O jeito caipira de falar!

O modo caipira de falar Acesse: https://pitacoseachados.wordpress.com #pitacoseachados

Que Tal um pouquinho de conhecimento popular?!

Algumas palavras ou expressões caipiras se tornaram bem conhecidas depois de aparecerem em livros, músicas, festas populares, novelas e filmes. Embora alguns termos tenham se originado de outros países e também de populações indígenas brasileiras, é com as pessoas do interior dos estados – principalmente na Região Nordeste – que elas ganham uma pronúncia diferente e um significado peculiar. Muitas já foram incorporadas aos dicionários de Língua Portuguesa. Confira algumas e saiba o que elas significam.

Acabar no caritó – Ficar solteirona, ficar para titia. A palavra caritó pode ter dois sentidos. Pode ser uma dependência pequena, escura e suja – semelhante a um depósito – ou pode significar um engradado de vime onde se colocam caranguejos vivos.

Biboca – Casa pobre, escondida, pequena e de palha, mas também pode significar algum tipo de venda, comércio. A palavra se origina do tupi. “Ibi” quer dizer terra e “boka” é fender-se.

Boca de siri – Ficar calado, fazer silêncio ou guardar segredo.

Chamego – Pode ser agrado, sedução, flerte, paixão e namoro, mas também significa algazarra, barulho. Essa palavra aparece bastante em canções caipiras e modas de viola.

Chorar o defunto – É o mesmo que ficar no velório, lamentar pela pessoa que faleceu. Esse termo é bastante comum no interior brasileiro, geralmente é uma cerimônia feita por senhoras com algum laço de parentesco com quem faleceu, que se juntam para rezar e fazer pequenos discursos para emocionar a família.

Dar cabo a machado – Significa inventar problema sem ter necessidade, ter algum tipo de aborrecimento à toa, sem causa aparente.

Emendar os bigodes – É conversar sem ter hora para terminar. Quando se diz que fulano emendou o bigode com alguém, significa que ele conversou sem parar, sem se preocupar com o tempo.

Fazer renda – Esperar, tomar chá de cadeira ou ficar sentado o tempo todo em um baile ou festa sem ser tirado por alguém para dançar.

Fuxicar – Costurar ou remendar roupas velhas. A palavra também pode ser empregada no sentido de fofoca ou fuxico.

Na chincha – Acertar na mosca, dar uma resposta exata, rápida e imediata. Conversar com alguém e dizer diretamente o que quer, sem rodeios.

Pichilinga – É usada para designar qualquer coisa que seja bem pequena, minúscula. Na literatura de cordel essa palavra aparece para se referir a algum tipo de doença de pele não identificada.

Pinguço – Essa palavra é conhecida em grande parte do país por se referir à pessoa bêbada. Ela se originou no interior de Minas Gerais como sinônimo de alcoólatra.

Riscar da faca – A expressão se refere ao ato de puxar a faca rapidamente. Ela também aparece como “risca faca” em músicas caipiras para indicar situações de confusão.

Salgar o galo – Costuma-se usar essa expressão para falar da primeira bebida alcoólica tomada no dia. É o mesmo que tomar a abrideira, matar o bicho.

Troncho – Mau elemento, bandido, bobo, mas também pode designar pessoa ou outro ser vivo com algum membro cortado ou algo torto, curvado para algum lado.

Fontes: Novo Dicionário Aurélio, de Holanda Ferreira; Assim Falava Lampião. 

Para descontrair! rsrs

 

Interessante não é mesmo?!! Confesso que já ouvi algumas e falei também, principalmente “boca de siri”. rsrs

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado e marcado , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para O jeito caipira de falar!

  1. Pingback: Festas Juninas: 11 dicas fantásticas para organizar com todos os detalhes | Blog Pitacos e Achados

  2. Paco disse:

    Eita caipirada da peste!

  3. Gustavo Roubert disse:

    A versão masculina que conheço para “chorar o defunto” é “beber o defunto” com “água que passarinho não bebe”.

  4. Revistas Mad disse:

    Eita, nunca ouvi nada disso. Adorei! Cultura é sempre bom

  5. Zezinha disse:

    Meu avô falava muito chorar o defunto, agora sei o verdadeiro sentido. kkkk

  6. Juju Bela disse:

    kkk Que bacana. Eu já ouvi algumas também!! Troncho é bem popular por aqui.

  7. glaupalhares disse:

    Adorei o post! Nosso país é riquíssimo em linguagens! 😘

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.