam o poder antioxidante deles. Devore-os, com casca e tudo!

Prevenção no hortifrúti

Foi-se o tempo em que vitamina C era sinônimo só de laranja.  As frutas vermelhas ajudam na absorção do ferro, importante para a ação dos glóbulos vermelhos, que garantem oxigênio para que todas as outras células aguentem firmes e fortes. Até para quem vive à beira de um ataque de nervos a tal vitamina funciona como antídoto.

Além de fornecerem poucas calorias, as frutas vermelhas possuem compostos bioativos, que são substâncias que contribuem para a saúde, prevenindo doenças. Esses compostos que dão a cor vermelha na fruta. Podendo atuar na redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Com saúde não se brinca

Para aproveitar esse combo de benefícios, os especialistas fazem coro ao recomendar ingestão diária de 75 mg para as mulheres. Para se ter ideia do que esse número significa, saiba que uma xícara (chá) de acerola, um copo (200 ml) de suco de cranberry ou dez morangos atingem 100% da cota do dia.  Não abastecer o organismo devidamente com o nutriente pode levar a sintomas pouco desejáveis. Os sinais são lesões e manchas na pele, fadiga, além de fraqueza muscular.

Conheça os benefícios de alguns frutas vermelhas para a saúde. Veja!

frutas vermelhas

Mirtilo – Ele é rico  em antioxidantes como os flavonoides, possui minerais como potássio, cobre, ferro, zinco e manganês que ajudam a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, assim como a framboesa, a fruta possui luteína, nutriente que auxilia na boa visão.

Framboesa – A fruta possui uma substância chamada ácido elágico, que tem ação antimutagênica inibindo o aparecimento de tumores cancerígenos. O mesmo acontece com a amora. Além disso, a fruta auxilia no controle da hipertensão, colabora com o sistema circulatório e tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

Amora – É uma fruta que contém poucas calorias, sendo ótima para o auxilio de uma dieta saudável. Devido aos flavonoides encontrados na fruta, a amora auxilia a retardar o envelhecimento e é indicada para combater doenças cardiovasculares devido a pectina.

Morango – O morango traz diversos benefícios para quem o consome. Ele ajuda na prevenção ao câncer, a baixar a pressão arterial por ser uma fruta diurética, na manutenção da estrutura óssea, além de ser uma ótima fonte de vitamina C.

Cereja – Contém antioxidantes e é rica em nutrientes. É a fruta ideal para quem tem insônia, pois contém melatonina, hormônio que regula os ciclos de sono do corpo. Além disso, possui antocianinas, antioxidante que é bom para o cérebro e que ajuda a manter a boa memória.

Algumas dessas frutinhas geralmente são consumidas como geleia, doces, caldas ou até para decorar sobremesas. Mas dê preferência por consumir as frutas vermelhas in natura, pois devido a processos como cozimento, secagem e outros, as propriedades nutricionais alteram.

Pitaco: Vale lembrar que é de extrema importância higienizar corretamente as frutas antes do consumo.  

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para A importância das frutas vermelhas no inverno

  1. Sempre Alerta disse:

    Que delícia, amo todas!

  2. Zezinha disse:

    Que delícia, amo todas. ótimo post.

  3. vileite disse:

    Excelente e oportuno artigo !

  4. Cada post um tesouro maior! Parabéns! 😀

  5. marciahalves disse:

    Adorei as dicas! Estamos na época do morango, que é muito gostoso. Beijos

    http://florissima1.blogspot.com.br/

  6. karenannyyy disse:

    oi. te marquei numa tag, dá uma olhada! 🙂

  7. Helena disse:

    Muito boa dica, vlw…

  8. É uma pena que estas frutas são sempre atingidas por agrotóxicos, né… especialmente o morango. Adoro mirtilo (acho o mais “doce” de todos, embora não tenho costume de comer a cereja in natura). Bjs

  9. moaralacerda disse:

    Adoro frutas vermelhas! Principalmente morango. Duas semanas atrás fui nas montanhas daqui do Espírito Santo e colhi morango no pé pra comer, numa fazendo de agroturismo. Estava docinho docinho, hummm =]

  10. Você conhece acerola? Sou apaixonada por essa fruta e também é rica em vitamina C.
    Parabéns pelo post, bem informativo.
    Beijão :*

  11. DudaAndries disse:

    Frutas vermelhas é vida!
    Obrigada pela visita lá no site, volte sempre! Beijos

  12. Sou apaixonada pela a maioria das frutas, porém nunca experimentei a amora, e já estou indo no verdureiro atrás hehehe.
    Amei as dicas.
    Beijos,
    Clara Pamponet
    http://www.hitsdomomento.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.